Busca interna inteligente: Por que a sua plataforma tem que ter

17/05/2016
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A busca interna inteligente pode aumentar a conversão em vendas da sua loja virtual em até 30%. Parece muito? Vou explicar por que essa afirmação é verdadeira.

Quando o usuário acessa uma loja virtual, ele provavelmente já tem algum produto que deseja comprar em mente, mas esse produto pode não estar visível logo de cara, na página principal do e-commerce. Sendo assim, a primeira reação será procurar a forma mais rápida de achar o produto que ele quer e a busca resolve (ou deveria resolver) esse problema.

→ Leia também: 6 coisas que a sua plataforma de e-commerce deve ter se você quer jogar para ganhar

Uma boa busca interna deve realizar pelo menos essas três ações para facilitar ao máximo a busca dos visitantes da sua loja virtual:

1) Corrigir palavras-chave erradas
Os usuários nem sempre buscam pelos produtos usando palavras-chave escritas corretamente, o que pode não trazer resultados mesmo o produto que ele quer estando disponível na loja virtual. Por isso é importante que a busca interna corrija essas palavras-chave e apresente os produtos disponíveis.

2) Sugerir palavras-chave com resultados melhores
A busca interna também pode adiantar a vida do usuário sugerindo palavras-chave antes que ele termine de digitar o nome do produto que está buscando. Além de o cliente perder menos tempo buscando o produto, ainda pode ver outras sugestões enquanto procura.

3) Ter cadastro de sinônimo
Muitas vezes os usuários buscam pelo produto usando algum sinônimo que não está cadastrado no título da página de produto. Por exemplo, “refrigerador” é um sinônimo para “geladeira”, portanto é importante que a busca interna permita que esse sinônimo seja cadastrado para que os produtos descritos como “geladeira” sejam apresentados nas buscas pela palavra-chave “refrigerador”.

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A busca interna inteligente também pode gerar relatórios de todas as buscas feitas pelos visitantes do e-commerce. Esses relatórios ajudam a entender o que os usuários estão procurando que a sua loja não está oferecendo, dando a oportunidade de suprir essa necessidade do cliente. Além disso, os relatórios ajudam a aprimorar ainda mais os resultados da busca, pois assim podemos saber como os usuários estão buscando pelos produtos para cadastrar sinônimos.

A plataforma de e-commerce precisa oferecer uma busca interna eficiente, que auxilie o usuário na busca pelo produto, sugira resultados melhores para ele e gere relatórios para que o gestor da loja virtual possa melhorar a usabilidade da loja virtual e até mesmo sua gama de produtos.

Por isso pesquise bem antes de escolher, planeje-se e boas vendas!