3 ações de marketing que você deve automatizar na sua loja virtual

19/05/2016 Lahisla Vilar
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Automação de marketing

As empresas de e-commerce que possuem as melhores performances e resultados de marketing trabalham com plataformas de automação das ações de marketing, o que está se tornando cada vez mais uma necessidade para as lojas virtuais.

Algumas ações, fundamentais para construir relacionamento com o cliente e aumentar a conversão em vendas, podem e devem ser automatizadas, pois são tão importantes quanto trabalhosas, demandando muito tempo da equipe quando feitas de forma manual. As principais delas são:

1) Nutrição de leads

Poucos são os clientes que comprarão na sua loja virtual logo na primeira visita. A maioria dos visitantes ainda não estão preparados para fechar um pedido, mas com um trabalho de nutrição desses leads através de e-mails com conteúdo e ofertas, elas podem se tornar clientes no futuro.

Uma boa ação de marketing é oferecer desconto na primeira visita em troca do e-mail do cliente ou do cadastro dele na loja virtual. Assim você poderá começar a nutrir esses leads com envios periódicos de mensagens com conteúdos que possam interessar ao seu público, construindo um relacionamento e preparando-o para uma futura compra.

Essa ação só é possível de ser feita com qualidade se for automatizada, pois exigiria grande esforço da equipe em cadastrar esses clientes em uma base de leads, segmentá-los e disparar esses e-mails para os usuários periodicamente.

2) Compra recorrente

Como já disse aqui no blog, vender para novos clientes é mais caro e trabalhoso do que vender para quem já comprou pela primeira vez. Por isso um e-commerce deve investir em compras recorrentes, se comunicando com seus clientes algum tempo após a compra com novas ofertas ou com cupons de desconto para que eles comprem novamente.

Para que não haja falhas, é preciso automatizar essas ofertas. Você pode, por exemplo, enviar um e-mail automaticamente após 3 meses da última compra oferecendo 10% de desconto para que o cliente compre novamente. Essa ação aumentará suas vendas com investimento muito menor do que conquistar novos clientes através de anúncios ou outras ações.

3) Comunicação baseada em ação e reação

Enviar mensagens aos clientes baseadas nas ações executadas por eles dentro da loja virtual é uma das maravilhas que a automação de marketing nos permite fazer. Ela demonstra interesse da loja em construir um relacionamento duradouro com o cliente e deve ser enviada em situações como:

• Quando o cliente se cadastra, com mensagem de boas vindas;
• Quando o cliente visita muitos produtos de uma categoria, com conteúdos, dicas e ofertas relacionadas àquela categoria;
• Quando cliente abandona o carrinho sem finalizar a compra, com um lembrete para finalizar o pedido.

Com essas três ações de marketing funcionando de forma automatizada, você terá mais tempo para se dedicar a outras atividades importantes em um e-commerce, como negociação com fornecedores, acompanhamento de métricas e outras.