Por que e como fazer um contrato com os Correios

08/09/2016
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Correios
Os Correios são a empresa de entrega mais utilizada pelas lojas virtuais no Brasil. Além de preços competitivos, os Correios são a única que atende a todos os municípios do país, o que já justifica a sua liderança no setor. Se você já utiliza ou pretende utilizar o serviço deles, pode valer a pena fazer um contrato para contar com mais vantagens.

Por que ter um contrato com os Correios

Os Correios têm três tipos de serviços de entregas muito utilizados pelo e-commerce: PAC, Sedex e e-Sedex. Você pode ver as diferenças de cada um de forma detalhada no site dos Correios, mas basicamente, o PAC tem um prazo de entrega mais longo (em torno de 10 dias úteis) e preço mais baixo, o Sedex tem prazo de entrega mais curto e preço mais alto e o e-Sedex é a menina dos olhos do e-commerce, pois tem prazo de entrega mais curto (de 0 a 3 dias úteis) e valor mais baixo em relação ao Sedex, porém só está disponível para clientes que têm contrato com os Correios e é aí que está a primeira grande vantagem de fazer esse contrato.

>>Leia também: Mudanças no PAC dos Correios vão impactar a sua loja virtual.

Outra grande vantagem é ter acesso ao sistema exclusivo de gerenciamento das entregas da sua mercadoria, o SIGEP WEB, que tem algumas ferramentas úteis para quem tem que lidar com o envio de muitas encomendas diariamente. Com esse sistema, você poderá fazer a preparação prévia das mercadorias para a entrega, agilizando o processo e economizando tempo.

Para os clientes com contrato dos Correios, o acesso ao sistema SIGEP WEB permite criar listas de remetentes, destinatários, dimensões, pesos de cada mercadoria e selecionar os serviços de entrega desejados, assim o sistema gerará antes da postagem os números de rastreamento das encomendas, que serão relacionadas numa pré-lista de postagens vinculadas ao sistema de envio principal dos Correios. Com essa pré-lista pronta e enviada automaticamente à unidade dos Correios, você não precisará aguardar na fila toda vez que precisar postar algum pedido, basta deixá-lo no balcão da agência e os funcionários dos Correios já terão todas as informações necessárias para o encaminhamento dos pedidos.

Além disso, os Correios oferecem mais uma grande vantagem para as empresas com contrato. Caso você não tenha disponibilidade de levar os produtos até a unidade dos Correios mais próxima, você poderá solicitar o serviço de coleta programada, onde periodicamente um carro dos Correios irá até o seu estoque para recolher as encomendas e enviá-las.

Por fim, as empresas com contrato ainda podem configurar embalagens padronizadas e inserir, por exemplo, a logomarca de sua loja virtual nas etiquetas, cadastrar usuários e ter acesso a relatórios sobre as postagens.

Como fazer um contrato com os Correios

Para fazer um contrato, os Correios exigem um valor mínimo mensal gasto com fretes. As cotas mínimas de faturamento são:

PAC: R$ 127,40,
SEDEX: R$ 123,43
e-SEDEX: R$ 1.142,11.

Portanto, é preciso analisar a quantidade de vendas e frete que você paga mensalmente e atingir esses valores mínimos para estar elegível a ter um contrato com os Correios. Caso o contrato seja fechado e você não atingir a cota mínima mensal de frete, terá que arcar com esse custo, pagando a diferença para que a cota seja atingida.

Se você tem os requisitos necessários para fazer o contrato, basta ir até uma agência dos Correios e solicitar a lista de documentos necessários. Depois de entregues, sua loja virtual passará por alguns testes de navegabilidade e assim que for constatado que ela está em bom funcionamento o contrato será fechado.

>>Leia também: Logística no e-commerce – Como enviar (e receber) suas encomendas sem dores de cabeça.

O contrato com os Correios fará o seu e-commerce economizar tempo e dinheiro, mas se você ainda não tem um número de pedidos e um valor pago de frete mensalmente não atinge o valor mínimo exigido, você pode continuar enviando seus pedidos da forma tradicional, levando até a agência dos Correios mais próxima.

O que é necessário

Quando for em uma agência dos correios para solicitar um contrato, o processo pode demorar bastante, pois infelizmente o atendimento nos correios não é o seu ponto forte.

1 Dica: Quando você conversar com um gerente e ele te pedir seus dados, não esqueça de pedir o contato dele para ficar “cobrando” o andamento do seu contrato.

Um dos requisitos necessários para você fechar um contrato com os correios:

  • CNPJ e Contrato Social Atualizado
  • Todos os Documentos da empresa e dos sócios
  • Faturamento da Empresa dos últimos 12 meses.
  • Não pode ter restrições de crédito.
  • Site com domínio próprio e que esteja no nome da empresa ou no de algum sócio.

E é isso, boa sorte e boas vendas!