Captação de leads: Principais iscas para você começar a usar na sua Loja virtual

12/04/2018 Sarah Patrício
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captação de leads - Bleez ecommerce

Resumo da tática

  • O que é um Lead
  • Importância da captação de Leads
  • Como atrair os visitantes
  • Como captar os leads
  • Conclusão

O que é um Lead

A prospecção de novos clientes em potencial, é o objetivo principal no marketing de uma loja virtual.

Para que essa atração funcione, é preciso que sejam tomadas algumas iniciativas, dentre elas, transformar os visitantes da sua loja em Lead.

Um Lead é uma oportunidade de compra!

Para que o seu visitante se transforme em lead, é preciso que ele se sinta à vontade ao ponto de deixar as informações dele (nome, e-mail, cargo da empresa…) para você.

E a melhor forma de extrair essas informações dele, é oferecendo-o uma oferta que agregue valor em troca.

Essa oferta, fica ao seu critério, seja um conteúdo ou um desconto no produto/serviço da loja, é importante que a oferta tenha um valor REAL para o futuro Lead.

Assim que o visitante te fornece essas informações, automaticamente ele se tornará um Lead e em consequência, um alguém que demonstrou interesse na sua loja estando mais perto ainda de se tornar um comprador.

Importância da captação de Leads

Através da captação de leads, você acelera toda a jornada de compra do cliente, peça fundamental para o sucesso da empresa, ainda mais quando considerada as baixas taxas de conversão em mídias digitais.

Assim que o visitante se torna um Lead ele automaticamente começa a passar pelo o processo do funil de vendas da Loja.

Sem contar que com a captação de leads, é mais fácil fazer uma separação de: Leads em potencial para os que nunca vão adquirir o seu produto ou serviço.

Assim, na próxima estratégia de captação de leads, você será mais assertivo.

Essa identificação de leads potenciais ou não pode ser feita através de uma boa qualificação de leads, passo que vem logo após ou em conjunto com a captação de leads.

Veja aqui: Como qualificar leads

Não podendo esquecer que o e-mail dos visitantes da sua loja é uma MINA DE OURO!

Com o e-mail dele, você pode enviar promoções, descontos e novidades para ele quando você quiser.

OBS: Só cuidado para não encher a caixa de e-mail do seu lead e se tornar uma loja chata!

Pronto, entendeu a importância de começar a captar leads para sua loja? Pois então, vamos aprender como você pode começar a usar essa estratégia!

Como atrair os visitantes

Como já foi falado anteriormente, antes de um Lead se tornar um Lead, ele precisa primeiramente se tornar um visitante do seu site; blog etc.

E as empresas ficam muito em dúvida na hora de atrair os visitantes para uma página de destino, para então conseguir chegar no objetivo principal: Captar Leads.

Para que você consiga atrair as pessoas para a sua página, é preciso que você faça uso de algumas ferramentas do marketing digital, que provavelmente você já ouviu falar, são elas:

Campanhas

As campanhas patrocinadas ainda sim são a maior e mais rápida fonte de atração de visitantes, principalmente quando se trata de uma loja virtual nova.

Existem dois tipos de campanhas que você pode usar:

  • Campanhas do Facebook ADS

Nas campanhas do Facebook, existe um objetivo específico chamado TRÁFEGO, que como o nome já diz, está voltado exclusivamente para gerar tráfego para uma página de destino.

Para conhecer melhor sobre a ferramenta clique aqui!

  • Campanhas do Google AdWords

As campanhas do Google AdWords, também são uma ótima opção para atrair pessoas que estão fazendo uma pesquisa no Google.

Para conhecer mais sobre essa ferramenta, clique aqui!

Redes sociais

Grave essa frase: As redes sociais, são as melhores amigas da sua persona!

Cada vez mais as redes sociais, estão ganhando espaço no meio digital, e a empresa que não as usa está ficando para trás.

Sorteios; Promoções; cupom de desconto… e tudo mais que venha chamar a atenção da sua persona em querer, pode e DEVE ser anunciada nas redes sociais da sua loja.

Todas essas opções acima, podem ser oferecidas em troca do e-mail da sua persona, e já que as pessoas que estão na sua rede social já tem um certo interesse pelo a sua loja, vai ser mais fácil.

Veja aqui: Mídias sociais e E-commerce, como essa parceria funciona

Como captar os Leads

Com um número de tráfego constante na sua loja, é hora de começar a transformar os visitantes em Leads.

Para fazer isso, conheça agora mesmo as principais iscas do Marketing digital!

Campo de e-mail no cadastro de compra

Essa isca já é padrão em qualquer e-commerce, mas não custa nada repetir.

Se você possui uma loja virtual, é importante que no processo do cadastro para finalizar a compra de um produto, SEMPRE e sem exceção, tenha um campo para cadastro do e-mail.

Assim você não precisa fazer nenhum esforço para conseguir tal informação.

Blog

O Blog é uma isca padrão para a empresa que quer começar a captar leads.

É importante que o blog da sua empresa esteja sempre atualizado, com pelo menos um conteúdo de 200 a 500 palavras por semana, para que a sua marca não perca a credibilidade.

Para você conseguir captar os leads através de posts do Blog, é preciso inserir no final do conteúdo, um ebook ou infográfico mais completo sobre o assunto abordado no post.

Se o leitor sentiu interesse e leu o post até o final, provavelmente ele vai sentir vontade de baixar um outro material mais completo, em troca, você solicita o e-mail ou outras informações que você considerar relevante.

Veja aqui: Como fazer um Blog e qual a sua importância para o E-commerce

Ebook

Os ebooks são um dos formatos de ofertas mais conhecidas e mais usadas para a captação de leads.

São excelentes para disseminar conteúdos sobre os temas relacionados ao negócio da Loja.

Com grande potencial de viralizar, contribuem diretamente para a sua empresa se tornar referência sobre o assunto que você domina.

Os melhores e-books devem ser ricos em conteúdo prático e bem explicativo.

Por exemplo, caso sua loja trabalhe com a venda de vestidos, uma boa maneira de captar leads, é divulgando um e-book sobre “Dicas nunca vistas de como montar Looks com vestidos brancos”.

Dessa forma, você estará atraindo diretamente seu público, sem necessariamente falar sua solução, ou fazer uma venda “agressiva”

Até porque o seu potencial cliente está preocupado em resolver o problema dele, não com o que sua loja virtual tem a oferecer.

Lembre-se de conquistá-lo pelo conteúdo, só depois no processo final do funil de vendas, se preocupe em VENDER!

Newsletter

É um formato também muito utilizado, e muito de simples de fazer.

O foco principal de uma newsletter é oferecer uma oferta imperdível.

Com os e-mails captados através dela, você enviará periodicamente conteúdos relevantes para o lead que fez questão de assiná-la, com o objetivo do mesmo se tornar futuramente um cliente.

Esse é uma isca que gera grandes oportunidades de relacionamento e qualificação de leads.

Será neste e-mail que você precisará identificar qual assunto é do interesse do seu lead e assim encontrar a melhor forma de abordá-lo, a fim de solucionar seus problemas, objeções e dúvidas.

Exemplo de newsletter de um cliente, onde a oferta é 10% OFF na primeira compra:

beerhood-news

Webinars

Webinar é um formato bastante poderoso para a geração de leads.

Consiste numa gravação ou até mesmo ao vivo, abordando algum assunto de interesse e relevante para o lead.

É basicamente, uma apresentação online, como uma palestra, entrevista ou mesmo uma simples apresentação de slides feita via internet, conectando o palestrante com o leitor.

Acredito que pelo o apelo mais íntimo, por conta do uso da voz e imagem, os webinars acabam sendo uma sacada muito boa e que gera muito resultado na captação de leads e aproximação com a marca.

Landing page com conteúdos

Para quem não sabe, uma landing page é uma página que possui como principal missão, convencer um usuário a tomar a ação proposta dentro da página, e segue sendo também uma ótima estratégia para conseguir e-mails.

A ideia, é você criar uma landing page com um máximo de posts ou ebooks disponíveis, a fim de que o usuário se cadastre em um determinado formulário para conseguir recebê-los.

E claro, em troca ele só precisa inserir o seu e-mail e outras informações que você achar relevante.

Nessa isca, você vai disponibilizar para o usuário mais opções de oferta no lugar de uma, por conta disso, a probabilidade de você conseguir transformar um visitante em lead é muito maior.

Veja aqui: Landing Page, tudo o que você precisa saber

Infográficos

São materiais de representações visuais de um determinado conteúdo, em uma junção de texto com imagem.

Apesar de dá um pouco mais de trabalho e precisar de bastante criatividade, esse tipo de material é bem dinâmico o que torna mais fácil de prender o leitor.

Você consegue fazê-lo de forma gratuita, através de algumas ferramentas disponíveis na internet, porém é preciso que você tenha um pouco de noção sobre design.

Conclusão

Acredito que já tenha ficado bem claro por onde você deve começar a captar os leads para a sua empresa.

Porém como uma dica bônus, não esqueça de mensurar os resultados de todas as estratégias e iscas que você usar, só assim você saberá o que está dando certo ou errado.

Boa sorte!