4 lições para um e-commerce manter o sucesso

09/08/2016
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Gestão de e-commerce

Nós vivemos em um tempo de grandes mudanças e inovação, por isso os negócios mais bem-sucedidos têm características em comum que os fizeram se adaptar rapidamente e superar as dificuldades pelo caminho.

O e-commerce é um setor que vive em um processo acelerado de mudanças. A cada nova tecnologia lançada para a melhoria da sua operação ou para gerar valor para o cliente, as lojas virtuais precisam decidir se vale a pena aderir e descobrir como fazer isso da melhor forma antes que o concorrente faça.

Para ajudar quem está começando e quem já tem a sua loja virtual, vou compartilhar algumas lições que um gestor de e-commerce pode aprender para manter o sucesso da sua loja virtual.

1. Ambição e inovação devem andar juntas

Mesmo que esteja tudo bem no seu negócio e você esteja satisfeito, não fique parado no mesmo lugar. A estabilidade somada à falta de ambição pode ser um grande inimigo do empreendedor no e-commerce, pois é a vontade de fazer sempre mais e melhor que o leva a buscar inovação e é de inovação que se alimenta o sucesso de uma loja virtual.

2. Prática leva à perfeição

Pesquisar, planejar, fazer, errar, corrigir e começar de novo. É assim que um negócio alcança o sucesso, com a consciência de que a prática é que leva à perfeição. Mesmo que você já faça determinada ação há anos e ela sempre deu certo, continue refinando todas as atividades da sua loja virtual. Também é importante ressaltar que todo empreendedor erra em algum momento, mas que os erros fazem parte do aprendizado e do aperfeiçoamento da gestão do seu negócio.

3. Reinventar-se não é só para momentos de fracasso

Todo negócio deve tentar se reinventar e não somente em momentos de fracasso. Buscar novas formas de gestão, novas tecnologias, novos produtos para vender, fazer um atendimento ao cliente diferente ou buscar um novo nicho de mercado para atuar podem fazer o seu negócio ter sucesso duradouro.

4. Ousadia faz parte de histórias de sucesso

Ousar é fazer algo tão inovador que fuja muito do que todos estão fazendo. Um e-commerce deve fazer inovações ousadas, daquelas que pegam o concorrente de surpresa e podem até gerar dúvidas em alguns se vai mesmo dar certo. Toda história de muito sucesso, principalmente em negócios digitais, em algum momento teve uma inovação disruptiva. A Amazon, por exemplo, está constantemente testando novas formas de entregar seus produtos mais rápido, como drones e bicicletas, ou criando a própria empresa de hospedagem para ter a melhor performance no seu e-commerce. Para o pequeno empreendedor, pode parecer impossível inovar com pouco dinheiro, mas você pode ousar com criatividade em diversos aspectos, desde o produto que você vende até a embalagem em que o produto é enviado.

Às vezes mudanças que parecem pequenas causam grande impacto para os seus cliente, portanto teste inovações e não tenha medo de errar.