Guia prático: Como embalar produtos para envio

01/03/2019 Kalina Teixeira
4 min de leitura
2
Amou?

como embalar produtos

Para você que é novo nesse mundo do comércio digital, imagino que essas sejam uma das suas grandes dúvidas: O que é preciso, como e o que é aceito para embalar seus produtos e enviar para seus clientes através dos correios.

A embalagem dos seus produtos além de oferecerem uma boa experiência de compra para seus clientes, elas garantem que seus produtos cheguem em segurança, e ao mesmo tempo, ajudam a reduzir custos adicionais que podem ser causados por prejuízos no transporte.

Todo cuidado é pouco, e como temos diversos tipos e estilos de produtos nos ecommerces, preparamos esse conteúdo com as principais formas, características e tamanhos de embalagens para seu produto ser entregue em perfeitas condições.

Padrões Dimensionais de caixas para os Correios

O padrão de embalagens recomendadas pelos Correios é formado por 21 formatos de caixas, distribuídas em seis categorias:

P – Pequena

C – Comprida

M – Média

G- Grande

S – Super

H- Hiper

e também contém 2 formatos de envelopes:

Envelope 1

Envelope 2

Os principais materiais de proteção para embalar seus produtos

Falamos da embalagem externa, que são as Caixas e os tamanhos aceitos pelos Correios. Agora vamos falar mais sobre as embalagens internas, que são responsáveis em garantir a segurança do produto que você enviar.

Vale lembrar que o valor do frete é calculado a partir do volume do pacote, do peso e do tipo de frete que você escolher.

Plástico bolha

O plástico bolha servirá para proteger produtos mais frágeis, com facilidade de quebrar no percurso de entrega. Existem diversos estilos e tipos de plásticos bolha, por isso vale a pena você fazer um estudo antes de comprar, vendo qual realmente se adequa ao seu produto.

Para produtos frágeis você também poderá usar: Isopor, papel jornal, plástico ou papelão corrugado.

Papel – Seda, cartão ou kraft

Os papéis servem para produtos mais planos, sem muito volume, como roupas. No caso das peças de roupas, servem até mesmo para manter a peça engomada.

Você pode até trazer alguns diferenciais para sua loja, como personalizar o papel, o adesivo para colar, ou até mesmo usar como na imagem, um artigo personalizado para fechar o papel.

Fita gomada

A fita gomada serve para lacrar suas caixas, protegendo e vedando completamente seu produto para envio. É importante lembrar que você deve vedar qualquer espaço da caixa que possa se abrir durante o percurso da encomenda.

Se você quiser ver mais tipos de embalagens e como colocá-las especificamente de acordo com seu produto, acessa esse link, onde os Correios disponibiliza diversas formas de embalar seus produtos de forma segura.

O que é necessário para realizar o Envio

Pronto! Seu produto está devidamente embalado, agora chegou a hora de enviá-lo para seu cliente.

O que você precisará especificar:

  • Elementos básicos do endereço

Nome do Destinatário; Tipo do Logradouro + Nome do Logradouro + Número do Lote + Complemento (se houver); Nome do Bairro; Nome da Localidade + Sigla da Unidade da Federação; CEP.

Você pode gerar essa etiqueta através dos Correios, ou você mesmo pode fazer. Se você decidir fazer, os Correios disponibilizam etiquetas de endereçamento geradas pelo Endereçador – Encomendas, esse endereçador gera etiquetas dentro dos padrões desejáveis pelos Correios, com o CEP de destino em código de barras.

Se ainda possui dúvidas, acessa esse link, onde os Correios informam todas as formas de endereçamento e como fazê-las.

Quer fazer um contrato com os Correios, aprenda como:
Como fazer um contrato com Correios para E-commerce