As vantagens de usar cupons de desconto no e-commerce

16/04/2014
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Cupom de descontoOs cupons de desconto estão se fortalecendo como uma estratégia vantajosa para o e-commerce. Segundo o Google, a busca pelo termo “cupons de desconto” por meio de seu buscador dobra de tamanho a cada ano. A expectativa é de que esse segmento alcance 50 milhões de usuários ativos em 2014, de acordo com dados da e-bit.

Mas por que oferecer cupons de desconto é vantajoso para o e-commerce?

Para começar, essa é uma boa forma de trazer usuários que nunca compraram na loja virtual e transformá-los em clientes. O desconto é um incentivo a mais para o público conhecer a sua loja e comprar o seu produto, que muitas vezes não caberia no orçamento sem o desconto.

Outro benefício é a sensação de satisfação que o desconto causa no cliente. Ele está economizando, levando mais por menos, e além de isso deixá-lo mais propenso a finalizar a compra, a satisfação da primeira compra pode fazê-lo voltar e comprar outros produtos sem o desconto.

A viralização dos cupons de desconto é também uma grande vantagem dessa estratégia. Quando encontramos uma oferta boa na Internet, a tendência é que compartilhemos essa boa notícia com nossos amigos para que eles também aproveitem o desconto. Esse compartilhamento aumenta a exposição da oferta e pode aumentar as vendas com um esforço menor de marketing e propaganda.

O aumento do ticket médio também pode aumentar no e-commerce graças ao oferecimento de cupons de desconto. O consumidor pode resolver levar mais produtos, já que está economizando com o desconto. Além disso, a loja pode condicionar o uso do cupom a um valor mínimo de compra. Se um cupom de 20% de desconto só puder ser utilizado se o cliente fizer uma compra a partir de R$300,00, por exemplo, o consumidor tende a acrescentar mais produtos ao carrinho para poder utilizar esse desconto.

Outra vantagem dos cupons no e-commerce é poder acompanhar as métricas e medir o quanto eles foram responsáveis pelo aumento das vendas.

É importante lembrar que os cupons de desconto são aliados nas vendas e podem fidelizar clientes, mas devem ser usados com planejamento e moderação. Oferecer cupons de desconto com uma frequência muito alta pode acabar trazendo um efeito não desejado e condicionando o cliente a comprar apenas quando a loja oferece desconto.

Com planejamento, é possível ter excelentes resultados com essa estratégia.