Como fazer um contrato com Correios para E-commerce

20/01/2019 Kalina Teixeira
4 min de leitura
7
Amou?

correios

A logística da sua loja virtual precisa ser pensada até mesmo antes dela ser criada, pois você receberá pedidos e precisará entregá-los e é basicamente nisso que o setor de logística irá te ajudar.

Mas como fazer a logística de algo que você sequer tem pedidos ainda? Bom, claro que no início do seu ecommerce inevitavelmente você terá poucos pedidos, por isso, que até mesmo com poucos pedidos é essencial que você já tenha suas metas de logística, estipulando pelo menos 1 pedido por dia, todos os dias.

E é aí onde os Correios entra, pois se sua loja virtual irá abranger o Brasil inteiro e seus produtos estiverem de acordo com a política de transportes, a única alternativa que você terá é os Correios.

Continua lendo que nesse post eu vou te explicar como fazer para assinar um contrato com correios e sobre todas as características necessárias para você ficar por dentro de tudo sobre o envio dos seus pedidos com os Correios.

Como assinar o contrato com Correios

Hoje em dia você consegue adquirir um contrato com os Correios de uma maneira bem mais ágil, já que antes você só conseguia se fosse diretamente a uma agência, solicitar a documentação necessária e assim entrar para um processo de espera e analise dos seus documentos.

Hoje você consegue fazer praticamente tudo online, através do Cartão Correios Fácil. Com o Cartão Correios Fácil você terá acesso à vantagens exclusivas, preços diferenciados, ferramentas gratuitas e pagamento a prazo.

Cartão Correios Fácil: Como fazer?

Para solicitar seu Cartão Correios Fácil, você entrará no site dos correios e fará seu cadastro, cadastre-se agora.

Vale lembrar que para fazer essa solicitação online, você precisará ter um certificado digital (se você ainda não possui um certificado digital (e-CNPJ), adquira aqui).

Um dos dados necessários para fazer o cadastro serão:

  • CNPJ
  • RG e CPF do(s) titular(es) responsável(eis)
  • Contrato social e alterações contratuais consolidadas.

Uma questão importante para ressaltar é que para cada tipo de negócio possui uma lista de documentos necessários, veja a lista aqui.

Cartão Correios Fácil: Quanto custa?

A solicitação do Cartão Correios Fácil é gratuita, mas você terá pagar uma cota mínima para os Correios para poder usufruir das tarifas mais reduzidas. O valor desta cota varia de acordo com o serviço que estiver no contrato.

*Os correios disponibilizam um passo-a-passo completo para abertura de contrato, caso você tenha alguma dúvida, acessa aqui

Benefícios do contrato com Correios

  1. Postagens em todas as agências próprias e franqueadas;
  2. Tarifas reduzidas para Encomenda SEDEX Nacional e Internacional, Encomenda PAC, Telegrama Via Internet e Mala Direta;
  3. Isenção da cota mínima nos dois primeiros ciclos de faturamento;
  4. Logística reversa: serviço de retorno de encomendas ou postagem por outras pessoas autorizadas pela sua empresa;
  5. Ferramentas gratuitas como o SIGEP WEB: Sistema de Gerenciamento de Postagens, que permite a geração automática dos rótulos de endereçamento e os códigos de rastreamento postal para as modalidades registradas e o SPE: Sistema de Postagem Eletrônica que permite o envio automatizado de Telegramas e Cartas através da internet;
  6. Plataforma integrada via web-service junto ao site dos Correios para precificação automática, emissão de código de rastreamento e geração de e-tickets para postagens;
  7. Pagamento mensal.

Modalidades de envio

No final de julho de 2018 os Correios alteraram alguns quesitos importantíssimos na contratação.

O pacote básico chamado de “Encomenda 1” foi extinguido de seu portfólios de serviços, ou seja os lojistas que desejam o contrato “Encomenda 1”, terão que optar pelo “Encomenda 2” ou “Ecommerce 1”, onde deverão pagar no valor mínimo de R$2 mil reais por mês, para iniciar contrato e ter o mínimo de 66 pedidos por mês.

É importantíssimo ressaltar que caso o contratante não tenha o valor mínimo, ele deverá arcar com esse custos com o Correios, pagando o valor ou a diferença pro valor ser atingido.

Por isso, o mais recomendável é que você tenha certeza do valor das postagens mensais do seu e-commerce ultrapasse essa cota mínima, assim você não pagará por um serviço que sequer foi utilizado.

*Os serviços disponíveis nos pacotes são: SEDEX, PAC.

O que não pode ser enviado

Existem algumas políticas para as encomendas dos correios, e é interessante você saber o que pode ou não ser enviado.

  • Peso máximo: 30 kg
  • Tamanho máximo: 200 cm (somando os 3 lados de uma caixa)

medidas correios bleez ecommerce

 

Quer saber como embalar seus produtos para envio? Acessa:
Guia prático: Como embalar produtos para envio

Porque escolher uma plataforma de loja virtual integrada com os Correios

Na hora de escolher qual plataforma irá operar sua loja virtual, inclua como pré-requisito que essa plataforma tenha integração com o correios, pois te dará uma facilidade ainda melhor depois que você assinar o contrato. Quais benefícios você terá com uma plataforma integrada:

  • Rastreamento de pedidos
  • Calcular o frete dos pedidos automaticamente
  • Valores mais baratos de fretes (se você tiver contrato)
  • Frete competitivo, te dando a opção de criar listas de CEP para seu município ou bairro.

A Bleez tem integração com os correios e várias outras soluções essenciais para quem está querendo fazer a criação de sua loja virtual.