8 riscos do empreendedorismo online que você precisa saber

30/11/2021
7 min de leitura
0
Amou?

O empreendedorismo online está em alta. Seja por causa da pandemia ou pela infinidade de possibilidades que a internet trouxe para a área de empreendimento, cada vez mais pessoas buscam se arriscar nesse setor. Afinal, é um novo mercado que se abre para os mais variados perfis, criando novas possibilidades para os empreendedores.

No entanto, as coisas não são tão simples quanto acreditamos, existem alguns riscos que são assumidos no momento em que a escolha de empreender é feita. Isso ocorre em qualquer modelo de negócio e o empreendimento online não ficaria de fora da regra de se arriscar no desconhecido.

Separamos neste artigo alguns dos riscos mais comuns para os empreendimentos online, assim você pode entender melhor quais são eles e como evitá-los. Boa leitura!

Quais os riscos de um empreendimento?

Entender os riscos de um empreendimento é fundamental para saber agir nos mais diferentes cenários e, desse modo, conseguir o sucesso do seu negócio. Entenda, a seguir, os principais perigos que um empreendimento pode ter.

Perder seus investimentos

É preciso evidenciar que o empreendedorismo online não precisa de grandes investimentos na maioria dos setores. Afinal, a premissa é sua existência sem espaço físico, reduzindo os custos para começar a ter o próprio negócio. Dito isso, é importante ainda ressaltar que o risco de perder o valor investido, por menor que seja ele, existe.

Isso acontece porque toda e qualquer empresa está sujeita ao fracasso. Por isso, começar seu empreendimento entendendo que a certeza do sucesso não existe, é um passo importante para não se frustrar com a vida de empreendedor. E, além do risco de perder o investimento financeiro, existem outros investimentos que podem ser perdidos também nesse processo.

Dedicação, projetos e sonhos também podem ser perdidos, e eles são considerados como formas de investimentos. Além disso, é possível perder mercadorias adquiridas e produtos que foram comprados no intuito de começar seu empreendimento online. O risco de perder seu investimento é um dos principais fatores a serem considerados.

Desse modo, para prevenir o risco de perder seus investimentos, é preciso realizar um estudo simples de mercado para entender as necessidades e brechas que podem ser alcançadas com o negócio. Outra sugestão é participar de cursos onlines que permitam entender um pouco mais sobre o setor, minimizando as chances de perder todo o esforço tido até ali.

Fazer tudo sozinho

Outro risco que o empreendedorismo online pode ter é ter a certeza de poder fazer tudo sozinho. Esse fator leva a outros pontos mais graves, como não conseguir gerir bem o empreendimento e perder tudo o que já foi conquistado até aquele ponto. Portanto, o primeiro passo que um empreendedor deve entender é que não se pode fazer tudo sozinho.

Pedir ajuda é um processo natural em qualquer estágio da vida, inclusive quando optamos por empreender. No começo pode parecer simples e fácil ser o único responsável por todos os processos, mas à medida que o negócio cresce, é preciso ter ajuda, principalmente em áreas que demandam uma maior especificidade de atuação.

Por exemplo, a ajuda de um bom contador e alguém responsável por entregas ou atendimento ao público pode ser uma ótima opção para que o empreendedor foque na qualidade de seus produtos e crescimento do seu negócio, sem precisar demandar energia em áreas que podem ser cuidadas por terceiros e que não afetam a qualidade do produto entregue.

Por isso, fazer tudo sozinho representa um risco para a credibilidade, eficiência e qualidade do empreendimento online. Afinal, pessoas sobrecarregadas podem cometer muito mais falhas do que aquelas que conseguem lidar com todas as suas demandas sem atingir a exaustão física e emocional. A solução é delegar funções para minimizar os riscos de falha durante o processo de empreender. 

Desconhecer o mercado

Empreender online parece ser algo simples e faz com que acreditemos ser possível ter sucesso em qualquer mercado. Mas essa crença pode representar um sério risco para o êxito do negócio. Afinal, alguns nichos são bastante específicos e requer ao menos um conhecimento prévio sobre o negócio antes de iniciar o empreendimento.

Um grande exemplo é a área de alimentação. Com os aplicativos de entrega se tornou muito mais fácil ser um empreendedor online do setor gastronômico: há alta demanda na procura por entrega de refeições, o público definido pode ser aquele que não quer comer fora de casa e, definindo o empreendimento apenas para delivery, não é necessário ter um espaço físico para consumo local.

No entanto, para quem não entende nada sobre cozinha, alimentação, todas as regras e trâmites necessários nesse setor, investir nele apresenta um grande risco. Da mesma forma para qualquer outra área que se faz necessário conhecimento específico sobre o produto, nicho ou público a ser conquistado.

Assim, mesmo que a facilidade e alta demanda pelo mercado sejam tentadores, não arrisque seu sucesso ao optar por uma área mais fácil, mesmo que você não saiba nada sobre ela. É importante investir seu tempo e dinheiro em algo que seja parte da sua vida e que você possa transformar em um empreendimento de qualidade, tenha em mente que você precisa ter familiaridade com o ramo que quer empreender. 

Acreditar que qualquer um pode empreender

O empreendedorismo online não é para qualquer um, embora existam muitas pessoas pregando o contrário. Empreender não é simples, requer dedicação total, incertezas e, por vezes, muitas quedas pelo caminho. Por isso, acreditar que o empreendedorismo online é para todos torna-se um risco para sua vida, seu negócio e suas finanças.

Antes de optar por essa área e se arriscar enquanto empreendedor, procure estudar sobre suas características, suas nuances e necessidades. Assim, é possível identificar se você tem ou não o perfil para abrir um negócio, mesmo que no formato online, ou se suas aspirações são outras e precisam de outro amparo.

Afinal, trabalhar enquanto CLT traz mais garantias e certezas. Por isso, assim como qualquer outro setor, o empreendedorismo online tem seus pontos positivos e negativos. Entendê-los e se identificar com esses riscos, é parte fundamental para saber se você está ou não pronto para empreender.

Não se dedicar

Como já dito anteriormente, o empreendedorismo online não é fácil. Embora a praticidade das conexões e a facilidade que o mundo digital apresenta nos façam acreditar o contrário, existe um caminho a ser percorrido que requer dedicação integral para quem vai começar na área.

Dessa forma, acreditar que empreender é fácil acaba sendo um risco para o bom desempenho do empreendimento, uma vez que obstáculos que possam surgir e gerar certo desânimo para continuar na área, causando até mesmo o seu insucesso para o seu negócio.

Pesquise, entenda e faça cursos online sobre a área de empreendedorismo digital e outros saberes que possam te ajudar a iniciar nesse ramo. Assim, os riscos podem ser minimizados e o impacto de cada etapa em sua vida será bem menor.

Lucrar rápido

Outro risco permanente é iniciar no empreendedorismo online com foco apenas no retorno financeiro, esperando que a riqueza se torne algo palpável rapidamente. Embora o objetivo de todo empreendedor seja melhorar sua condição financeira, acreditar que a mudança acontecerá rapidamente e ficará rico é arriscado.

Afinal, grandes expectativas podem gerar problemas com a demora para alcançar os objetivos. Assim, por mais que sempre busquemos o lucro, entenda que esse é um processo longo, que precisa de dedicação e calma. Isso torna muito mais fácil evitar o  arrependimento ou a desistência no meio desse caminho.

Desconhecimento sobre sociedades

Não. O empreendedorismo não requer obrigatoriedade de sócio, embora essa parceria possa ajudar bastante a gerir o empreendimento. Mas é preciso ter cuidado ao realizar uma sociedade, muitas vezes essa escolha acaba por representar risco para a empresa. Principalmente se ambos os sócios não estiverem caminhando juntos em sintonia. 

Afinal, uma sociedade requer parceria e bom convívio, principalmente no que tange a tomada de decisões de uma empresa. Por isso, escolher seu sócio de forma aleatória ou por afinidade pessoal pode acabar prejudicando o gerenciamento e o futuro do negócio a ser iniciado, mesmo que seja online.

Outra questão é quando um dos sócios desiste de continuar no empreendimento online. Dessa forma, com a sociedade desfeita, é preciso repartir a empresa e, muitas vezes, isso pode prejudicar o futuro dela. Por isso, é importante analisar a real necessidade de uma sociedade e os riscos que ela representa.

Não fazer um plano de ação

Sim, a falta de um plano de ação pode ser um grande risco para o futuro do seu empreendimento online. Saber o quê, quando e como fazer em cada etapa do seu negócio é fundamental para ter sucesso no gerenciamento de sua empresa. Esse passo pode ser feito de diferentes formas, cada empreendedor encontra aquela que mais se sente confortável.

Não ter um plano de ação faz com que as tomadas de decisões sejam mais arriscadas e menos estudadas, fazendo com que uma ação equivocada possa gerar um grande risco para a empresa e tudo aquilo que a envolve. Desse modo, se faz fundamental ter o plano de ação que pode ser feito mesmo com o empreendimento já iniciado.

Faça cursos da área de administração para entender melhor como funciona a dinâmica de um plano de ação e sua necessidade para os mais diversos tipos de setores. Assim, é possível agir de maneira mais consciente para determinar o futuro da sua empresa e evitar diversos riscos pelo caminho.

Como evitar os riscos no empreendimento online?

Agora que você já sabe quais os riscos que cercam um empreendimento online, é preciso entender o que fazer para evitar que eles ocorram. Amenizar possíveis incidentes ou tomar ações preventivas para saber solucioná-los, caso eles aconteçam, é possível e necessário.

Assim, separamos algumas dicas para aqueles que querem se arriscar no empreendedorismo online e prevenir os riscos que todos os negócios estão sujeitos a sofrer.

Estude

O primeiro ponto importante é o estudo. Atrelamos a ideia de estudar apenas às escolas e faculdades, mas abrir um negócio também requer estudos. Por isso, faça cursos online que ajudem a compreender melhor os conceitos de empreendedorismo e que ensinem técnicas para lidar com essa realidade.

São diferentes opções, com possibilidades até mesmo gratuitas, para quem quer imergir no mundo do empreendedorismo e ter sucesso na parte estratégica. Ressaltando a importância de entender sobre as mais diferentes áreas e com mais ênfase no nicho escolhido para empreender.

Entenda o mercado

Uma grande chance de amenizar alguns riscos, como a perda do investimento, é entender o mercado em que está começando a empreender. Estude os concorrentes e entenda as necessidades do público-alvo que deseja alcançar, dessa forma será possível criar estratégias que te ajudem a alavancar seu empreendimento.

O mercado de empreendedorismo é dinâmico, dessa forma, é importante estar sempre atento às mudanças que aparecem com o tempo. Esteja por dentro de tudo aquilo que afete seu empreendimento e de todas as estratégias que possam ser tomadas para impulsionar seu negócio online.

Invista no marketing digital e em pessoas

O marketing digital vem ditando regras nesse novo cenário de empreendedorismo. Desse modo, investir em estratégias desse nicho ajuda a divulgar e crescer seu negócio, facilitando algumas escolhas durante o processo de empreender e de decidir quais ações serão tomadas para melhorar a estrutura da sua empresa.

Além disso, à medida que seu empreendimento for crescendo, invista em pessoas que queiram crescer junto com ele, oferecendo o melhor nas estratégias para a sua marca. Você não precisa fazer tudo sozinho e acreditar que tem essa responsabilidade solitária, esse pensamento é um passo em direção ao fracasso. Investir nas pessoas certas para fazer sua empresa crescer é fundamental para sair dessa zona de risco.

Com essas dicas você pode lidar mais tranquilamente com o empreendedorismo digital, se dedicando totalmente ao crescimento do seu negócio e buscando sempre o melhor para seus potenciais clientes.

E, para te ajudar nesse processo, a CuboUP oferece cursos variados que vão te apresentar o universo do empreendedorismo e as melhores ações que podem ser tomadas por aqueles que optam por seguir nesse caminho.

Esse texto foi escrito em parceria de Guestpost com Cubo Up.