3 dicas matadoras para aumentar seus lucros – Você conhece todas?

19/09/2017 Bruno Viana
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Como falei em nosso e-book sobre métricas de sucesso, aumentar o número de vendas nem sempre significa sucesso. Utilizar apenas o número de vendas da sua empresa como indicador de desempenho é uma estratégia muito pobre.

E se você vendeu ao todo R$500.000 e gastou R$490.000? Faz sentido você comemorar por que sua empresa fatura meio milhão? Eu não comemoraria.

No fim das contas, o que realmente importa é quanto você está lucrando e se este lucro faz sentido para você manter este negócio. Se você lucra R$100, não deixa de ser um lucro. Mas faz sentido gastar toda energia e tempo para lucrar R$100?

Se você leu nosso e-book, levantou todos os seus números e se assustou com quanto você lucra, você deve estar se perguntando agora o que fazer para lucrar mais.

Neste post vou dar algumas ótimas dicas para você aplicar e aumentar a lucratividade da sua empresa.

Tenha todos os números na sua mão

Uma frase que eu adoro que o Marcus Lemonis fala o tempo todo é “Se você não conhece seus números você não conhece sua empresa“.

A primeira vez que ouvi esta frase me deu um frio na espinha pois, de fato, eu não conhecia todos os números da minha empresa.

O importante de se ter esses números nas mãos é que para você aumentar seu lucro, não adianta você vender mais. Você precisa cortar custos.

“Custo é como unha. Você tem que cortar sempre.”

Por exemplo, depois de levantar todos os seus números, você vê que energia e telefone são uma das suas maiores despesas. Com certeza se você diminuir esses custos, indiretamente o custo do seu produto ou serviço será menor e seu lucro aumentará sem precisar de nenhum esforço para ter mais clientes.

Uma vez detectado o que está te custando muito, entra a criatividade do empreendedor para pensar em formas de diminuir. Será que não há pacotes de telefonia melhores com bônus e ligações grátis? Será que não há algum equipamento que está velho e trocando por um novo ele acabe economizando mais energia?

Todas as outras dicas que vou dar daqui para frente só fazem sentido se você tiver todos os custos controlados.

Conquiste mais clientes gastando menos

É normal que um empreendedor quando pensa em fazer sua empresa crescer pense que ele precisa de mais clientes. Isso é uma verdade uma vez que você já possui seus custos e sua margem de lucro bem trabalhados, afinal, aumentando as vendas, aumenta o lucro.

Quando a empresa atinge um certo patamar, a primeira ideia que se tem é de abrir uma nova loja para que possa receber mais pessoas e assim vender mais.

Porém hoje em dia é possível conseguir atingir muito mais pessoas usando a Internet do que qualquer loja física poderia comportar.

Abrir uma loja virtual é uma ótima maneira de conseguir conquistar mais clientes e vender mais sem precisar gastar as mesmas quantias exorbitantes de uma loja física.

Além de todos esses fatores, os números da economia dizem por si só que o e-commerce é um canal que todo empreendedor que possui loja física deve considerar.

Tenha foco

É comum, principalmente em empresas muito novas, o empreendedor oferecer vários serviços com o pensamento “pagando bem, que mal tem“.

Logo quando abrimos a Bleez, recebemos diversas propostas para realizar serviços que não era nosso foco (criação de logomarcas, administração de redes sociais, etc). E bastante gente falava “cara, vocês deviam pegar esse serviço, é dinheiro entrando de qualquer forma“.

A grande questão é que quando o empreendedor não foca no que é relacionado sua atividade principal ele acaba gastando muito mais sem perceber.

Se nós tivéssemos oferecido o serviço de Gestão de Redes Sociais junto com os nossos serviços de Criação de Site e Criação de Lojas Virtuais, nós precisaríamos contratar gente com especialidade que nós não dominamos (logo não conseguimos validar se havia qualidade), precisaríamos gastar tempo gerenciando uma atividade que não sabemos como funciona, dar atendimento para algo que não fazemos ideia de como deve ser atendido, etc.

Empresas que oferecem serviços fora da sua atividade principal e ainda assim não se preocupam com tais coisas estão fadadas a oferecer um serviço de péssima qualidade.

Tudo isso causa um problema tão grande para a empresa que o empreendedor gasta mais tempo apagando incêndios do que dando atenção nos produtos e serviços principais que deveriam ser aqueles que mais trariam dinheiro para a empresa.

Neste caso, a melhor maneira de manter seu lucro saudável é reconhecer no que realmente você é bom e focar nisso. Faça com que seu produto ou serviço seja o melhor possível para que você possa vendê-lo cada vez mais e cobrar cada vez mais caro (sempre mantendo seu custo baixo, claro).