Como aproveitar datas alusivas para vender mais

20/10/2015
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1. Selecione as datas mais significativas

Primeiro, é preciso selecionar as datas comemorativas ou alusivas que têm mais a ver com o seu negócio. Se você vende produtos de saúde, provavelmente o Dia do Médico ou o Dia do Fisioterapeuta têm maior potencial de gerar vendas do que o Dia das Crianças, por exemplo. Listando essas datas, você pode montar um calendário e pensar em ações promocionais que atraiam público e gerem aumento nas vendas durante o ano todo.

2. Prepare o estoque

Trabalhar ações promocionais em datas alusivas tem o objetivo de aumentar as vendas de determinados produtos relacionados àquelas datas, portanto prepare o seu estoque com antecedência. Não há quase nada mais decepcionante para o cliente do ecommerce do que ver uma promoção e encontrar o produto com estoque esgotado. Portanto, após listar as datas alusivas mais significativas para o seu negócio, aproveite para negociar com antecedência com os seus fornecedores a quantidade de produto que você estima vender. Isso vai te trazer outras vantagens como garantir preços mais atrativos, evitar riscos de atrasos no recebimento das mercadorias e ausência delas no fornecedor.

3. Prepare a loja virtual para mais acessos

A proximidade de datas alusivas naturalmente atrai um maior número de consumidores para as lojas à procura de presentes. Se você trabalhar ações promocionais para essas datas, pode esperar ainda mais acessos ao seu ecommerce, portanto prepare a sua loja para eles: certifique-se de que o servidor em que o seu site está hospedado suportará o maior número de acessos simultâneos (peça ajuda a um profissional especializado, caso não saiba estimar se o seu servidor suportará os acessos); selecione os produtos mais relevantes para a data que está sendo trabalhada e deixe-os em destaque; e facilite a vida do usuário verificando se a busca do seu site está funcionando bem nas buscas pelas palavras-chave relacionadas à data.

4. Comunique as datas com antecedência

Não espere a data alusiva chegar para comunicar a sua ação promocional para o cliente. Em datas mais tradicionais, como Dia das Mães e Natal, comece a comunicação com pelo menos um mês de antecedência. Lembre-se de como o varejo tradicional se antecipa e já decora suas lojas no fim do mês de outubro ou no começo do mês de novembro para o Natal. Essa antecedência já convida o consumidor a entrar no clima da data e a pensar nas compras que fará com antecedência também. Para datas menos tradicionais, você pode começar a comunicação com uma ou duas semanas de antecedência. Pequenas mudanças no layout da loja virtual, emails marketing com descontos e promoções e ações em mídias sociais são algumas das opções para trabalhar as datas alusivas para gerar mais vendas no ecommerce.

5. Prepare-se para um maior volume de atendimentos

Quanto mais acessos trazemos para uma loja virtual, maior pode ser o número de usuários solicitando atendimento via telefone, email, chat e mídias sociais para tirar dúvidas sobre os produtos e os pedidos, portanto esteja preparado para atender a essa demanda. Um cliente com dúvida em uma loja física pergunta a um vendedor ou qualquer funcionário da loja, mas um cliente com dúvidas no ecommerce tende a ir para o concorrente caso a resposta que ele precisa demore para chegar. Você não vai gastar tempo e dinheiro em uma ação promocional para o seu cliente ir comprar do concorrente por causa da sua demora em responde-lo, não é? Então planejamento para oferecer um atendimento rápido caso o cliente o solicite é essencial.

>>Leia também: “Zappos: o melhor case de gestão de crise”. 

6. Seja ainda mais encontrável

Durante o ano inteiro é essencial que a sua loja virtual seja fácil de encontrar nas buscas na Internet. Em datas alusivas, você pode aproveitar para ser ainda mais encontrável nas buscas por palavras-chave relacionadas a essas datas. O próprio Google tem o site Datas Sazonais para AdWords, que ajuda empreendedores menos experientes a selecionar pacotes de palavras-chave para campanhas para Rede de Pesquisa e Rede de Display (por palavras-chave ou canais) no Google Adwords.

Planeje-se e boas vendas!