Análise de mercado e concorrência: Como fazer para o seu negócio

01/02/2018 Sarah Patrício
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A análise de mercado e concorrência são os principais pontos do planejamento para um e-commerce de sucesso!

Provavelmente, você já deve está cansado de escutar a frase “sem planejamento nada vai para frente” mas apesar da repetição acredite, muitas empresas ainda sofrem prejuízos por deixarem o planejamento em segundo plano.

Pensando nisso, elaboramos esse conteúdo para esclarecer de uma vez por todas como você pode fazer a análise de mercado e concorrência do seu negócio e quais as ferramentas usar.

O que é Análise de mercado

A análise de mercado é uma pesquisa detalhada da situação do mercado atual, identificando oportunidades para o seu negócio.

Você como empreendedor obviamente, tem fé suficiente na sua ideia, mas nada melhor do que ter a certeza absoluta de que o produto realmente irá atender as expectativas do seu público, e é para isso que a análise de mercado existe.

O que é Análise de concorrência

Uma análise de concorrência é feita para entender as fraquezas dos seus principais concorrentes, onde eles estão e quais as principais vantagens dele dentro do mercado.

É fundamental analisar o que seus concorrentes andam fazendo, essa é a forma perfeita de você enxergar as ameaças e oportunidades do mercado que está inserido.

Palavras-chave

Antes de começar as suas análises, é preciso que você faça uma pesquisa de palavras-chaves.

Não sabe como fazer essa pesquisa? Pois clica nesse link abaixo que a gente te ajuda!

Tutorial: Como fazer uma pesquisa de palavras-chave para o seu negócio

Feita a sua pesquisa de palavras-chaves e estando com elas em mãos, é hora de revelar como você pode fazer a análise de mercado e concorrência do seu negócio!

Como fazer a análise de mercado e concorrência

Antes de sair procurando as informações dos seus concorrentes, é necessário listar o que você quer saber.

Segue alguns exemplos para te ajudar!

  • Qual é a margem de lucro?
  • Trabalha com quais produtos?
  • O que destaca o atendimento dela frente às demais?
  • O que os clientes dizem sobre ela?
  • Qual os meios de divulgação usados? Como ele está neles?
  • Como o público alvo enxerga a empresa?
  • Quais são os pontos negativos do negócio?

Estas são apenas algumas das perguntas que podem ser levantadas, mas é importante que você liste perguntas diretamente ligadas ao seu negócio, beleza?!

Quais ferramentas usar

Para fazer a análise de mercado e concorrência do seu negócio, você precisará usar algumas ferramentas essenciais disponíveis na internet.

Existem inúmeras, mas iremos listar abaixo aquelas que mais usamos quando criamos esse planejamento junto com nossos clientes, vamos lá!

Google Trends

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Google Trends é uma ferramenta gratuita do Google que mostra os mais populares termos buscados recentemente, perfeita para uma análise de mercado.

A ferramenta apresenta gráficos de um termo particular (palavra-chave) referente ao índice de buscas que aquele determinado termo obteve.

Na ferramenta é possível mensurar por segmentação diferenciando por país, cidade ou estado, fica a seu critério decidir o tamanho de buscas que você quer mensurar.

Sem rush

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SEMrush é uma ferramenta paga, porém é possível utilizar alguns dados que por mais que limitados, ainda fornecem informações muito importantes.

Ele oferece vários dados extremamente relevantes e pode ter certeza que é uma das melhores ferramentas para análise de mercado até hoje.

Os pontos fortes do SEMrush envolvem principalmente uma análise minuciosa para pesquisa de palavras-chave e análise global dos sites.

E o melhor, os dados do SEMrush não se limitam só aos dados do seu site, e sim a qualquer domínio que você quiser procurar.

Então se você quer ver como o seu concorrente principal está posicionado no mercado, você achou a ferramenta certa!

SimilarWEB

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Similar web é também um plataforma paga e muito semelhante ao Semrush, muito usada para as empresas fazerem a análise de concorrência.

Mas, diferente do Semrush, ela conta com funcionalidades mais intuitivas e fáceis de analisar, e apesar de ser uma ferramenta paga os dados gratuitos são muito úteis.

Nela, é possível analisar dois ou mais sites ao mesmo tempo!

Se por acaso você tem 3 concorrentes considerados fortes e não sabe em qual focar, por exemplo, é só usar o SimilarWeb e considerar as informações mais relevantes.

Reclame aqui

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Reclame Aqui é uma plataforma de serviço gratuito de reclamações contra empresas, tanto para os consumidores postarem suas reclamações quanto para as empresas responderem a elas.

É um canal muito importante para o consumidor resolver seus problemas com as empresas, mas muito mais do que isso, é um site de pesquisa usado por milhões de pessoas antes de fazerem uma compra.

É relevante, você dá uma pesquisada se os seus concorrentes possuem reclamações e sobre o quê  as pessoas estão reclamando.

Loja Virtual

A loja virtual não é bem uma ferramenta, mas é um plataforma de análise muito relevante.

A loja virtual retrata a cara da marca!

Se a loja virtual é organizada, aconchegante e fácil de achar os produtos que quero comprar, acredito que o negócio interno seja da mesma forma.

A forma mais fácil de identificar pontos negativos dos seus concorrentes, é através da Loja virtual!

Você pode analisar pontos como esses abaixo:

  • A loja é intuitiva? É fácil encontrar o que quero?
  • É fácil de finalizar uma compra?
  • A loja possui chat online, para o cliente entrar em contato no caso de dúvidas?
  • Demora para carregar?
  • As imagens dos produtos são de boas resoluções?
  • A loja é adaptada para dispositivos móveis?
  • Possui classificação no e-bit?
  • Possui promoções e descontos?
  • Disponibiliza Frete Grátis?

DICA BÔNUS

Fique atento as redes sociais dos concorrentes.

Examine se a marca faz postagens semanalmente, se existe movimentação nas publicações e aproveite para entrar no perfil das pessoas que estão comentando e curtindo constantemente.

Fazer a análise das reclamações de clientes insatisfeitos para ver no que a marca está errando, é também super relevante!

Conclusão

Lembre-se de ficar atento a toda e qualquer oportunidade do Mercado.

Pesquise, procure seja uma formiguinha na hora de montar seu planejamento, é importante que ele esteja completo para as coisas fluírem mais lá para frente!

Ainda com dúvidas de como fazer a análise de mercado e concorrência do seu negócio?

Pois confere só esse vídeo com tutoriais de COMO FAZER NA PRÁTICA essas análises