Onde e como divulgar minha loja virtual

03/11/2017 Kalina Teixeira
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A divulgação da sua loja virtual é tão essencial quanto a existência dela, não tem como você pensar em criar sua loja virtual sem pensar em como vai fazer para ter clientes dentro dela.

Sendo que divulgar um e-commerce não é tão simples quanto você imagina, não é apenas fazer qualquer coisa e estar em qualquer lugar, pois tenho certeza que você pretende ter retorno com suas divulgações e para isso acontecer, para você conseguir ter sucesso no seu e-commerce, você precisa definir, porque, onde e como divulgar sua loja virtual.

E vai ser exatamente sobre isso que vamos abordar no post de hoje, vamos conversar sobre as melhores estratégias de divulgações, porque elas são interessantes e como colocá-las em prática.

Vamos nessa?

Criação de conteúdo

Coloquei criação de conteúdo como nosso primeiro tópico pois para quase todas as outras estratégias funcionarem, você vai precisar ter conteúdo e também vai precisar que eles sejam BONS.

Com conteúdos você poderá conseguir fisgar sua persona em diversos momentos, fazendo com que ela se relacione com sua empresa, ganhe confiança e se torne sua fã.

O que seria um bom conteúdo:

  • Conteúdo planejado: Planeje seu conteúdo, pesquise sobre o assunto, veja referências, palavras chaves e etc.
  • Conteúdo com um objetivo: Sempre tenha um objetivo para seu conteúdo, não faça eles sem ter algum sentido, o que você precisa no momento? atrair clientes? então faça conteúdo para pessoas que ainda não são seus clientes e assim sucessivamente.
  • Conteúdo para as personas: Faça seu conteúdo com base nas suas personas, entenda quem são elas, o que elas gostam de ler e fazer, qual suas dores e dificuldades, vai ser a partir daí que você pensará no melhor conteúdo para entregar para ela, tendo a chance de ser bem mais assertivo.

Onde aplicar esses conteúdos

Depois que o conteúdo tiver pronto, você precisa fazer com que ele seja visto não é mesmo? Então onde aplicá-lo:

  • Blogs
  • Redes sociais
  • E-mail
  • Vídeos
  • Entre outros

Redes sociais

Acho que nem é preciso ser falado a força que as redes sociais tem em torno do mundo, hoje em dia praticamente é raro você encontrar alguém que não tenha um Facebook, Instagram ou Whatsapp.

Por isso estar nas redes sociais é uma obrigação para sua empresa, pois vai ser por lá que você conseguirá se comunicar e interagir realmente com suas personas.

Use e abuse das redes sociais, peça a opinião das suas personas, faça com que elas se sintam atraídas em curtir, comentar, compartilhar e interagir de todas as formas com você.

E principalmente tente ao máximo não ser uma loja ou um produto o tempo todo, seja amigo da sua persona e faça com que ela sinta isso, entregue algo de produtivo pra ela, algo que traga valor na sua vida ou que a ajude, dessa forma, será bem mais fácil na hora que ela decidir comprar o que você oferta, pois a confiança já vai estar estabelecida.

Redes sociais que você pode – e deve – estar:

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Youtube
  • Whatsapp
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Entre outras.

O que fazer nas Redes Sociais

  • Promoções, descontos, brindes
  • Sorteios
  • Conteúdos que agreguem valor na vida do cliente
  • Fotos bonitas e de qualidade (principalmente se você estiver mostrando seu produto)
  • Vídeo interativos e informativos
  • Se relacione, curta, comente, ajude, informe
  • Esteja sempre disponível
  • Entre outros

Links patrocinados

Para quem quer um resultado mais rápido, os links patrocinados são uma boa estratégia de divulgação, tanto da sua marca, quanto de produtos específicos que você queira patrocinar.

Link patrocinado é uma forma de publicidade onde o objetivo é conseguir um grande alcance de pessoas com anúncios, sejam eles em Redes Sociais ou até mesmo no Google, oferecendo para quem visualiza a oportunidade de tomar uma ação imediata.

Vou te apresentar aqui, duas ferramentas para fazer links patrocinados: Google Adwords e Facebook Ads.

Google Ads

Google Ads é uma ferramenta que o Google oferece para quem quer anunciar e expor sua marca nos resultados do Google.

É uma estratégia muito válida se sua persona for do tipo que vive no Google para pesquisar sobre qualquer coisa. Com uma campanha bem planejada e com toda atenção em suas métricas poderá gerar bastante retorno para sua marca.

Como Funciona

Existem dois tipos de campanhas para se trabalhar no Google Adwords

  • REDE DE PESQUISA

Exibe anúncios nas páginas de resultados do Google.

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  • REDE DE DISPLAY

Exibe anúncios em forma de banner em sites e blogs parceiros do Google.

A ideia aqui é tentar entender onde seu público navega e criar banners que apareçam nesses locais estratégicos.

Por exemplo, a empresa Del, entende que uma parte do seu público sejam empresários que leem artigos no site Administradores.com, logo percebe ser uma ótima oportunidade ter banners seus por lá:

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Se você quer anunciar no Youtube, também será através do Google Ads que você fará seu anúncio, basta você criar um canal no Youtube, vincular com o Google Ads e depois é só ir configurando tudo: Lance da campanha, segmentação de público, criação do anúncio e opções de anúncios.

Se aprofunde sobre o assunto: 
Passo a passo: Como criar campanhas no Google Ads 

Facebook Ads

Facebook Ads é uma ferramenta que te permite exibir anúncios dentro do Facebook e Instagram.

É uma grande aposta dos empreendedores de hoje, pois permite criar diversas formas de objetivos e segmentações para as campanhas. Podendo ter um resultado mais assertivo do que por exemplo, os anúncios no Google Ads (claro tudo vai depender das suas personas e em quais canais elas costumam interagir).

Os anúncios no Facebook Ads podem ser mais atrativos por estarem em redes sociais, que geralmente sua persona olha diariamente e por principalmente conseguir ter uma segmentação mais eficaz, buscando realmente mostrar seu anúncio apenas para as pessoas que você definiu.

Se aprofunde no assunto aqui: 
Passo a passo: Criação de campanhas no Facebook Ads 

Email marketing

O e-mail marketing é uma das estratégias mais utilizadas nas empresas, pois o público em geral com certeza se encontra nessa ferramenta, e por lá também tem como conquistá-los e se relacionar bem com eles.

Para o e-mail marketing começar, você precisa primeiro ter uma base de contatos, uma lista com cada contato que converte ou faz qualquer ação no seu site.

Para essa construção de base de contatos, você precisará pedir para o usuário seu contato, e existem algumas formas de fazer com que esse usuário te entregue esses dados sem pestanejar.

  • Pop-ups – de preferência faça um pop-up atraente, que ofereça algum benefício para seu cliente, com certeza se ele se interessar, ele vai preencher o formulário de contato e a partir daí você irá fazendo uma boa base de contatos.
  • Materiais ricos – Ofereça materiais ricos, com conteúdos ricos e que despertem o total interesse das suas personas, induzido-as a baixar este material e assim te fornecendo seu contato.

Se aprofunde no assunto aqui: 
Tudo que você precisa saber antes de começar a usar Email Marketing 

SEO

Search Engine Optimization, traduzindo, Otimização para Mecanismo de Busca, nada mais é que um conjunto de estratégias que vão otimizar seu site para aparecer nos mecanismos de busca, e o principal deles como todos nós sabemos é o Google.

Se você tem um site e deseja estar na primeira página do Google quando seu cliente estiver buscando, será através do SEO que você conseguirá tornar isso possível.

É uma estratégia importante para a divulgação da sua loja virtual, porque está na 1ª página do Google é igual ter sua loja física no Shopping mais movimentado da cidade, trará mais visibilidade pra sua loja e possíveis novos clientes.

Existem diversos fatores, que precisam ser feitos em conjuntos para seu site ser otimizado, e é sobre isso que o Bruno fala nesse vídeo. Dá uma conferida pra entender mais sobre SEO:

Se aprofunde no assunto aqui: 
Técnicas de SEO: Guia completo 

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