Como e porque inserir a sua empresa no mercado digital

11/05/2020 Autor Convidado
5 min de leitura
0
Amou?

Este artigo foi escrito por Gabriela Cruz, criadora de conteúdo na High Sales Digital.

sua empresa no mercado digital

A chegada da tecnologia representou para o homem não só o surgimento de novas possibilidades de interação, mas mais que isso toda dinâmica social, até então conhecida pelas pessoas, foi rapidamente substituída. Agora a troca de informações, o fluxo de mercadoria e a conexão entre as pessoas se dava de uma forma digital.

O mercado de trabalho, assim como outros setores da sociedade, sofreu interferências diretas desse processo, e a internet surgiu como um marco divisor. Se os hábitos de consumo foram alterados, o modo de fazer negócios também foi.

Hoje em dia qualquer um pode investir e dar início ao seu próprio negócio online, e até mesmo aqueles que se mostravam mais resistentes e apresentavam dificuldades para lidar com a nova “era on-line”, reconhecem que as vantagens oferecidas por ela são, no cenário atual, indispensáveis.

Dados divulgados em 2019, pelo IBGE, mostram que 79,9% da população já tem acesso à internet. A importância do “estar on-line”, fez com que estar fora da internet signifique estar fora do mercado.

Os profissionais de marketing já passaram da fase de indicar o uso da internet como uma novidade necessária, ou uma vantagem competitiva. Independentemente do segmento do seu negócio ou o tamanho do seu empreendimento, o marketing digital agora é uma realidade indispensável.

Pensando nisso decidimos listar algumas vantagens de inserir a sua empresa no mundo digital:

  • Expandir o alcance do seu negócio
  • Aquisição de novos clientes
  • Aumento das vendas
  • Seu negócio disponível 24 horas por dia
  • Contato direto e simplificado com a demanda do seu público
  • Feedback e controle de acesso

Mas, sejamos mais específicos:

A importância de um ter um site

Se você decidiu empreender em plena era da revolução tecnológica, saiba que estar presente apenas em algumas redes sociais, não é o suficiente para garantir uma boa presença na internet.

A atitude de criar um site profissional é fundamental para ajudar a impulsionar sua empresa, gerar credibilidade e atrair clientes. A partir do momento em que sua empresa possui um domínio na internet, pessoas de todos os lugares do Brasil e do mundo podem encontrar seu serviço ou seu produto.

Pense, por exemplo, no caso de um pequeno comerciante que é proprietário de uma loja de artesanatos no interior do Sergipe, ao criar um site profissional ele expande o alcance do seu negócio e agora pode vender para todo o Brasil.

A criação de sites profissionais eleva sua empresa, valoriza o serviço prestado e faz com que o seu negócio apareça na internet – canal de propaganda e promoção onde fronteiras são inexistentes.

A necessidade da acessibilidade

É inegável o papel fundamental exercido por um smartphone nos dias de hoje. Se há alguns anos o computador representou uma revolução de possibilidades em uma máquina que poderia ser colocada em qualquer lugar da sua casa, hoje os aparelhos celulares dispõem de mais recursos e cabem na palma da mão.

Pense, por exemplo, na vantagem de não precisar sair de casa para resolver a maioria dos seus problemas, comprar uma roupa para aquele evento do fim de semana, ou até mesmo começar a fazer aulas de mandarim do sofá da sua sala, com apenas alguns cliques. Quase todos os tipos de serviços aparecem para serem feitos de maneira totalmente virtual.

É muito provável que seu cliente precise de acessar o seu website ou a sua loja online enquanto está fora de casa, ou até mesmo de sua própria residência, e use o celular para resolver o problema.

Trata-se de mais uma das facilidades que o mundo digital nos proporcionou, a acessibilidade. Atualmente é possível pesquisar e acessar o que quiser, de qualquer lugar e em qualquer horário. Apenas usando o smartphone.

Dessa forma é essencial que seu site possa ser acessado por multiplataformas, e possua um design simples que é bem visto independentemente do tamanho da tela, sendo essa de um celular, tablet ou computador.

O papel do marketing digital

Agora que sua empresa já possuiu um website, é preciso partir para o próximo passo: o marketing digital.

Se ao criar um site o empreendedor não investir em otimizaçãocriação de campanhas e propagandas online, o número de acessos não será significante. O marketing é essencial, pois, somente assim, mais pessoas vão acessar o seu serviço e aumentar as vendas.

Aqueles que possuem um negócio há mais tempo, e acompanharam a revolução da internet, sabem bem que as estratégias de divulgação que eram usadas em massa antigamente não surtem mais o mesmo efeito.

Antes era necessário economizar um valor alto para divulgar seu serviço, e os meios relevantes eram televisão, rádio, jornais, revistas, outdoors e panfletagem. Hoje, se você deseja que mais pessoas tenham acesso ao que você fornece, é preciso investir em marketing digital e propagandas na internet, em plataformas digitais.

marketing digital se trata de estratégias realizadas de maneira online, que possuem como objetivo conquistar novos clientes e fortalecer o negócio.

Toda a campanha é realizada por meio de meios digitais, e como tudo acontece online – ao contrário das estratégias de marketing mais arcaicas – existe a possibilidade de apurar dados e analisá-los para medir a eficiência de cada ação.

Além disso, as estratégias de marketing digital possuem a vantagem de serem mais acessíveis que as estratégias de marketing tradicionais. Dessa forma, é possível que até mesmo as pequenas empresas utilizem as estratégias que os seus concorrentes de maior porte.

Nesse caso, ressaltamos a importância de uma agência de marketing digital, pois se trata de uma empresa de tecnologia com profissionais especializados em atrair e gerar novos clientes utilizando ferramentas digitais e a internet a seu favor, para garantir que o marketing seja exatamente o que o contratante precisa.

As vantagens de anunciar no Google

Agora vamos imaginar por alguns instantes que você é um consumidor que precisa de algum produto ou serviço, você está com o celular nas mão e qual é a primeira coisa que você faz? Possivelmente a resposta da pergunta acima foi “pesquisar no Google”, e não precisa ser vidente ou possuir poderes especiais para saber disso, basta analisar os números.

A ferramenta de busca do Google registra um número tão grande de pesquisas feitas que a empresa se refere a ele como “trilhões”

Se você busca por algo usando o site faz parte dos 143 milhões de usuários conectados no Brasil. E é por isso que anunciar algo no Google é poderoso.

O Google ADS é como uma plataforma de anúncios self-service, que oferece a possibilidade de empresas de qualquer tamanho anunciarem e receberem resultados mensuráveis. Aparecer no Google no momento que as pessoas buscam por um serviço, que você oferece, é hoje fundamental para um negócio de vendas online.

Anunciar no Google pode trazer os seguintes benefícios:

  • Conseguir maior visibilidade na internet
  • Atrair mais clientes
  • Vender mais
  • Faturar mais

A importância do SEO

Se anunciar no Google é importante para aparecer nas pesquisas do Google pagando, imagine aparecer nessas mesmas pesquisas do Google sem pagar absolutamente nada?

Mas isso é possível? A resposta é SIM!

Utilizando estratégias e técnicas de SEO, é possível a médio e longo prazo fazer sua loja virtual, seu website ou blog, aparecer nas pesquisas do Google gratuitamente.

Claro que ou você precisará estudar muito ou precisará contar com com ajuda de uma agência de marketing digital profissional. Mas realmente vale muito apena.

Ah, é importante lembrar que um site otimizado, trará melhores resultados ao anunciar no Google de forma paga. O Google avalia muito as melhores entregas para os seus usuários, e ter um site otimizado contará pontos preciosos para sua campanha no Google Ads.

 

Este artigo foi escrito por Gabriela Cruz, criadora de conteúdo na High Sales Digital.