O que é e como calcular o ROI do seu ecommerce

27/03/2019 Kalina Teixeira
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Amou?

Uma sigla tão pequena para uma importância gigantesca, para não dizer imprescindível.

Com alguns anos de experiência posso dizer que é triste perceber o quanto ainda existem muitos empreendedores que não entendem a tamanha importância dessa métrica para seu negócio. Digo que é triste porque com apenas um cálculo podemos encontrar TODAS as soluções pro seu ecommerce.

Soluções como:

  • Quanto você deve investir em cada canal;
  • Quanto você não pode gastar;
  • Clareza com base em dados reais em o que fazer para conseguir um melhor retorno;

E o principal motivo:

Parar de perder dinheiro e aprender a lucrar com inteligência, crescendo e escalando mês a mês suas estratégias, esforços e claro, RESULTADOS.

Eu imagino que até essa altura você já deve estar cansado de ler tantas promessas, de ver tantas estratégias que se dizem infalíveis, mas sendo bem sincera eu queria conseguir entrar na tua mente agora e dizer:

*Pausa tudo que tu aprendeu até agora e calcula o ROI do teu ecommerce. Só a partir daí, continue a fazer qualquer estratégia que você estava em mente. Pois infelizmente, qualquer estratégia para seu negócio vai ser FALHA se você não tiver o entendimento de – quanto deve gastar, quanto realmente, baseado em NÚMEROS (lucros e gastos) você deve investir e principalmente quanto de receita você vai ter com esse investimento –

O que é ROI

ROI – É uma sigla em inglês que significa “Return on Investment”. Traduzindo para o português, ela fica “Retorno sobre investimento”.

Ou seja, o ROI nada mais é do que o cálculo que irá demonstrar quanto de retorno/lucro você teve através de um investimento.

A melhor maneira de calcular o ROI (ensinaremos nos tópicos a seguir) é separando cada canal de investimento, por exemplo, vamos supor que você faz 2 tipos de campanhas de divulgação para sua loja virtual, Google Adwords e Facebook Ads, o ideal na hora de calcular quanto de retorno você teve nessas campanhas é, calcular separadamente cada um, tendo como total uma porcentagem de retorno para o Adwords e outra porcentagem para o Facebook Ads, assim, você conseguirá enxergar qual está te dando mais lucros e assim escalar ou não a estratégia.

Pensando no exemplo acima, você consegue enxergar a importância do ROI? Se não, vai pro tópico a seguir que vou te mostrar.

Qual a importância do ROI

Fica claro pra mim a total importância do ROI no exemplo acima, já que com apenas um cálculo você visualizará com precisão quanto de lucro um canal trouxe para sua empresa e ainda te confirmando onde é melhor investir mais e onde é melhor investir menos.

O ROI é o indicador mais assertivo para tomadas de decisões, permitindo com que o gestor da loja virtual acompanhe com proximidade e exatidão, quanto de dinheiro a empresa está ganhando ou perdendo em cada investimento feito.

O ROI, não se aplica apenas em investimentos de marketing, se aplica também em retenção de clientes, ferramentas de otimização do serviço, vendas, nos preços dos seus produtos e em qualquer coisa que você tenha que fazer algum gasto/investimento.

Para um gestor o ROI permitirá que metas sejam traçadas baseadas em resultados tangíveis, diminuindo significativamente as indesejáveis perdas.

Como calcular o ROI

Para calcular o ROI você precisará ter em mãos os seguintes dados:

  • O valor do investimento
  • O valor do lucro que aquele investimento trouxe

A fórmula para calcular o ROI é:

como calcular o ROI

Exemplo:

Digamos que você tem uma loja virtual de roupas infantis, e gasta mensalmente R$ 10.000,00 em campanhas no Facebook Ads e tem de retorno uma receita de R$ 28.000, 00.

Para saber qual a porcentagem de lucro essas campanhas estão trazendo para seu ecommerce, calcule o ROI:

28.000 (receita) – 10.000 (custo) = 18.000

18.000 / 10.000 (custo) = 1,8

1,8 x 100 = 180%

A margem de lucro sobre o investimento com as campanhas de Facebook Ads é de 180%. Uma margem de lucro, por sinal.

Para contas maiores

Digamos que você está querendo calcular se o valor do seu produto estrela está te trazendo um bom retorno de receita. Para isso você precisará ter em mãos os dados:

  • O valor do seu produto estrela
  • O valor da soma de todos os gastos/custos que você tem com esse produto estrela

A fórmula continua sendo a mesma, você só terá que fazer mais somas, já que são bem mais custos.

Exemplo: (Número fictícios)

Digamos que você tem uma empresa de artigos de decorações para casas, e seu produto estrela é um quadro de R$ 250,00. Veja pela tabela como calcular o ROI em cima de valor:

como calcular o ROI

Vamos lá traduzir esses números:

R$ 250,00 é o valor que é vendido o quadro;

R$ 146,50 é o valor da soma de todos os custos para que o quadro seja vendido.

Como fica a conta:

250 – 146,50 = 103,50

103,50 / 146,50 = 0,7064

0,7064 x 100 = 70,64%

ROI: 70,64%

Analisando esses números, o Retorno sobre o tanto que está sendo gasto nesse produto está sendo bom, uma margem de 70% para um produto é ótimo. Imagine o cálculo geral de vendas no mês, com esse produto mais os outros produtos da loja, com certeza daria um número satisfatório de receita e de retorno.