Dados mostram aumento no uso de internet no Brasil: 70% da população está conectada

28/08/2019 Kalina Teixeira
3 min de leitura
1
Amou?

crescimento da internet no brasil

De acordo com os dados do Cetic, na pesquisa anual TIC domicílios, o número de usuários que utilizam internet aumentou. Hoje temos 70% da população conectada a internet, que equivale a 126,9 milhões de pessoas.

O período de coleta desses dados foi de Outubro 2018 a Março 2019, e as pesquisas foram feitas domiciliares, face a face por meio de tablets em 23.508 domicílios, em 350 municípios.

Essa pesquisa é realizada anualmente pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), e é uma das principais no país.

Os principais dados da pesquisa

Zona rural e Zona urbana

  • O uso de internet na zona rural cresceu bastante em relação ao ano passado, de 44% foi para 49%;
  • O uso na zona urbana é o maior, com 74% da população.

Classes sociais

  • Em relação ao uso de internet nas principais classes sociais, classe A caiu, de 2017 com 96%, em 2018 para 92%. Já nas classes C e D tivemos um aumento, atingindo em 2018, classe C com 76% e classe D com 48%.

Dispositivos

  • Houve uma grande queda no uso de internet através de computador, em 2017 com 51%, em 2018 baixou para 43%;
  • Através do celular, ficou em 2018 com 97%;
  • Através da Tv, com um bom aumento de 2017 com 22% para 2018 com 30%.

Impacto disso no Comércio eletrônico

O crescimento do uso na internet tem total impacto no universo do mercado online, tudo está conectado! Quanto mais a internet cresce, mais usuários entram na atividade de compra e venda online, crescendo assim também, os números e estatísticas nos ecommerce.

A Bleez tem um papel importantíssimo nisso, afinal, somos uma plataforma de ecommerce, ou seja, desenvolvemos lojas virtuais, atuando e ajudando em conjunto nesse crescimento do mercado online. 

Veja os dados a seguir, ainda da mesma pesquisa do Cetic:

43,7 milhões de usuários compraram pela Internet

  • 60% realizou pesquisa de preços de produtos e serviços;
  • 34% comprou ou encomendou produtos ou serviços;
  • 19% divulgou ou vendeu produtos ou serviços.

Formas de pagamento

  • O maior índice ficou em compras no cartão de crédito, com 69%;
  • Logo após vem o boleto bancário, com 52%;
  • Débito online ou transferência bancária, com 23%;
  • Pagamento na entrega, com 18%;

crescimento do ecommerce

Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br)

Canais de compra

  • O maior índice ficou com os sites de compra e venda, com 62%;
  • Logo após, com pouca diferença, vem os ecommerces, com 58%;

crescimento do ecommerce

Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br)

Serviços realizados na internet

  • 40,8 milhões de usuários de Internet pediram táxi ou utilizaram o serviço de motoristas por aplicativos;
  • Plataformas de Streaming de vídeos, serviços de filmes ou séries pela Internet, teve 28% de usuários conectados;
  • Plataformas de pedidos de refeições, com 12%;

crescimento do ecommerce

Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br)