Dicas de segurança no e-commerce para fazer seus clientes confiarem em você

31/01/2013 Lahisla Vilar
2 min de leitura
1
Amou?

Notebook com cadeado na tela exemplificando dicas de segurança no e-commerce

O aumento do número de novos consumidores no e-commerce aumentou também o número de golpes aplicados nessas transações comerciais. Assim, os certificados de segurança e outros itens relacionados ao atendimento tornam-se itens essenciais para garantir a confiança do consumidor na loja virtual e aumentar a conversão em vendas. Neste artigo eu dou algumas dicas de segurança no e-commerce e digo como você pode se aproveitar disso para passar confiança à seus clientes.

Segundo especialistas, 75% dos potenciais clientes abandonam o carrinho de compras antes de finalizar a compra. A maioria desses visitantes desiste da compra por terem medo de seus dados serem divulgados, por desconfiarem da qualidade do produto ou por não conseguirem tirar dúvidas sobre os produtos.

Quanto menos receio o cliente tiver na segurança das transações comerciais e quanto mais informações ele conseguir obter sobre aquilo que está comprando, maior a chance de finalização do pedido. Dessa forma, a presença de itens relacionados a segurança e atendimento ao consumidor no e-commerce podem aumentar a conversão em vendas em até 15%, tendo um grande potencial de marketing a ser explorado.

Certificados de segurança devem ser exibidos em forma de selos no rodapé ou no topo da página inicial do e-commerce. Esses certificados digitais, como SSL, EV, anti-malware, blindagem contra hackers, entre outros, ajudam os varejistas a manter os dados em segurança, pois garantem que a transmissão de formulário com os dados do cliente e do cartão de crédito sejam encriptadas (codificadas) e decriptadas somente no servidor, impedindo que sejam interceptados e utilizados para outras finalidades que não seja a compra que está sendo feita.

Além dos certificados, a presença de formas de contato, endereço, política de evolução, prazo de entrega, entre outros itens também contribuem para aumentar a confiança do consumidor no e-commerce e consequentemente as vendas.

Quer aprender sobre segurança e outras coisas que envolvem um e-commerce? Leia nosso e-book gratuito Guia Definitivo: Como Abrir Uma Loja Virtual.