Receba conteúdo exclusivo sobre comércio eletrônico

Receba o nosso orçamento

Digite seus dados abaixo para que nossos consultores de vendas possam entrar em contato com você:

5 motivos para sua loja física ter uma loja virtual ainda hoje

loja-virtual-loja-fisica-agencia-bleez

O Comércio Eletrônico passou 5 anos crescendo em média 20% ao ano. Agora em 2016, com a crise chegando sem convite e sentando no sofá da sala de todo mundo, o E-commerce ainda conseguiu crescer 7,4%.

Enquanto isso o varejo físico encolheu mais de 10%.

Isso por si só já é um grande motivo para criar uma loja virtual da sua loja física, mas eu entendo, é um risco alto para algo que você ainda não conhece tão bem. Por isso vou listar mais 5 motivos que te farão querer ter uma loja virtual ainda hoje.

1. Alcançar mais pessoas que a loja física

Uma pesquisa realizada pela E-bit confirmou que o número de pessoas comprando pela Internet aumenta ano após ano. Em 2016 o total de e-consumidores que fizeram pelo menos uma compra foi de quase 48 milhões de pessoas.

pesquisa-ebit-webshoppers-e-consumidores

Qual será o tamanho que sua loja física precisa ter, o local que ela precisa estar, estratégia de marketing e o custo de tudo isso para ter um fluxo de 48 milhões de pessoas?

Uma loja virtual quebra todas as barreiras físicas e permite você alcançar muito mais pessoas que sua loja física nunca poderia alcançar vendendo para pessoas dentro e fora do seu estado.

2. Investimento menor que uma nova loja física

Quando o empreendedor pensa em crescer a primeira coisa que vem a cabeça é abrir uma filial. Com certeza é uma estratégia perfeita mas é para poucos, pois o custo de abrir uma loja física é alto.

Abrindo uma loja virtual você se livra de vários custos como:

  • Aluguel de imóvel;
  • Vendedores;
  • Alguns impostos;
  • Móveis;
  • Decoração;
  • Limpeza;
  • Energia;
  • A tia do café;

Criar uma loja virtual tem seus custos sim, porém você encontra opções de plataforma de todos os valores, basta pesquisar uma que cabe no seu bolso.

3. Dar comodidade à seus clientes

Uma pesquisa feita pelo Ibope entrevistou pessoas que compraram pela Internet, e dessas 93% afirmaram que comodidade é o motivo principal para escolherem a Internet como meio de compra.

Uma outra pesquisa aponta que o horário de pico é entre as 12h e 14h em dias úteis.

Todos esses dados demonstram um comportamento interessante, onde as pessoas aproveitam o intervalo do expediente para pesquisarem pelos produtos que desejam sem precisar sair do trabalho ou se preocupar em sair e chegar atrasado.

Isso significa que sua loja física pode ter uma ótima presença local, porém ignorar este comportamento de compra vai fazer você perder vendas e deixar dinheiro na mesa.

4. Aberto 24 horas

Um comportamento interessante que pesquisas vem apontando ultimamente é o de pessoas que compram durante a madrugada.

Um documento do Google informou que um terço das buscas com intenção de compra ocorrem entre  22h e 4h. Isso demonstra que as pessoas querem consumir produtos mesmo em horários que as lojas físicas estão fechadas.

Quanto a mais você poderia estar faturando se seus produtos estivessem em exposição 24 horas por dia?

>> Leia também: Semelhanças e diferenças entre Loja Física e Loja Virtual

5. Seu concorrente está lá

Em 2016 o PayPal encomendou uma pesquisa que demonstrou que existem no Brasil mais de 370 mil lojas virtuais. Foi um crescimento de 20% em relação a 2015.

Naturalmente a tendência é que esse número cresça.

Com tantas lojas no ar com certeza seu concorrente está na Internet tomando seus clientes. Talvez o seu concorrente local não esteja, mas com a quebra de barreiras que abordamos no ponto 1, você não concorre mais somente com as lojas da sua região. Qualquer loja, de qualquer lugar do Brasil pode tomar seus clientes.

Conclusão

Com todos esses dados de pesquisas de empresas e instituições sérias fica nítido que lojas físicas terem uma loja virtual deve ser uma tendência durante os próximos anos. O e-commerce deixará de ser um canal estratégico para ter mais vendas e se tornará uma obrigação para não perder clientes e fechar as portas.

Se você se interessou e quer ter uma noção básica de como abrir a loja virtual da sua loja física, baixe de graça nosso ebook Introdução ao E-commerce.