5 tendências de logística para o seu e-commerce vender mais

04/08/2016
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Um dos principais pontos para manter a satisfação do cliente no e-commerce é a agilidade da entrega. Uma loja virtual deve sempre trabalhar para reduzir custos com frete e manter a eficiência operacional.

Não cometer erros de logística no seu e-commerce é básico, mas algumas tendências de logística para o e-commerce estão conquistando clientes por oferecer ainda mais comodidade no recebimento do pedido. Quem pode investir um pouco mais nesse ponto já pode se planejar para executar alguma destas tendências na sua empresa:

1. Entrega com horário agendado

Entregar o pedido com um horário agendado além de aumentar a conveniência para o cliente ainda garante o sucesso da entrega logo na primeira tentativa da transportadora. Por isso lojas virtuais e empresas de entrega estão oferecendo ao consumidor a possibilidade de escolher um período do dia entre 1 a 4 horas de intervalo para que o pedido seja entregue. Em vez de o cliente esperar durante todo o dia, ele já sabe mais ou menos a hora certa que vai receber as suas compras.

2. Entregas em pontos de coleta

As lojas virtuais e as transportadoras descobriram vantagens em oferecer a entrega do pedido em pontos de coleta além da tradicional entrega em domicílio. Para o cliente, o custo do frete cai bastante ou fica até de graça. A comodidade é menor do que receber em casa, mas pode valer a pena para muitos clientes que não querem pagar frete, mas desejam aproveitar ofertas no e-commerce. Há ainda casos onde o cliente passa muito tempo fora de casa e não tem alguém que receba o pedido por ele, sendo mais conveniente buscar o produto em algum ponto de coleta.

3. Modificações “in flight”

Essa tendência de logística trata-se de permitir que o consumidor troque o local ou o dia e horário de entrega do seu pedido depois que ele já está sendo transportado. Essa modificação é feita pelo próprio cliente e sem custos a mais para ele ou para o e-commerce.

4. Aplicativo da transportadora para consumidores

As transportadoras estão refazendo seus sistemas de rastreamento do pedido e oferecendo aplicativos mobile para os consumidores poderem consultar qualquer tipo de informação, como status do pedido, agendamento de entrega, solicitação de entrega reversa, e receber avisos em tempo real.

5. OmniChannel

A tendência omnichannel já está sendo usada por muitos varejos tradicionais que resolveram abrir canais de venda online. Elas integram as lojas físicas e virtuais e permite que o consumidor tenha uma experiência de compra muito mais rica, podendo comprar na Internet e trocar seu produto em uma loja física, por exemplo, além de muitas outras possibilidades de interação com o cliente. A ideia é que as pessoas não tenham barreiras entre a compra online e offline.

Preparado para as tendências? Planeje-se e boas vendas!