Como divulgar seus produtos na Internet e gerar vendas

16/02/2016
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Internet gera vendas

A Internet já é uma mídia utilizada por 55% da população brasileira. É bastante gente acessando de casa ou do trabalho, utilizando sites de redes sociais e aplicativos com as mais diversas finalidades e formando uma rede de pessoas em todo o país e ao redor do mundo.

As pessoas estão o tempo todo interagindo na Internet com outras pessoas e empresas, consumindo conteúdos, produtos e serviços. O seu negócio pode ganhar muito fazendo parte dessas interações com o objetivo de gerar vendas.

Algumas das dicas que eu vou dar podem não ser novidade para a maioria das empresas, mas podem ser pontos de melhoria para que a empresa tire o melhor proveito da Internet para as suas vendas.

1. Tenha um site atrativo
A Internet é hoje um dos primeiros, senão o primeiro, lugar onde o consumidor busca por mais informações sobre produtos e serviços dos quais precisa no momento. Por isso, a sua empresa precisa não apenas ter um site na Internet para que o consumidor encontre informações detalhadas sobre seus produtos ou serviços, mas ter um site atrativo para que o público esteja convencido da qualidade do que você está oferecendo.

Para ser mais específica sobre o que é ser atrativo, vou dar alguns exemplos:
• Disponibilize descrições sobre a empresa, seus produtos ou serviços em texto de forma bem detalhada. Esses textos ajudarão também na otimização do seu site para ser melhor encontrado pelos sites de busca, como o Google (SEO);
• Coloque imagens e/ou vídeos que demonstrem melhor o funcionamento ou as características dos seus produtos ou serviços;
• Tenha o local, horários de funcionamento, telefone e outros tipos de contato da sua empresa em local bem visível dentro do site. Um formulário de contato também é indispensável para estimular o primeiro contato do usuário com você ou com a sua equipe de atendimento e vendas;
• Se for possível, mostre aos usuários que acessarem o seu site alguns depoimentos de clientes satisfeitos. Isso deixará uma impressão positiva e pode ser decisivo para a futura compra.

2. Disponibilize conteúdos gratuitos
A Internet tem uma característica forte de ser um ambiente para compartilhamento de informações. Hoje, podemos encontrar quase todo tipo de informação útil e gratuita online, gerando autoridade no assunto abordado para os criadores desse conteúdo. O seu negócio pode ser um criador de conteúdo, executando uma estratégia que chamamos de marketing de conteúdo.

No marketing de conteúdo, além de as pessoas encontrarem informações úteis para elas no seu site ou blog e isso gerar autoridade para a sua marca, ainda temos aí a construção de um relacionamento com o público. A sua empresa dá conteúdo útil e o cliente disponibiliza algo em troca, geralmente um endereço de e-mail ou compartilhamento do seu conteúdo nas redes sociais dele, gerando uma troca onde há ganhos para os dois lados.

3. Use as mídias sociais
De acordo com pesquisa divulgada em 2015 pela consultoria comScore, cada brasileiro gasta em média 9,7 horas por mês navegando em redes sociais, tempo que pode variar para bem mais dependendo da idade, do trabalho e de outros hábitos. Os seus potenciais clientes provavelmente estão nas redes sociais em maior ou menor quantidade, mas certamente estão. Além disso, fazer parte de mídias sociais é muito importante para que a sua empresa construa relacionamento com esse público e esteja presente para interagir nas conversas em torno da sua marca ou sobre assuntos relacionados ao seu negócio. Lembre-se: quem não é visto não é lembrado!

4. Anuncie na Internet
A Internet tem formas de anunciar bem vantajosas para as empresas. Os links patrocinados e os social ads (anúncios dentro de sites de redes sociais), por exemplo, se tornaram bastante populares por motivos como:
• Custo mais baixo e permitirem um controle maior dos gastos;
• Por serem exibidos apenas quando o usuário busca pelo produto ou interage com páginas de assuntos relacionados ao negócio do anunciante;
• Por permitirem uma segmentação refinada;
• Por fornecerem dados detalhados das interações dos usuários com os anúncios.

Por isso anunciar na Internet permite que a sua marca apareça para o seu cliente no momento em que ele está mais disposto a saber mais sobre você e comprar.

5. Tenha uma loja virtual
Vender no e-commerce abre mais possibilidades de divulgação e vendas para a sua empresa. Além se ter um formato que fica fácil de o consumidor entender todos os detalhes dos produtos e serviços, incluindo preços e formas de pagamento, ainda há mais vantagens que podem conquistar o seu público, como disponibilidade 24h por dia para pesquisar e saber mais sobre os produtos e comodidade de comprar online e receber em casa.

>>Veja 5 vantagens que você está perdendo por não vender online.

Tire o melhor proveito da Internet para o seu negócio. Além de custos menores, você ainda terá a vantagem de construir uma boa presença online e fazer parte do dia a dia do seu público, que cada vez mais trabalha e se diverte na Internet.