Descubra como atrair clientes para seu negócio e pare de perder vendas

27/09/2017 Kalina Teixeira
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“A melhor forma de encontrar clientes é ser encontrado por eles.”
Martha Gabriel

A regra é simples, para conseguir atrair clientes você precisa fazer com que eles te encontrem. Seus futuros clientes precisam primeiramente saber que você existe, para que assim você tenha a oportunidade de atraí-los e persuadi-los.

Há quem afirme que uma prospecção de clientes bem feita representa a metade de uma venda. Afinal, vender seu produto ou serviço para alguém que está procurando por ele é bem mais fácil do que atirar no escuro, tentando vender para pessoas que sequer curtem e se interessam pelo que você oferta.

A prospecção de clientes se alterna entre esses 3 principais fatores:

  • Equipe de vendas bem selecionada e organizada
  • Um bom planejamento de vendas
  • Marketing e Divulgação (para atrair e consolidar sua marca)

Sendo assim, eu preparei para você esse post com as melhores formas de como atrair clientes, vamos lá?

1. Conheça seu Público

De todas as táticas de como atrair clientes que vou te passar a seguir, com certeza essa é a única que você não poderá ter dúvidas, ou deixar para lá ou para depois.

O conhecimento e entendimento de quem é o seu público é essencial para o sucesso da sua empresa, pois vai ser através dessas informações que você vai conseguir criar e direcionar toda e qualquer campanha na sua empresa, atraindo as pessoas que realmente são potenciais em compras, conseguindo abordá-las da forma correta.

Então essa é a hora de você analisar tudo sobre o seu público, entender quem são(sexo, idade, estado civil, cidade, ocupação, classe social), identificar quais períodos ela compra, qual a preferência de compra delas(shoppings, e-commerce, catálogos, etc), quais as razões que ela compraria seu produto, porque ele é atrativo pra ela e etc.

Com isso ficará 10 vezes mais fácil na hora de criar estratégias para captar clientes.

2. Crie campanhas que seduzam

Crie campanhas com o objetivo de fazer com que seus clientes não consigam resistir e necessitem comprar de você.

Campanhas criativas podem ter um enorme poder de agregar valor ao seu produto e de gerar engajamento entre seus clientes.

Tente sempre despertar a atenção do seu cliente, faça com que ele se sinta motivado, que se sinta feliz ou triste, desperte sentimentos e emoções e fisgue seu clientes nesses momentos.

Opções de campanhas que seduzem:

Ações de Engajamento

A maior dificuldade do seu cliente não está em pagar por um produto está em tomar a decisão de compra-lo, todos nós precisamos de incentivos que façam com que decidamos efetuar uma compra.

Pensando dessa forma, crie ações de relacionamento, de entretenimento, eventos temáticos, degustações, demonstrações e etc. Chame o seu cliente para dentro da sua loja, faça ele se sentir atraído em entrar, e não faça isso com apenas promoções e descontos bombásticos, use sua criatividade e perceba quantos clientes você vai conseguir captar.

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Humor

Campanhas com humor, se você souber fazer, podem ser uma grande aliada para seu negócio.

Levantar o astral do seu consumidor fará com que ele sinta um afeto maior pela sua empresa, e querendo ou não uma proposta de marketing bem-humorada, no mínimo, chamará atenção.

As campanhas com humor precisam ser bem pesquisadas e pensadas, para que não entre para um humor negro, trazendo um sentimento contrário do que você quer que seu cliente sinta, então tenha cuidado ao utilizar dessa estratégia.

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O McDonald’s por exemplo costuma criar tweets engraçadinhos e se apropria de piadas e tiradas com um efeito popular que gera uma empatia em seus consumidores.

3. Esteja Online

O mercado online só cresce em cada dia que passa, ficar fora disso é no mínimo fazer com que seu negócio ande pra trás ao invés de pra frente.

Não tem como desprezar o universo digital, de alguma forma você precisa estar nessa plataforma, seja com um e-commerce, redes sociais, marketplace ou até mesmo com suas informações físicas constando no Google.

Através do universo online você poderá conseguir atrair inúmeros clientes, com divulgações, campanhas, interações e principalmente, conseguir se relacionar com seus clientes, se aproximar deles, conversar com eles, entender o que eles mais gostam de ver, receber pedidos, sugestões e grandes idéias que podem ser muito lucrativas para as próximas ações.

Por isso, se você ainda não está nesse mercado, se atualize o mais rápido possível e invista nisso, pois com toda certeza você vai conseguir atrair muitos clientes.

-> Entenda mais sobre porque sua loja física precisa ter uma loja virtual

4. Mande e-mails atrativos

O email deve ser curto, fácil de ler e de responder. Se você quiser fazer com que seu cliente leia e se interesse pelo que você mandar por e-mail, também é legal pensar em uma forma de personalizar esse e-mail.

O principal fator para você atrair clientes por e-mail é: trazer algum benefício para ele. Então esse é o momento de você pensar em campanhas atrativas, como cupons de desconto que só aquela cliente que recebeu aquele e-mail terá, poderá mandar também novidades, dicas que agreguem valor, atualização de status, aviso de entrega, catálogos, conteúdos ricos, convite para eventos e etc.

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5. Visite os lugares que seu cliente está

É sempre bom você estar nos lugares onde seus clientes estão. Visite feiras, convenções, palestras, cursos – ou o que se encaixar com sua persona – com certeza nesses locais estarão pessoas dispostas a aprender e que se interessam pelo que você oferta.

Sem contar que em ambientes assim é bem propício para você fazer networking com pessoas influentes, aumentar ainda mais sua rede de contatos, podendo fazer parcerias de sucesso, ou até mesmo ganhar algumas boas indicações.

A prospecção de clientes nesses ambientes abrem portas promissoras e realmente podem valer muito a pena.