Como reduzir a Taxa de rejeição e aumentar o engajamento do seu e-commerce

07/02/2019 Kalina Teixeira
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taxa de rejeição

Se você tem um ecommerce, com certeza sabe o que é Taxa de rejeição, se não sabe acho bom correr atrás de aprender, pois essa taxa pode dizer muito sobre seu ecommerce e pode inclusive te fazer visualizar quesitos a serem melhorados na sua loja, te fazendo vender mais.

A Taxa de rejeição é o percentual que indica a não aceitação de um usuário com sua loja virtual. Significa que o usuário entrou na sua loja, não interagiu e fechou a aba sem fazer nenhuma ação.

Neste conteúdo, você conseguirá aprender alguns tipos de otimizações que podem ajudar a reduzir sua taxa de rejeição e ainda aumentar o engajamento dos visitantes no seu ecommerce.

1. Tamanho da barra de pesquisa

Um dos motivos que pode estar ocasionando uma alta taxa de rejeição na sua loja virtual, é em seu visitante não estar encontrando o que deseja.

Uma das maneiras de você otimizar esse processo seria em tentar destacar o máximo possível a barra de pesquisa da sua loja, dessa forma, caso o visitante esteja a procura de algo específico e não encontre na home, ele automaticamente entenda que através daquela barra de pesquisa ele conseguirá encontrar o que deseja.

Você pode começar fazendo apenas testes, como aumentando o tamanho da barra, ou mudando a cor, ou apenas deixado-a em um local mais destacado na home da sua loja.

printerama

No print temos a Loja Printerama, um dos clientes aqui da Bleez, onde a barra de pesquisa suporta pelo menos 128 caracteres visíveis.

2. Pesquisa otimizada

Ainda falando sobre a barra de pesquisa, ter esta barra no tamanho ideal ainda não será o suficiente para trazer os melhores resultados, até porque, de nada vai adiantar sua loja ter a maior barra de pesquisa do mundo se ela não tiver uma pesquisa inteligente otimizada para aparecer o que seu cliente está buscando.

O que muito acontece é, o usuário busca por algo na barra de pesquisa e encontra a mensagem que a loja não possui o produto ou algo tipo.

Não deixe isso acontecer na sua loja, otimize sua pesquisa inteligente com uma lista de palavras, até mesmo com erros comuns de digitação, para que o usuário sempre consiga encontrar o que deseja ao buscar na barra de pesquisa da sua loja.

kn plus size

Aqui temos um print como exemplo, da barra de pesquisa inteligente da Loja KN PLUS, também um de nossos clientes, ao escrever vestidos, encontramos diversas variações de como os usuários pesquisam.

3. Exiba na home suas principais ofertas e benefícios

Acho que não é segredo pra ninguém que a Home é uma das principais páginas da sua loja.

A Home da sua loja é seu cartão de visita, é onde você tem a oportunidade de captar seu cliente, e de convencê-lo que sua loja é boa o bastante para ele comprar o que deseja, principalmente os usuários que estão em seu primeiro acesso, pois se nesse primeiro contato, ele não encontrar nada de interessante, ele vai sair sem fazer nenhuma ação e lá se vai o aumento da sua Taxa de rejeição.

Por isso, uma boa dica é, sempre que você tiver uma nova promoção, descontos ou novos benefícios, faça questão de colocar na Home da sua loja, dessa forma, você tem mais chances de fisgar o usuário para torná-lo seu cliente. (claro que você fará isso sem exageros e sem sujar o design do seu ecommerce)

toys 4 fun

Temos na imagem o print da Loja Toys 4 Fun, um de nossos clientes, e eles claramente usam bem essa estratégia, com os principais benefícios da loja logo no topo, e no Banner principal informando o desconto de Frete Grátis.

4. Tenha um chat ou link pra Whatsapp

Pensando em resolver todo e qualquer problema do seu usuário, é essencial que na sua loja tenha pelo menos um chat online, ou um link para atendimento através do Whatsapp, essa além de ser uma boa estratégia de para resolver algum problema ou dúvida do seu cliente, é uma ótima estratégia para conseguir a confiança de novos usuários, pois você está fornecendo um contato, onde ele terá contato direto com sua marca, caso algum problema ocorra.

TLD

Como vemos na imagem, A Loja TLD Brasil, também nossa cliente, faz questão de deixar o link de atendimento no whatsapp, para facilitar o contato com seus clientes, que são tanto de varejo, quanto de atacado.

5. Não dificulte a compra pedindo cadastros

Um dos quesitos de maior abandono de carrinho, ocasionado também uma alta taxa de rejeição, é a obrigação do usuário em ter que fazer um cadastro na loja pra conseguir efetuar uma compra, isso além de atrapalhar seu momento de compra, é super invasivo para alguns usuários.

Por isso, se sua loja possui esse obrigação de cadastro, teste fazer essa mudança e perceba os resultados, talvez esse seja realmente um grande problema, que pode ser facilmente resolvido.

sou mais ceara

Na imagem temos o print da página de Checkout da Loja Sou Mais Ceará, também nosso cliente, podemos ver que é pedido apenas o email do usuário, mas sem interromper a compra o obrigando a fazer um cadastro para continuar a compra.

6. Mostre para o cliente quantas etapas faltam para ele finalizar a compra

Uma estratégia muito importante para a otimizar o processo de compra do seu cliente, e fazer com que tenha menos chances dele desistir e abandonar sua página antes de comprar, é deixando claro todas as fases que ainda faltam para ele concluir sua compra.

Alguns usuários sentem-se desconfortáveis com o fato de não saberem exatamente para onde estão indo e em que momento realmente vão conseguir concluir sua compra, isso pode ser resolvido deixando visível para ele, em que etapa da compra ele se encontra e quais ainda faltam para ele finalizar.

Deu na Telha

No exemplo acima, temos a Loja Deu na Telha, cliente da Bleez, e podemos perceber que logo após o cliente escolher o produto, tamanho e cor, ele já visualiza todas as próximas etapas que estão por vir.

7. Simplifique o layout da sua Home

Cuidado com os exageros. No item 3, indiquei que na Home da sua loja, sempre tenha suas principais promoções, descontos e diferenciais, porém tenha cuidado… Não transforme sua loja virtual em uma bagunça, onde o usuário sequer consiga entender quais informações são realmente relevantes.

Opte sempre por um design limpo, onde contenha todas as informações necessárias sem bagunçar e confundir a cabeça do seu usuário.

luxo natural

Na imagem temos um pouco do Layout da Home da Loja Luxo Natural, uma proposta de design super clean, porém sem deixar de passar nenhuma informação importante.

8. Design responsivo

A experiência do usuário na sua loja virtual é completamente determinante pro tempo que ele passa dentro dela, ou seja, se o seu usuário entra na sua loja e a mesma não possui um design responsivo, automaticamente ele vai deixar sua loja sem pestanejar.

Por isso, invista em uma plataforma que possua um design responsivo, é de extrema e completa importância para diminuir sua Taxa de rejeição e principalmente aumentar sua Taxa de conversão.

9. Velocidade da loja

Um dos principais pontos (se não o mais) para uma boa experiência de usuário com sua loja, é a velocidade de carregamento de páginas, produtos e informações.

Cada segundo vale ouro! Se a sua loja virtual demora muito para processar o que seu usuário está buscando, ele desistirá em segundos e você provavelmente perdeu pra sempre aquele possível cliente.

Invista em uma plataforma que já te ofereça também o serviço de Hospedagem, dessa forma, você não passará por diversas dores de cabeça, uma delas, a lentidão de carregamentos da sua loja.

Quer saber mais sobre a importância da Hospedagem do seu ecommerce? Lê esse conteúdo:

Entenda como a Hospedagem do seu ecommerce influencia nas suas vendas

10. Cuidado com os pop-ups

Tenha muito, muito cuidado com os pop-ups. Essa telas geralmente “atrapalham” a navegação de um usuário e isso pode ser realmente muito chato.

Utilize pop-ups só se você realmente tiver algum objetivo com ele. Use neles informações que realmente tenham importância, ajude ou beneficie seu usuário de alguma forma, como oferecendo um desconto na compra.