Vantagens e desvantagens de uma plataforma de loja virtual pronta

12/04/2016 Lahisla Vilar
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plataforma de e-commerce alugada

A plataforma de e-commerce é o sistema que permite criar, visualizar e gerenciar uma loja virtual. Existem diversas opções de plataforma e essa escolha é uma das mais importantes na fase de planejamento do seu negócio digital.

Para os empreendedores que têm menos dinheiro para investir ou querem lançar a loja virtual em um prazo muito curto, a loja virtual pronta é uma boa opção. Esse tipo de plataforma é também chamada de loja alugada, pois se paga um valor mensal pelo seu uso, ou de SaaS, que significa Software as a Service (Software como um serviço).

Assim como qualquer plataforma de loja virtual, elas têm vantagens e desvantagens que eu vou compartilhar com você algumas delas.

Vantagens

– O valor pago mensalmente pela plataforma de e-commerce alugada é muito menor que o preço que o empreendedor pagaria em uma loja virtual customizada, mesmo somando vários meses dessa mensalidade. Além disso, uma loja virtual feita sob demanda precisa de manutenções regulares para que continue funcionando perfeitamente, o que também tem um custo alto.

– As atualizações na plataforma são feitas de forma automática por parte da empresa provedora do serviço, eliminando a necessidade de o cliente gastar tempo com planejamento e dinheiro com desenvolvimento dessas modificações.

– A maioria das empresas que oferecem aluguel de plataforma de e-commerce já tem planos com suporte técnico incluso. É o próprio provedor do serviço que cuida da hospedagem e de todas as outras contratações necessárias para que o serviço funcione perfeitamente.

Desvantagens

– Ao contratar o serviço de plataforma de e-commerce alugada, você não terá acesso a nenhuma parte do código da sua loja virtual ou ao FTP onde estarão seus arquivos. Dessa forma, não será possível fazer nenhuma alteração que já não esteja disponível no painel de administração da loja e também não será possível levar sua loja para outra empresa.

– A plataforma alugada tem pouca flexibilidade para alterações de funcionalidade e layout. Qualquer funcionalidade adicional fica a critério do provedor do serviço desenvolver conforme demanda de pedidos de outros clientes.

Um ponto importante de lembrar é sobre SEO ou otimização para sites de busca, fundamental para implementar boas práticas para que a loja virtual apareça bem posicionada nos resultados de sites de busca como o Google, obtendo visitas sem gastar com anúncios. Para isso, a plataforma precisar ser preparada para SEO com opções como:

– URLs amigáveis;
– Nome de arquivos de imagem otimizados;
– Sem tamanho de títulos e textos.

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Cada empreendedor deve analisar o que mais se adapta às necessidades do seu negócio e se planejar em detalhes para minimizar falhas futuras.

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