Como criar uma loja virtual segura

26/10/2016 Lahisla Vilar
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Segurança no e-commerce

Como já disse anteriormente aqui no blog, segurança é marketing para o e-commerce. É preciso investir na presença de itens relacionados a segurança e atendimento ao consumidor no e-commerce, pois até 15% da conversão em vendas pode estar vindo daí.

Como ter uma loja virtual segura

Para uma loja virtual ser considerada segura, ter boa reputação e estar sempre online e vendendo é preciso evitar ataques de hackers e roubo de dados pessoais e bancários dos usuários. Algumas das ações que você deve fazer para ter uma loja segura são:

Política de senha forte para banco de dados, FTP e áreas administrativas

Utilizar senhas fáceis é o primeiro passo para que pessoas mal intencionadas tenham acesso à sua loja virtual e ponham em risco o seu negócio. Portanto é muito importante que você coloque senhas fortes, com letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais nos logins mais importantes do seu e-commerce, como banco de dados, FTP e áreas administrativas da plataforma de loja virtual.

Auto backup do banco de dados

Mesmo tomando cuidados para manter a segurança da sua loja virtual, é preciso sempre ter um backup do seu banco de dados. Nunca se sabe quando pode acontecer uma falha de segurança e você poderá perder os dados do seu e-commerce, mas se tiver um backup feito automaticamente e periodicamente, é possível recuperar a sua loja virtual. Já pensou ter que começar tudo do zero? A credibilidade do seu negócio estaria arruinada.

Certificado SSL (criptografia)

SSL (Secure Sockets Layer) é uma tecnologia de segurança que codifica os dados trafegados entre um computador e um site. Através de um processo de criptografia dos dados, o certificado SSL evita que os dados trafegados possam ser capturados ou alterados no seu curso entre o navegador do usuário e a sua loja virtual, garantindo a troca segura dos dados de cartão de crédito, contas bancárias, senhas, etc.

Blindagem do site

A blindagem de um site é um conceito desenvolvido pela empresa Site Blindado, cujo serviço protege a sua loja virtual contra ataques de hacker, infecção por malware, roubo e clonagem de informações e números de cartão de crédito. Ele conta com proteções que apenas o certificado SSL não é capaz de oferecer para a sua loja virtual. Quanto maior e mais acessado for o seu e-commerce, maior a necessidade de uma blindagem do seu site.

Sistema antifraude

Os sistemas antifraude utilizam redes neurais e outras técnicas de inteligência artificial para analisar as informações e decidir se autorizam ou não a compra do usuário na sua loja virtual. Elas reduzem as chances de acontecerem fraudes nas transações financeiras do seu e-commerce e você ter prejuízos.

Como passar segurança ao cliente

Além das medidas de segurança para manter a sua loja virtual sempre online, proteger dados do usuário e transações, é muito importante passar a sensação de segurança para o usuário. Algumas medidas podem mostrar que você zela pela segurança dos dados de cadastro e bancários do cliente, como:

Informações e contato sempre visíveis

Ter o endereço, e-mail e telefone de contato da sua empresa sempre visível no rodapé e no checkout da sua loja virtual passam para o cliente a confiança de que ele será atendido caso tenha algum problema com a compra ou precise tirar dúvidas. Além de ser importante para passar segurança, ter essas informações de contato e o CNPJ da loja virtual em local visível é obrigatório e está previsto no artigo Nº7962/13.

Marca limpa no Reclame Aqui

Sites como o Reclame Aqui, onde clientes publicam reclamações sobre produtos, serviços e atendimento ao cliente de diversas empresas, devem ser constantemente monitorados por você. Não ter reclamações ou ter todas as reclamações respondidas e os problemas resolvidos passa confiança para o usuário que deseja comprar no seu e-commerce. Monitore menções à sua marca em toda a Internet e sempre seja transparente com seus clientes.

Exibição de selos de segurança

Os certificados de segurança e sistemas antifraude emitem selos de segurança que você pode (e deve!) colocar em um local bem visível da sua loja virtual. Eles demonstram para os usuários que o seu e-commerce investe constantemente em segurança e, portanto, os dados de cadastro e bancários deles estarão seguros.

Política de privacidade sempre visível

A política de privacidade explica aos usuários quais dados deles são coletados pela sua loja virtual e como são utilizados pelo seu negócio. Isso é muito importante para manter a transparência com seus clientes e passar segurança para eles. Deixe essa política sempre visível no rodapé do seu site e, se possível, no checkout também.

Pronto para ter uma loja segura? Planeje-se e boas vendas!