10 erros que você não pode cometer na sua loja virtual

08/07/2016 Lahisla Vilar
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Erros no e-commerce

Muitos novos empreendedores foram atraídos para as vendas online em busca de ganhar carona para o sucesso no crescimento acelerado do e-commerce. Porém é preciso se certificar constantemente de que você não está cometendo alguns dos erros mais comuns às lojas virtuais iniciantes, aumentando assim as suas chances de sucesso.

Para ajudar você a descobrir se está cometendo alguns desses erros, vou lista-los e explicar cada um para que você possa fazer a própria check list.

1. Design ruim

Basicamente, um bom layout de loja virtual precisa ser atual, conter elementos da identidade visual da marca e dar destaque aos produtos. O design também deve prezar pela boa usabilidade, onde os usuários possam encontrar facilmente o produto que procuram. Além disso, é essencial que ele tenha uma boa visualização e navegação em dispositivos móveis (smartphones e tablets), pois a maioria dos usuários também acessa a sua loja virtual pelo celular e mesmo que não finalize a compra via mobile, é por lá que pode surgir o interesse pelo produto.

2. Imagens ruins

O e-commerce exige boas fotos para que o cliente possa superar o fato de não estar vendo e tocando o produto pessoalmente. Elas devem mostrar cada produto de todos os ângulos, mostrando todos os detalhes importantes e também no contexto de uso dele, como uma pessoa usando uma bolsa por exemplo. Quanto mais detalhes tiver, mais seguro o usuário ficará para finalizar a compra.

>>Leia também: Como fazer boas fotografias de produtos e aumentar suas vendas.

3. Descrições ruins

Uma descrição ruim pode matar a confiança do cliente em finalizar a compra. É nesse texto descritivo que o cliente deve tirar todas ou a maioria das dúvidas dele em relação ao produto, ver todos os diferenciais e formas de uso dele. Além disso, a descrição é importante para que a página de produto seja indexada pelo Google e apareça nos resultados das buscas dos usuários. Portanto, se dedique bastante a fazer descrições boas, completas e originais.

>>Leia também: Como ter boas descrições de produtos no e-commerce.

4. Falta de investimento em marketing

Não investir na divulgação da loja virtual e em outras ações para gerar valor para o público é uma das falhas mais graves para qualquer e-commerce. A sua marca deve estar presente na mídia, principalmente online, com presença em redes sociais e resultados de mecanismos de busca como o Google. Investir em marketing profissional e em relacionamento com o cliente é vital para o sucesso e a longevidade do negócio.

5. Preço mais alto que o da concorrência

Pesquisar o preço do seu concorrente está a apenas dois cliques para o seu cliente na Internet, portanto esteja sempre atento ao valor cobrado pelo mesmo produto em outras lojas virtuais e busque sempre cobrar o menor preço possível para agradar ao cliente e manter a saúde financeira do seu negócio ao mesmo tempo. O seu cliente vai pesquisar, pois essa é uma das grandes vantagens do e-commerce, então muito cuidado para não cometer esse erro.

6. Poucas opções para pagamento

Oferecer uma única opção de pagamento diminui drasticamente as chances de o usuário realizar a compra. Tente ter o máximo de opções possíveis na sua loja virtual, pois além de mais clientes conseguirem comprar no seu e-commerce, algumas opções têm taxas menores por transação e você pode oferecer descontos ao cliente. O boleto bancário, por exemplo, permite que a loja virtual possa oferecer pelo menos 5% de desconto.

7. Falhas no processo de pagamento

Esse erro gera uma grande decepção para o cliente. Ele já passou por todos os estágios de decisão e compra, mas no último minuto, quando ele está prestes a pagar, um erro da sua loja virtual o impede de finalizar o pedido. Esse cliente provavelmente não voltará ao seu e-commerce, portanto muito cuidado! Esteja sempre atento a possíveis falhas no processo de pagamento e corrija-as o mais rápido possível. Além disso, é muito importante não exigir o preenchimento de um cadastro muito grande, pois você deve deixar o processo de finalização da compra o mais rápido e fácil possível.

8. Não realizar promoções

As promoções são oportunidades que a sua loja virtual deve criar periodicamente para atrair novos cliente e lembrar os antigos de voltar a comprar. As datas comemorativas são excelentes ocasiões para fazer promoções, pois já é uma prática comum em todo comércio varejista e os consumidores já esperam ofertas nessas datas.

9. Problemas no envio do pedido

Outra etapa da venda que pode decepcionar muito o cliente a ponto de ele não comprar mais no seu e-commerce é o envio do pedido. Se o cliente não receber o produto, receber com atraso ou com o produto danificado, você corre grande risco de nunca mais poder chama-lo de cliente. Busque os melhores fornecedores de entregas e fique atento à satisfação do seu cliente em relação ao recebimento do pedido.

10. Não dar espaço para avaliações dos clientes

As avaliações de outros clientes deixam os usuários mais confiantes para comprar determinado produto na sua loja virtual, portanto permita que as pessoas que comprarem no seu e-commerce deixem comentários com avaliações nas páginas de produtos. Jamais apague comentários negativos, pois isso causa uma péssima impressão nos consumidores, e estimule todos os clientes a avaliarem o pedido depois do recebimento.

>>Leia também: Como atrair mais comentários no e-commerce.

Invista tempo analisando seu e-commerce ou se planejando para lançar a sua loja virtual sem esses erros que comentei aqui e boas vendas!

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