As principais métricas básicas para acompanhar no Google Analytics

25/10/2017 Kalina Teixeira
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Google Analytics é uma das ferramentas mais completas de análises do mundo e também é uma das mais utilizadas em torno de todo o mundo.

Com métricas que fornecem dados realmente precisos e profundos, dando a oportunidade para o empreendedor mensurar praticamente tudo dentro do seu site.

Só que essas inúmeras formas de mensurações, também fazem do Google analytics para muitos, um bicho de 7 cabeças, pois possui muitas informações, fazendo com que alguns se percam dentro dessa ferramenta tão rica.

Pensando na importância dessa ferramenta e na dificuldade de compreensão dos seus usuários, preparei esse post com as principais métricas do Google Analytics (as mais básicas pois você ainda é iniciante), que você não pode deixar de entender.

Tá preparado? Vamos lá!

Relatórios

O Google analytics é dividido em vários tipos de relatórios, que se separam com as seguintes categorias:

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Em cada uma dessas categorias a ferramenta te entrega diversos tipos de dados que podem ser mensurados por determinados períodos e filtros.

O que você irá aprender hoje de uma forma bem básica é o que significa cada uma dessas categorias e o que seria de momento inicial, essencial para você medir.

Tempo Real

O Tempo real te traz dados sobre os usuários que estão acessando seu site neste exato momento.

O que ele te mostra:

  • Quantos usuários estão no seu site no momento
  • Em qual página do seu site esse usuário está
  • De que dispositivo o usuário está acessando
  • Em que local geográfico o usuário se encontra
  • Qual a origem de tráfego que ele chegou até seu site
  • E se ele efetivar alguma conversão, também será mostrado

as principais métricas do google analytics bleez-ecommerce

Público

Nessa categoria a ferramenta vai te entregar diversas formas de mensurações sobre o seu site e realmente ficaria muito cansativo se eu fosse te explicar em um post detalhadamente cada uma delas.

Por isso eu separei as principais dúvidas relacionadas a essa categoria dentro do Google Analytics.

Clicando em “Visão Geral” você visualiza de forma geral alguns dados.

Esses dados podem ser medidos pelo período que você escolher, podem ser os dados gerais do dia, da hora, do mês ou de meses passados, isso se você já tiver o seu site no Google analytics por esse tempo definido, pois a ferramenta não vai conseguir medir os resultados dos períodos antes disso. (por isso assim que você fizer a criação de loja virtual, não esqueça de já linkar o Google Analytics com ela, para que assim a ferramenta consiga trazer todos os primeiros resultados).

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Sessões

A sessão significa o número de visitas que seu site recebeu pelo filtro de tempo que você deseja mensurar, como assim?

É simples, a partir do momento que a pessoa entra no seu site, uma sessão já é iniciada e tudo que esse usuário fizer dentro do seu site, vai ser contabilizado dentro dessa sessão, pelo Google analytics.

Como está representado na imagem, temos 1. 011 sessões no período – que tá lá em cima – de 6 dias.

Ou seja, tivemos em 6 dias 1. 011 acessos/visitas no nosso site, porém entenda que sessões, é diferente de quantidade de usuários, e eu vou falar disso no tópico a seguir.

Usuários

O usuário como o nome já diz, é a quantidade de usuários/pessoas/cpfs distintos que seu site recebeu pelo filtro de tempo que você mensurou.

Traduzindo pela imagem, nós tivemos 818 usuários em 6 dias, ou seja, de 1.011 acessos tivemos 818 pessoas ÚNICAS acessando nosso site, pois 1 usuário pode iniciar várias sessões dentro do meu site, como?

Um único usuário pode simplesmente fechar meu site e entrar nele de novo diversas vezes no dia, e essas diversas vezes serão contadas como diversas sessões com apenas 1 usuário.

Por isso o número de sessões é sempre maior que o número de usuários.

Visualizações de página/Page-views

Corresponde ao número de páginas do seu site que foram visualizadas. Essa entre as duas métricas acima é a menos importante, pois o número de páginas pode ser maior do que todos os outros números e isso não vai significar que seu site está tendo muito sucesso.

Como já sabemos 1 usuário pode acessar diversas vezes seu site, logo também poderá visualizar diversas vezes uma página, e é assim que o Analytics vai analisar essa numeração, ele te dará de uma forma geral, quantas páginas do seu site foram visualizadas.

Indo para imagem acima, para você entender melhor, nós tivemos 1.554 pageviews o que não vai significar que 1.554 pessoas visitaram meu site, pois basicamente muitas delas visualizaram várias vezes as páginas do meu site.

Páginas/Sessão

Aqui você tem a média da quantidade de páginas que cada sessão dos usuários acessou.

Explicando com a imagem, o nosso site tem uma média de páginas por sessão de 1,54 ou seja, apenas 1 usuário meu visualiza basicamente 1,54 páginas do meu site, durante um acesso.

Duração média da sessão

Significa a média que seu usuário passa no seu site em cada vez que acessa.

Seguindo o exemplo da imagem, 1 usuário no meu site, fica em média 01:16 por sessão.

Taxa de Rejeição

É a não aceitação de um usuário, significa que tem algo errado com o seu site, ou o seu usuário buscou por algo e não encontrou, ou o seu site não está tendo uma boa usabilidade e diversos fatores que podem ajudar nessa taxa de rejeição.

Um site rejeitado, significa que o usuário não interage dentro dele, que ele abre seu site e fecha sem fazer nenhuma ação.

Aquisição

Nessa categoria você poderá visualizar quais os caminhos que os usuários estão utilizando para acessar sua página, é por aqui que você poderá ter os dados precisos de onde estão vindo seus visitantes.

Esses visitantes podem vir de:

  • Orgânico: Mostra os usuários que vieram através do Google.
  • Direct: São os usuários que conhecem teu domínio e escrevem ele diretamente na barra de pesquisa.
  • Referral: São usuários que vieram através de links externos apontando para seu site ou para alguma página do mesmo.
  • Social: São os usuários que vieram através de mídias sociais: Facebook, Youtube, Twitter, entre outras.

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Observando a imagem, primeiramente o Analytics informa por gráficos quais os seus melhores canais, logo após um gráfico com os volumes de sessões e depois um gráfico para conversões de meta.

Conversões de meta

A principal função da conversão de meta é mensurar as conversões de uma possível ação do usuário no site. Ou seja, medir quando o usuário efetuar alguma ação esperada: compra, cadastro, assinante do feed, entre outros.

Essas conversões só irão ser puxadas se você fizer a configuração de metas de conversões. Essas são as nossas metas de conversões, para você ter uma base de como você poderá fazer as suas:

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Essas conversões serão analisadas na categoria de conversões, assim como está na imagem.

Voltando para a categoria de Aquisição, depois dos gráficos o Analytics disponibiliza todos os números desses gráficos desdobrados, mostrando como está a performance de cada um dos canais de aquisição de acesso, então ele te mostrará dados como:

  • Percentual de sessões
  • Taxa de rejeição
  • Conversão de metas
  • Entre outras.

Sem contar que em cada um desses canais, se você clicar, ele te dará ainda mais detalhadamente as informações. Através dessas informações, tem como você ter total noção de em quais canais você mais tem interatividade e sucesso.

Comportamento

Nessa categoria você vai ter dados do comportamento do seu usuário.

O dado padrão que o analytics te dá, é o de visualizações de página.

Os dados sobre essas páginas, são:

  • Visualizações de página: quantas vezes essa sua página foi exibida/acessada (incluindo nela exibições repetidas)
  • Visualizações de páginas únicas: Quantas vezes 1 página foi vista, sem incluir repetições.
  • Tempo médio na página
  • Taxa de rejeição
  • Porcentagem de saída: é a última página que você acessou, por exemplo, você clicou na home, na página de serviços e depois na página do blog, logo após visualizar a página do blog, vc fechou o site, a ferramenta entende então que essa foi a página de saída.

as principais métricas do google analytics-aquisição-bleez-ecommerce

Logo depois dessas informações, a ferramenta vai te mostrar quais as top 10 páginas mais acessadas do teu site.

Não esqueça na hora de mensurar, colocar o período que você deseja saber informações, isso sempre vai ser possível na barrinha lá em em cima com a data.

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E é isso, você tendo noção desses relatórios, já vai ficar bem mais fácil de agilizar seu aprendizado dentro do Analytics.

Boas análises e métricas!