5 ações essenciais para uma boa gestão no e-commerce

26/06/2020
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gestão no e-commerceO e-commerce já não é um modelo de negócios tão novo assim, mas alguns erros de gestão ainda acontecem com frequência por inexperiência dos empreendedores que estão investindo no mercado digital.

Uma loja virtual precisa da mesma atenção que uma loja física tem. Engana-se quem pensa que um e-commerce dá menos trabalho.

Entre ações mais simples e outras que requerem uma estratégia mais bem elaborada, vou comentar 5 ações essenciais para uma boa gestão no e-commerce.

1 – Atendimento

É óbvio dizer que uma loja virtual precisa ter um bom atendimento, que seja rápido nas respostas e resolva o problema do cliente.

Porém, ainda há um grande número de clientes que reclamam e de lojas na lista negra do Procon por problemas de atendimento (ou da falta dele).

Como usar o atendimento para retenção de carrinho no e-commerce.

2. Estoque

Esse ponto também é bem fácil de entender: você precisa ter estoque disponível do produto para atender à demanda dos seus clientes.

O difícil é ter a organização suficiente para cuidar do estoque, pois são muitos pontos a serem planejados e colocados em prática, como depósito ou local para armazenar os produtos, sistema para gerenciar o estoque, fornecedores confiáveis, entre outros.

Quanto maior o número de vendas de uma loja virtual, mais planejamento operacional o estoque deve ter.

Por isso, é importante entender como as operações logísticas impactam seu e-commerce, para que você não tenha prejuízos.

3. Marketing digital

Sair atirando para todos os lados e atrair para o seu site pessoas que não estão interessadas nos seus produtos aumenta a rejeição da sua loja virtual, prejudicando o seu posicionamento nos resultados das buscas na Internet.

A estratégia de marketing e comunicação de um e-commerce precisa segmentar o público e focar nos sites e redes sociais que seus clientes usam.

Dicas de marketing de conteúdo para e-commerce.

4. Métricas

Os números de acessos, vendas, entre outras métricas precisam ser analisadas constantemente para saber se o e-commerce está acertando na sua estratégia.

Se o planejamento e as ações executadas não estão gerando bons resultados, só as métricas podem demonstrar isso para que o gestor trace um novo plano.

Veja quais são as principais métricas para você acompanhar no Google Analytics.

5. Planejamento financeiro

Além do planejamento estratégico do negócio, um planejamento financeiro é essencial para que o gestor não perca a noção da realidade e falte recursos para executar ações importantes.

É preciso saber o real fluxo de caixa do seu e-commerce e se planejar em cima desses dados financeiros.

Se você ainda não tem um e-commerce, planeje-se pensando nessas dicas. Se você já tem, confira se essas boas práticas já estão sendo feitas no seu negócio e boas vendas!