Como o Chatbot para Facebook pode aumentar as vendas da sua loja virtual

10/07/2020 Autor Convidado
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Este artigo foi escrito por Ludmila Costa, Criadora de Conteúdo da RK Comércio e Marketing Digital

Se a sua empresa ainda não tem um Chatbot, você pode estar perdendo uma grande oportunidade de alavancar as suas vendas.

Um conceito bem básico de Chatbot é que se trata de um robô com a finalidade de conversar com os seus clientes via chat.

Além disso, ele também pode desenvolver uma série de funções estratégicas. Por exemplo: agendamento de visitas, alteração de cadastro, assim como o fornecimento de informações.

Desse modo, você tem uma forma mais rápida e eficiente de atender o seu cliente. Assim, ele não perde muito tempo esperando para solucionar questões simples.

Enfim, o Chatbot para Facebook é considerado como um programa de inteligência artificial. 

A sua principal finalidade é manter uma comunicação com os clientes através de mensagens, que são previamente programadas.

Conheça abaixo as vantagens de usar Chabots na sua loja virtual.

Aumento na taxa de conversão

Uma das grandes vantagens do Chatbot é que ele pode ter vários tipos de interação com o cliente, desde as mais simples, até as mais complexas. Um exemplo é redirecionar o cliente para a página certa de um produto. E isso, sem dúvida, ajuda a aumentar a taxa de conversão.

O Facebook é uma das maiores redes sociais que existem. No entanto, manter um atendimento eficaz 24 horas por dia não é tão fácil assim. É aí que entra o Chatbot.

Ele consegue otimizar o atendimento ao cliente. Dessa forma, além de fornecer todas as informações de que o cliente necessita, ele o direciona para a página do produto, contribuindo para a sua decisão de compra.

Aumento nas vendas recorrentes

Da mesma forma, com o uso do Chatbot no Facebook, o cliente tem a oportunidade de tirar as suas dúvidas sobre produtos, horário de atendimento da sua loja e muito mais, a qualquer hora do dia ou da noite.

Afinal de contas, essa ferramenta trabalha 24 horas por dia para sanar as principais dúvidas dos clientes.

Se você programar o seu Chatbot para a realização de vendas automáticas, ele consegue coletar os principais dados dos clientes, para que a sua equipe de vendas os contate na primeira oportunidade.

Além disso, outra forma que o Chatbot tem de te ajudar a aumentar as vendas recorrentes é você programá-lo para que ele possa realizar pré-vendas.

Dessa maneira, mesmo fora do horário comercial, o cliente terá as informações de que necessita sobre sua loja virtual, e poderá adiantar o seu pedido.

O cliente escolhe o produto ou o serviço que deseja, tem acesso à todas as informações a respeito do mesmo, confere as formas de pagamento e aguarda o contato com vendedor para finalizar o pedido.

Solução de dúvidas em tempo real

Como dissemos, com o Chatbot o cliente pode solucionar todas as suas dúvidas em tempo real. E o melhor: a qualquer hora do dia ou da noite. Afinal de contas, a ferramenta fica disponível na fanpage no Facebook 24 horas por dia.

Além disso, os clientes podem ser atendidos em apenas alguns minutos. Portanto, ao integrar o Chatbot ao FAQ, o cliente pode ter o suporte de que necessita em tempo real.

Grande aliado à automação de Marketing

Sem dúvida, o Chatbot representa uma grande inovação na automação de marketing. O uso da inteligência artificial no dia a dia da sua loja virtual é fundamental para melhorar seus resultados.

Portanto, os Chatbots podem ser grandes aliados na automação de marketing digital da sua empresa. Eles são ferramentas simplesmente incansáveis e desempenham papéis fundamentais nas diversas fases do funil de vendas.

Simplificando, são ferramentas muito versáteis que atuam em diversas frentes da automação de marketing.

Listamos abaixo algumas situações em que o Chatbot pode ser um grande aliado à automação de marketing da loja virtual:

  • Ótimo para geração de leads

Uma das formas que o Chatbot tem de te ajudar na estratégia de conteúdo, é por meio dos aplicativos de mensagens mais comumente usados pelos clientes, como é o caso do Facebook Messenger.

Ele ajuda na distribuição dos conteúdos que a sua marca distribui em plataformas digitais.

  • Fidelizar os clientes

O Chatbot é uma ferramenta muito eficaz na fidelização de clientes. Pois, além do atendimento de qualidade que ele oferece, ele também pode ser usado como um grande aliado no pós-venda. Essa etapa é fundamental para garantir que o cliente volte a procurar a sua loja.

Assim, uma das formas de fidelizar o seu cliente, por exemplo, é usar o Chatbot para o envio de mensagens periódicas. Assim, você consegue saber se o mesmo está satisfeito com o produto ou serviço adquirido, e coisas do tipo.

Ainda que o Chatbot seja uma estratégia tecnológica de inteligência artificial, você consegue humanizar a relação dessa ferramenta com a sua loja virtual.

Este artigo foi escrito por Ludmila Costa, Criadora de Conteúdo da RK Comércio e Marketing Digital