Como atrair mais comentários no e-commerce

30/01/2014 Lahisla Vilar
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tecladoOs comentários nas páginas de produto no e-commerce funcionam como importante ferramenta para aumentar a conversão em vendas. As vantagens são muitas, tanto em relação a aspectos técnicos quanto a aspectos de relacionamento com o consumidor.

Em relação aos aspectos técnicos, os comentários geram mais conteúdo para o site, potencializando seu SEO. Já em relação ao consumidor, eles tornam a sua loja mais confiável, geram confiança no consumidor em relação ao produto devido às experiências de outros clientes ali compartilhadas, ajuda o lojista a compreender a opinião do cliente e permite que ele detecte produtos com defeito, itens de maior interesse e problemas a serem corrigidos na entrega.

Os comentários devem ser verdadeiros e escritos pelos clientes espontaneamente, mas é possível estimular o compartilhamento da experiência de compra deles através de ações simples.

Mandar e-mail de pós-venda pedindo a opinião do cliente sobre o produto que ele acabou de receber é uma das formas de obter mais comentários para o e-commerce. A mensagem pode informar ao cliente a importância do comentário dele para o aperfeiçoamento do produto e do serviço de entrega.

Oferecer recompensa em troca do comentário também é uma boa forma de incentivar o cliente a avaliar o produto. Descontos na próxima compra ou envio de brindes são boas recompensas e ainda estimulam a realização de uma nova compra.

Facilitar o processo de escrita e envio do comentário deve ser uma regra. O site deve pedir poucas informações sobre o produto ou deixar que o cliente avalie livremente quaisquer aspectos da sua compra.

É importante lembrar que os comentários negativos não devem ser excluídos, pois a transparência é valorizada pelo consumidor. Eles devem ser considerados pelo lojista para melhorar sempre a qualidade do produto, do atendimento e da entrega