Automação de vendas: descubra o que é e sua importância para o comercial

10/06/2021
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Já pensou em aderir à automação de vendas na sua empresa?

Em vez de insistir na execução manual de tarefas repetitivas e de pouco valor para o negócio, muitas empresas têm investido na automatização de tais tarefas e deixando-as a cargo de softwares especializados. 

Como principais resultados, têm-se o aumento da produtividade da equipe comercial e a maior agilidade no processo de vendas.

Se você tem interesse em saber mais sobre esse assunto, te convidamos a continuar a leitura deste conteúdo para conferir a seguir o que é, qual a importância e quais as vantagens da automação de vendas.

Além disso, vamos mostrar também algumas dicas essenciais de quais as ferramentas você pode utilizar com o seu time de vendas e também como implementar a automação no setor comercial da sua empresa passo a passo:

  1. Avalie o seu processo comercial;
  2. Estabeleça os seus objetivos com a automação de vendas;
  3. Mapeie a jornada de compra dos seus clientes;
  4. Defina quais ferramentas usar em cada etapa do processo.

O que é automação de vendas?

Podemos definir o que é automação de vendas como o uso de ferramentas tecnológicas para a realização de tarefas que antes eram feitas manualmente por seres humanos.

Ou seja, várias ações que competem ao time comercial passam a ser executadas por softwares especializados.

Com os sistemas de automação, os colaboradores podem se dedicar a aspectos mais estratégicos do setor de vendas e garantir maior agilidade às suas rotinas.

Além disso, a automação de vendas permite coletar e armazenar dados não apenas sobre os seus clientes, mas também sobre o desempenho de seu negócio.

Assim é possível analisar esses dados e descobrir o que está dando certo e o que precisa ser reformulado, iniciando-se um processo de melhoria contínua dos processos comerciais da empresa.

Qual a importância da automação de vendas?

A automação de vendas é importante porque ajuda a tornar o processo comercial mais eficaz.

A implementação de ferramentas de automação permite otimizar o tempo da equipe de vendas e os esforços dedicados a cada uma das etapas do pipeline.

Com o uso de softwares especializados, fica mais fácil identificar e eliminar gargalos que comprometem o desempenho do setor de vendas.

A importância da automação também está no fato de que ela possibilita ter maior controle sobre o funil de vendas e sobre as ações necessárias para fazer com que clientes em potencial avancem com mais agilidade nas etapas rumo à decisão de compra e fidelização.

Vantagens de investir na automação de vendas

Levar a automatização para as rotinas de vendas da sua empresa pode te dar acesso a uma série de benefícios. Os principais são:

  • Maior produtividade do time comercial;
  • Redução da sobrecarga de trabalho com tarefas repetitivas e de pouco valor;
  • Otimização do tempo dos vendedores;
  • Redução de custos;
  • Diminuição de erros e refação;
  • Maior agilidade no ciclo de vendas;
  • Melhoria na prospecção de conversão;
  • Interações mais personalizadas;
  • Experiência do cliente mais satisfatória.

Como implementar a automação de vendas?

Se você chegou até aqui e está interessado em aderir à automação no departamento de vendas da sua empresa, continue a leitura para conferir algumas dicas essenciais que vão te ajudar nesse processo.

1 – Avalie o seu processo comercial

Antes de sair automatizando todo o seu departamento de vendas, é importante que antes seja feita uma avaliação do seu processo comercial.

A intenção é entender quais são as limitações que podem ser melhoradas a partir da implementação das ferramentas de automação.

Portanto, mapeia todas as tarefas e os métodos utilizados na condução do processo de vendas. 

2 – Estabeleça os seus objetivos com a automação de vendas

Quais resultados você pretende alcançar ao implementar automação no setor de vendas?

Com objetivos bem definidos, ficará mais fácil convencer a equipe a adotar as novas ferramentas.

3 – Mapeie a jornada de compra dos seus clientes

O mapeamento da jornada de compra dos clientes permite ter uma compreensão mais clara sobre os caminhos que eles percorrem desde o primeiro contato com a empresa até a decisão de compra e posterior fidelização.

4 – Defina quais ferramentas usar em cada etapa do processo

Com os objetivos traçados e as etapas de seu processo comercial definidas, ficará fácil identificar o que pode (ou deve) ser automatizado e quais as ferramentas ideias para cada um dessas etapas e objetivos.

Ao entender como funciona a jornada, você poderá utilizar as ferramentas de automação de maneira mais coerente.

Não conhece ferramentas de automação de vendas? Vamos te mostrar algumas!

6 ferramentas de automação de vendas para usar na sua empresa

Existe uma infinidade de ferramentas que podem fazer parte do seu projeto de automação de vendas. Confira abaixo 8 opções para usar na sua empresa.

  • Agendor: CRM
  • Trello: gestão de equipes e projetos
  • Tableau: análise de dados
  • Typeform: criação de formulários online
  • Ramper: prospecção
  • Lahar; automação de e-mail marketing

E então, ficou claro o que é automação de vendas?

Invista na automação do seu departamento comercial e obtenha melhores resultados. Assim, você cometerá menos erros, ganhará tempo e poderá usar sua equipe para se ocupar de atividades mais estratégicas e automatizar as burocráticas e repetitivas. E, com foco no cliente, seu negócio vai prosperar mais rapidamente.

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.