Como fazer descrição de produtos que convençam o cliente a comprar

22/10/2015
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Amou?

Como você espera que a Princesa Aurora escolha o seu travesseiro ao invés do concorrente se você não diz que o seu foi fabricado usando material e tecnologia da NASA? Você não consegue persuadir ninguém sem dar informações.

Nota: persuasão é diferente de manipulação. Persuasivo é Sherlock Holmes, manipulador é Frank Underwood.

Aqui eu vou te mostrar o que é preciso considerar no cadastro de produtos para convencer seu cliente a comprar e de quebra você vai:

  • Criar filtros de navegação realmente úteis;
  • Criar descrições eficientes;
  • Criar cadastros otimizados para SEO;

Tudo isso, mas não necessariamente nessa ordem.

Agora ajeite-se na cadeira, pegue a pipoca e vamos ao que interessa.

Levantando as informações

Eu entendo tanto de nutrição para atletas quanto eu entendo da reprodução dos mafagafos. Por isso eu escolhi um produto bem diferente pra ninguém dizer “com meu produto é diferente e não da pra fazer“. Dá sim!

Então, senhoras e senhores…

… o Whey Protein!

Leo Stronda aprova este post

Eu comprei (eu não comprei mas vamos fingir que sim) os sabores Baunilha, Morango e Chocolate nas versões de 900g e 2,2Kg. O preço será R$98(900g) e R$190(2,2Kg) independente do sabor.

Além disso eu levantei mais informações dando algumas Googladas:

  • O Whey Protein é o nome da proteína do soro extraído quando transforma o leite em queijo;
  • O Valor Biológico (escala de eficiência de um nutriente no organismo) do Whey Protein é acima de 100, dependendo da qualidade da marca. Para comparação, o valor do ovo é 100 e da carne vermelha 80;
  • IPC Factor® significa Insulin Production Control e isso potencializa o efeito anabólico da insulina. O que isso significa? Eu não faço ideia, mas pesquisando descobri que o tal “efeito anabólico da insulina” é o aumento do transporte de BCAA para os músculos favorecendo o crescimento dos mesmos. Basicamente isso acontece por causa da Vitamina B6 e do Cromo adicionados à formula;
  • O processo de extração da proteína gera 3 tipos diferentes de Whey: concentrado, isolado e hidrolisado;
  • Uma porção(36g) possui 24g de proteína;

Tem mais coisa, mas isso basta.

Antes de cadastrar o produto você não pode esquecer que um produto existe sempre pra resolver um problema de alguém.

Quem é atleta está sempre buscando o melhor produto para aumentar o seu resultado. O 3 Whey IPC é a melhor opção para ele pois além de combinar os 3 tipos de whey ele utiliza a tecnologia IPC Factor para aumentar músculos melhor que os outros (olha o jabá aí, gente).

A pergunta é: como essas informações vão parar no cadastro?

A criação do produto

São 3 sabores e 2 pesos diferente para cada sabor. Teremos no fim das contas 6 variações desse produto (Morango 900g, Morango 2,2kg, Chocolate 900g, …).

Se eu fizer um cadastro pra cada variação eu vou ter conteúdo duplicado pois – quase – tudo é igual: nome, as informações nutricionais, modo de preparo, etc.

Além disso, o Google não gosta de conteúdo duplicado.

A forma correta é criar uma única página com todas as variações nela para o cliente escolher. Algumas plataformas chamam isso de Produto Configurável, outras de Grade de Produtos, não interessa, é tudo a mesma coisa. Procure como a sua chama e cadastre dessa forma. E se sua plataforma não te oferece isso, bem.. er.. re-considere usá-la.

Exemplo retirado da Vita Nutrition

Nome do produto

O nome do produto deve ser legível, em primeiro lugar, para o cliente e, em segundo, para os mecanismos de busca.

Se sua plataforma foi bem desenvolvida o nome estará dentro da tag H1 da página e para o Google e seus amigos isso é muito importante.

Como todas as variações do produto estão na mesma página e queremos chamar atenção do cliente e do Google a melhor forma de escrever o nome é “3 Whey IPC Nutrilatina AGE sabores Chocolate, Morango e Baunilha 900g e 2,2kg“.

Assim o cliente entende o que é o produto antes de clicar e o Google vai indexar corretamente.

Bônus: dependendo de como sua plataforma trabalha, o que você escreveu no nome vai virar a url amigável do produto e o Google também adora isso.

Fazendo a Descrição do Produto

Agora que o cliente clicou no produto é hora de fazê-lo comprar.

Aqui você tem que dar todas as informações que ele precisa. Não deixe o cliente ir tirar suas dúvidas no concorrente.

Dependendo da plataforma você terá de escrever uma descrição resumida e outra mais técnica. Baseado nas informações que eu levantei lá em cima as minhas ficaram assim:

Descrição resumida

Suplemento proteico para atletas com IPC Factor® da Nutrilatina. Ganhe músculos e controle insulina com máxima absorção de proteínas. Em até 10x sem juros no cartão e desconto à vista.

Bônus 2 – A missão: a descrição resumida pode ser a sua meta-tag description (algumas plataformas fazem isso automático) e ela será o texto no resultado do Google.

Descrição técnica

Assim como todo Whey Protein, o 3 Whey IPC AGE da Nutrilatina é um suplemento rico em proteínas extraído do soro do leite. O diferencial do 3 Whey IPC AGE Nutrilatina é que ele possui IPC Factor®, uma combinação de Vitamina B6 e Cromo, que favorece o crescimento dos músculos e dá melhores resultados em exercícios de carga. Outra grande diferença é que 3 Whey IPC AGE Nutrilatina garante uma melhor absorção no corpo pois ela combina proteínas concentradas, isoladas e hidrolisadas. Cada porção (36g) tem 24g de proteína.

O IPC Factor®:

Uma combinação de Vitamina B6 (substância ativa no processo de construção muscular) e Cromo (nutriente essencial no mobilismo da glicose e lipídios), que potencializa a ação da insulina no anabolismo. Este mix garante o máximo de volume de fibras musculares e melhores resultados dos exercícios com carga.

INGREDIENTES:

  • Proteína Concentrada do Soro do Leite (Whey Protein Concentrate – WPC)
  • Proteína Isoladado Soro do Leite (Whey Protein Isolate – WPI)
  • Colágeno Hidrolisado
  • Cacauem Pó
  • Maltodextrina
  • Gordura em Pó,Mix de Vitaminas e Minerais [Maltodextrina, Piridoxina(Vitamina B6) e Picolinato de Cromo (Cromo)]
  • Sal(Cloreto de Sódio)
  • Proteína Hidrolisadado Soro do Leite(Whey Protein Hydrolyzed – WPH)
  • Espessante: Goma Guar
  • Aromatizantes: Idêntico ao Natural de Chocolate e Artificial de Baunilha
  • Edulcorantes Artificiais: Ciclamato de Sódio e Acessulfame K
  • NÃO CONTÉM GLÚTEN. Sem adição de açúcares.

MODO DE PREPARO:

Adicione 2 colheres-medida (36g) de IPC AGE® em 1 copo (200ml) de água. AO DOSAR O PRODUTO, SEMPRE UTILIZE UTENSÍLIOS SECOS.

RECOMENDAÇÕES:

Manter a embalagem bem fechada, ao abrigo da luz e em lugar fresco e seco. Depois de aberta, recomenda-se consumir o produto em até 60 dias.

SUGESTÃO DE USO:

  • Atletas Nível Avançado
    São recomendadas 3 doses ao dia, ou conforme orientação de nutricionista e/ou médico. Para o consumo de 3 doses, prepare uma dose pela manhã, uma dose antes da atividade física e outra dose até uma hora após a atividade física.
  • Atletas Nível Moderado
    São recomendadas 2 doses ao dia, ou conforme orientação de nutricionista e/ou médico. Para consumo de 2 doses, prepare uma dose pela manhã ou antes da atividade física e outra até uma hora após a atividade física.
  • Atletas Iniciantes
    São recomendadas de 1 a 2 doses ao dia, ou conforme orientação de nutricionista e/ou médico.Para consumo de 2 doses, prepare uma dose pela manhã ou antes da atividade física e outra até uma hora após a atividade física.

“Este produto não substitui uma alimentação equilibrada e seu consumo deve ser orientado por nutricionista ou médico”.

“Diabéticos: contém 1,5g de lactose na porção de 36g de produto”. “Este não é um alimento com valor energético reduzido”.

Dica final: Filtros de navegação

Eu adoro como a Netshoes trabalha seus filtros de navegação. Só a categoria “Tênis Masculino” tem hoje 4160 produtos. É aí que a mágica dos filtros acontece.

Além de poder filtrar por cores e tamanhos eu posso escolher por tipo de interesse (caminhada, aventura, dia-a-dia, etc) ou, se eu entendesse alguma coisa, pelo tipo de pisada (neutra, pronada ou supinada).

Eu que não sou bobo nem nada também fiz isso na minha loja fake.

Print de um filtro de navegação exemplificando como fazer descrição de produtos

Agora o campeão pode ir direto no que ele quer.

Adora chocolate? Filtra por Chocolate.

Só compra de um fabricante? Filtra por fabricante.

Com um produto cadastrado dessa forma não preciso nem usar meus poderes Jedi pra fazer alguém comprar de mim.

Fica o convite para você assistir uma demonstração de nossa plataforma funcionando. Caso queira entrar em contato com um consultor de vendas e saber como nossa plataforma pode ajudar a aumentar suas vendas, clique aqui.

Ps: Se você tá achando que na vida real ninguém faz isso, dá uma olhada nas descrições dos produtos da iTenis.

Foto do post: ueha nochi