Como aumentar as vendas pelo WhatsApp e outros apps de mensagens

22/09/2020
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Esse artigo foi escrito por Pedro Ribeiro, redator da AmoCRM

Promover as vendas pelo WhatsApp e por outros aplicativos de mensagens é uma realidade de muitos negócios no Brasil, com destaque para os pequenos estabelecimentos e profissionais autônomos.

É fácil entender os motivos. O WhatsApp está presente em 99% dos telefones celulares do país. Em resumo, é como se quase toda a população brasileira fizesse o uso da ferramenta. Em um cenário tão favorável como esse, as oportunidades de negócios são abundantes.

Mesmo que a maioria dos usuários do app, de propriedade do Facebook, apenas troquem mensagens com os amigos e parentes, aumenta a cada ano o número de pessoas que solicitam por meio dele produtos e serviços. Seja de comerciantes locais, seja de grandes companhias, via chatbot.

A seguir, você pode conferir uma série de dicas fundamentais sobre como aumentar as vendas pelo WhatsApp e por outros apps de mensagens. O melhor de tudo é que muitas delas podem ser colocadas em prática hoje mesmo.

Por que faz tanta diferença gerenciar as vendas pelo WhatsApp?

A primeira razão para efetuar as vendas pelo WhatsApp tem a ver com a conveniência do cliente. Como citado, e isso é válido para todas as classes sociais, é bem provável que o seu público-alvo use o aplicativo também para fechar negócios.

Outro ponto que precisa ser destacado, por mais que pareça óbvio: você deve estar onde o seu consumidor está. A facilidade de alcançar novos leads também é outro diferencial do aplicativo. Com o WhatsApp, é possível atingir clientes em diferentes bairros, sem a inconveniência de realizar uma chamada telefônica para cada um deles. 

O fator custo-benefício também é um ponto positivo para o aplicativo. Disponível de forma gratuita, o WhatsApp utiliza poucos dados para mandar e receber mensagens, o que representa um investimento muito baixo e altas taxas de retorno.

WhatsApp Businesss: relacionamento com o cliente e profissionalismo

Whatsapp Business é a versão do aplicativo de mensagens para empresas, ideal para aumentar as vendas. Diferente da alternativa oferecida ao grande público, ele tem funções exclusivas que podem ajudá-lo a impulsionar o seu empreendimento.

É recomendável que você lide com esta opção do app. O cliente, ao abrir uma conversa com seu número, terá a certeza de que está falando com uma empresa. Isso passa confiança e tranquilidade para ele começar o processo de compra.

No modo Business você pode ainda criar mensagens automáticas para o seu consumidor. Assim, se por acaso ele enviar um “Oi”, sua conta já responde em seguida algo como “Tudo bem? Qual o seu pedido? ”. Com isso, é possível ganhar tempo, e ainda evitar que o cliente tenha aquela sensação de que está falando sozinho.

Tenha mais agilidade com o WhatsApp Web

Falar somente com um cliente pelo WhatsApp pode ser fácil. Agora, imagine se você tem uma pizzaria, e necessite conversar com 30 deles ao mesmo tempo. Por isso, usufruir do modo web do aplicativo mais popular do Brasil pode levar muito mais rapidez para o seu negócio.

O jeito como ele funciona é simples. Após a confirmação do acesso, feita por QR Code, o seu computador reproduz com exatidão todas as mensagens recebidas pelo smartphone.

Para sua comodidade, se você receber uma imagem enquanto usa o WhatsApp Web, ela somente será visualizada em seu PC. Assim, a memória do seu telefone ficará livre de downloads indesejáveis.

O ponto negativo dessa versão é a exigência de se manter o smartphone sempre com uma carga mínima de bateria. Desta forma, quando o celular fica sem energia, o WhatsApp Web também permanecerá indisponível.

Utilize um software de CRM

Por mais que boa parte dos brasileiros recorra ao WhatsApp, tanto para contatar pessoas próximas e fazer negócios, ele está longe de ser o único app a ser usado no país.

O mercado está repleto de aplicativos de mensagens para todos os perfis. Entre os mais famosos estão o Instagram, o Facebook Messenger e o Telegram. Assim, para quem deseja estar sempre em contato com os clientes, é imprescindível estar nessas plataformas. Entretanto, atender inúmeros clientes, em diversos aplicativos, pode ser um trabalho árduo.

Nesses momentos, é aconselhável operar um software de CRM de mensagens. Com ele, você concentra todos os aplicativos de mensagens em apenas um sistema. Deste jeito, você pode se conectar com seus leads de maneira instantânea, e ainda oferecer um atendimento de excelência. 

Em função disso, lembre-se: clientes satisfeitos pagam até 1/3 a mais por uma experiência de compra positiva.

Crie Conteúdo

Por mais que encaminhar mensagens para seus prospects durante o lançamento de um produto seja irresistível, existem outros meios de atraí-los. Para aumentar as vendas pelo WhatsApp, uma das mais eficazes é a criação de conteúdo em redes sociais. Com perfis no Facebook e Instagram, você pode fortalecer a relação com os seus consumidores.

É desejável que os clientes encarem seu negócio como uma parceria que vai além do lucro. No dia a dia, apresente sugestões que sejam relevantes para eles. Além disso, se couber no seu orçamento, contrate fotógrafos, redatores e designers. Assim, o seu conteúdo será apresentado de uma forma bem mais profissional e atraente.

Evite os grupos e dê preferência as listas de transmissão

O WhatsApp é muito popular porque permite a formação de grupos com mais de duzentos contatos. Este recurso, por mais que seja interessante para a maioria dos usuários, deve ser deixado de lado pelas empresas.

Uma das justificativas é a impessoalidade. Ao enviar uma mensagem para um grupo de clientes, o diálogo se torna genérico, e não interessa a maioria deles. Esse problema pode ser evitado quando se emprega uma lista de transmissão.

O funcionamento é bem simples. Nela, você inclui o contato de seus clientes. Assim, caso você queira informar sobre o lançamento de algum produto, por exemplo, basta mandar uma mensagem para essa lista.

Cada um deles receberá a comunicação de forma individual. Portanto, se você prosseguir com as vendas pelo WhatsApp, a conversa será realizada de maneira privada entre sua empresa e o consumidor.

Investir em vendas pelo WhatsApp vale a pena

Ao seguir as sugestões acima, você já tem o essencial para estimular seu negócio através de aplicativos de mensagens. Se permitido, comece o mais cedo possível a elaborar suas estratégias. Quanto antes você iniciar, maiores são as chances de conquistar novos clientes.

Esse artigo foi escrito por Pedro Ribeiro, redator da AmoCRM