Abordagem de vendas: como fazer corretamente

24/04/2020 Autor Convidado
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Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

abordagem de vendasVocê já tentou resumir o sucesso das vendas de uma empresa? A chave é o time comercial, o atendimento ou produtos de qualidade? Bom, não se preocupe, as três opções estão corretas.

Entretanto, o departamento de vendas é o principal responsável pelas técnicas de abordagem e, consequentemente, pela conversão dos leads em potenciais clientes

Além disso, nenhuma venda acontece sem uma boa abordagem. Isso porque inúmeras empresas oferecem serviços e soluções parecidos com os seus. Por isso, as técnicas de abordagem e comunicação são vistas como um diferencial pelo cliente.

Se você está tentando capacitar o seu time de vendas, sugerimos que continue lendo esse post para aprender as 5 principais técnicas de abordagem fundamentais para todo profissional. Boa leitura!

5 técnicas de abordagem de vendas

Ao contrário do que muita gente pensa, não existe uma fórmula mágica para aumentar o número de vendas e conquistar novos clientes. Contudo, algumas técnicas podem apresentar resultados bem efetivos.

Para isso, separamos 5 técnicas de abordagem valiosas para você adotar na sua empresa agora mesmo. Ficou interessado? Acompanhe!

1. Conheça a si mesmo

O processo de vendas deve acontecer de forma contínua e natural. Por isso, o profissional de vendas deve aplicar toda experiência e conhecimento que adquiriu durante a sua carreira para conquistar o cliente sem parecer forçado.

Geralmente, as empresas determinam alguns padrões obrigatórios – ser simpático, por exemplo – mas o vendedor deve ter liberdade e sentir confiança no produto que está vendendo, mesmo que seja algo mais complexo, como um ventilador umidificador industrial.

A segurança, por sua vez, pode ser transmitida para o cliente de acordo com a postura do vendedor, os gestor e a maneira de falar. Por isso, pratique o autoconhecimento e estude as suas habilidades.

2. Personalize o atendimento

A personalização do atendimento é a chave do sucesso de uma venda. Por receber clientes com diferentes características, o profissional deve respeitar e identificar as especificidades de cada perfil.

A partir disso, ficará muito mais fácil realizar a abordagem e transformar o processo de compra em uma etapa natural.

Além do mais, é fundamental adaptar a linguagem de acordo com as características do consumidor – formal, descontraída ou coloquial, por exemplo – os gestos e a forma de aproximação demonstram muito isso.

3. Mostre interesse pelo problema do cliente

Fechar um negócio não é uma tarefa tão fácil. Afinal, essa tarefa exige muita confiança por parte do cliente. Para isso, desenvolva um bom relacionamento, mesmo que o processo de compra seja feito a curto prazo.

Uma boa dica é desenvolver uma conversa como se o consumidor fosse alguém próximo a você, mas sem ser invasivo.

Demonstre interesse pelos problemas, necessidades e desejos que ele apresentou, e não apenas em fechar negócio ou na venda de um material adicional, como uma espuma laminada para sofá, por exemplo.

Para isso, o primeiro contato deve ser feito com a apresentação do vendedor e em sua disposição para sanar possíveis dúvidas. Entenda o real motivo do cliente e ofereça opções personalizadas e que atendam a necessidade dele.

4. Não sufoque o cliente

Uma das principais técnicas de abordagem é não sufocar o cliente durante a compra, ou seja, falar demais sobre o produto ou serviço. Dê espaço para ele analisar as opções, seja educado, prestativo e se coloque à disposição, mas evite ser invasivo ou forçado.

Por exemplo: vamos imaginar que o cliente começou um processo de reforma. Durante o processo, ele vai optar pela compra do revestimento mais moderno, como um piso de concreto, cerâmica ou porcelanato e, provavelmente, vai deixar de lado as suas considerações.

Nesse momento, o profissional deve se atentar ao que o cliente tem a dizer – assim, ficará mais fácil auxiliá-lo.

5. Esteja em sintonia os produtos

Outra técnica fundamental de abordagem de vendas é estar em sintonia com os produtos ou serviços ofertados. Caso o cliente dê abertura, use produtos da sua loja na hora da venda.

Já definiu a melhor abordagem de vendas?

Agora que você já sabe todas as técnicas abordagem de vendas, que tal adaptar o seu time de vendas? Por isso, realize treinamentos, estimule a equipe e potencialize a capacidade de cada colaborador.

Por fim, faça uma combinação das dicas que mencionamos acima, conhecendo e estimulando as suas habilidades até encontrar a melhor estratégia de vendas!

Conhece mais alguma técnica de abordagem de vendas? Conta pra gente!

 

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌