Você está realmente preparado para ter uma loja virtual?

14/09/2018 Kalina Teixeira
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Amou?

Eai? Conseguiu responder minha pergunta? Você está realmente preparado para ter uma loja virtual?

Bom, essa é uma pergunta simples e direta, porém com um impacto gigantesco se não feita no momento correto.

Indo bem direto ao ponto… Você está querendo abrir um ecommerce por impulso, porque disseram pra você que era um bom ramo, ou você realmente já comprovou com números e experiências que esse é realmente o melhor caminho a seguir?

Se você ainda está na fase de impulso, e não comprovou nada e nem tem experiências, continua lendo esse post, basicamente mostrarei pra você quais passos você deverá seguir e pensar antes de investir muito dinheiro em algo que talvez não funcione e não te dê lucro.

1º passo: Valide seu negócio

Muitos se iludem com a promessa de que “abrir um ecommerce é a fórmula mágica para ganhar dinheiro”, essa promessa costuma ser um tiro no pé para muitos empresários que investem dinheiro sem conseguir ter nem metade de retorno.

Entenda que não vai ser de uma hora pra outra e nem no primeiro mês que você conseguirá ter um ecommerce saudável com vendas recorrentes e clientes fiéis, isso custa tempo, esforço e dinheiro.

Por isso a primeira coisa que você deve fazer quando realmente decidir que quer abrir um ecommerce é: Validar seu negócio.

Como validar meu negócio

Existem diversas formas de você adquirir experiências sobre seu negócio, entendendo o que é necessário para te dar lucros porém sem ficar em um grande prejuízo.

Podemos chamar essa 1ª fase de fase de teste, esse é o momento de você testar diversos tipos de coisas, errar, cair e principalmente aprender, para não repetir esses erros.

O que você vai vender

Você já tem em mente que produto você irá vender? Se sim, ótimo, se não esse com certeza será seu primeiro passo, definir o que será vendido na sua loja virtual.

Você tem diversos nichos e segmentos para explorar, o mercado do ecommerce é gigantesco e pode acreditar, tem loja e procura pra tudo.

Procure especificamente por algo que você goste, que você domine, que você tenha prazer. Pense: Você compraria esse produto? Você daria esse produto de presente para alguém especial? Esse produto terá valor na vida de alguém? Esse produto resolve algum problema de alguém? Ele melhora a vida de alguém?

Essas são questões básicas que você deve acreditar e almejar para seu produto.

Pesquisa de público

A partir da definição do seu produto, automaticamente você fará a escolha do seu público.

Quem vai comprar seu produto? Porque essa pessoa compraria este produto? Em que circunstância essa pessoa necessitaria comprar seu produto? É ela, ele, ou ambos? Qual a faixa etária? Qual faixa aquisitiva? e diversos outros tipos de definições que você deverá ter sobre seu público, para saber assim COMO vender para ele.

Para se aprofundar:

Tudo que você precisa saber para definir corretamente sua persona

Pesquisa de mercado

É essencial que você pesquise e entenda antes de lançar uma loja virtual como funciona o seu mercado.

Quem são seus concorrentes, o que eles acertam e erram, quais diferenciais te farão se destacar, quais as palavras chaves as pessoas buscam pelo produto, quais canais é mais lucrativo pra divulgar seus produtos e etc.

Para se aprofundar:

Aprenda como fazer análise de mercado e concorrência para sua loja virtual

2º passo: Plataformas gratuitas

O segundo passo é escolher qual plataforma irá operar sua loja virtual.

Partindo ainda do ponto de teste e validação de negócio, pois você ainda não tem a maturidade e experiência de vendas com uma loja virtual, o ideal é que você não invista muito dinheiro em plataforma.

Porque estou te dizendo isso? Por que eu realmente acredito que se você não tem nenhuma noção e nenhuma experiência com vendas, sejam elas online ou offlines, o melhor será você testar seus conhecimentos, aprender, e assim mais lá na frente com uma melhor bagagem e percepção sobre o mercado online você realmente invista em uma plataforma mais robusta e completa.

É só questão de precaução. Você irá primeiro adquirir conhecimento, pra depois conseguir colocar tudo o que aprendeu em prática.

As melhores plataformas gratuitas

Loja integrada

loja integrada é uma boa plataforma de ecommerce para quem não tem nenhum valor para investimento.

A plataforma possui diversos tipos de planos e um deles é o plano gratuito, onde você terá direito a 5.000 visitas, cadastro de no máximo 50 produtos, o plano também dá direito a diversas formas de envio, integrações com redes sociais e várias outras ferramentas.

O design/layout da loja virtual é você que escolhe através de vários temas dados pela plataforma.

É um processo bem simples e intuitivo, para quem ainda está realmente querendo validar seu negócio, a loja integrada é uma ótima alternativa.

NuvemShop

Nuvemshop também é uma boa opção plataforma de ecommerce gratuita, ela possui um teste grátis de 15 dias, após esses dias gratuitos você pode escolher algum de seus planos, o plano mais em conta você pagar R$ 29,00 mensais, com direito a produtos, visitas e vendas ilimitados, integrações com meios de envio, pagamentos e redes sociais.

O layout da loja também é você que escolhe, através de temas customizáveis.

Iluria

Iluria é projetado especialmente para pequenos e médios lojistas, conta com um plano de teste de 15 dias de graça, após esse período você paga no plano mais básico o valor de R$ 9,90 mensal, com número de produtos limitados e com alguns outros recursos que são ideais para quem tá começando agora e só quer realmente adquirir suas primeiras experiências e aprender com elas.

3º passo: Invista no seu negócio

O 3º passo tem mais a ver com sua mentalidade do que com qualquer outra coisa em jogo.

De acordo com os passos de maturidade do seu processo de ecommerce, você aqui nessa fase já possuiu alguma experiência (de pelo menos 15 dias grátis em alguma plataforma gratuita), o que deve ser feito com esse aprendizado?

O 3º passo é aquele em que você sairá da sua zona de conforto e pensará: “O que eu posso fazer para melhorar os números/vendas/visitas da minha loja virtual?”

Neste momento você precisará ter um mindset empreendedor, um mindset de negócio, entendendo que para sua loja virtual ter sucesso recorrente você precisa INVESTIR.

Chegou a hora de pensar em uma plataforma que te entregue funcionalidades mais específicas e necessárias para um ecommerce de sucesso, como: Design exclusivo, suporte técnico, manutenção, número ilimitado de produtos, vendas, integrações com as mais diversas ferramentas, consultorias, atendimento especializado e etc…

Fora o investimento em uma plataforma melhor, você também terá que pensar em investimentos de marketing digital, para trazer um tráfego mais qualificado para sua loja, onde os usuários que entrem nela, convertam e tornem-se seus clientes.

Se você já está na fase 3, vem conhecer nossas soluções, recursos e planos:

Bleez Shop: A plataforma de ecommerce que une tecnologia e resultados