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5 ações inteligentes de pós-venda para vender incrivelmente mais

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Um relacionamento duradouro e lucrativo com seus clientes se inicia com o pós-venda.

O grande problema de muitas empresas por aí, está em investir milhões em campanhas publicitárias, atrair vários clientes e depois que a transação financeira é feita, deixam de oferecer o suporte adequado ou simplesmente não fazem questão de nutri-los para comprarem ainda mais.

Isso, de fato, é um grande erro, pois é comprovado que a maioria das vendas de uma empresa vem de clientes que já compraram uma vez e decidem comprar novamente.

Sabendo disso, a fidelização de clientes é com certeza uma das principais preocupações que você deve ter com sua empresa, e essa fidelização virá se você tiver – claro – um bom atendimento ao cliente, fazendo sempre um bom pós-venda.

Por que fazer investimento em Pós venda

Os mesmos esforços que você faz para atrair clientes você também precisará se dedicar para fidelizá-los, então encaixe na sua estratégia de vendas tudo que será feito no seu pós-venda.

O momento de compra é muito importante, com certeza, mas após isso também costuma ser bastante decisivo e valioso, pois se for bem feito e aproveitado você poderá fidelizar um cliente, fazendo até com que ele seja seu fã e te indique para outras pessoas.

Algumas ações que podem ser super simples demonstram pro cliente um cuidado e atenção que farão com que eles se sintam especiais, proporcionando uma experiência de compra ótima.

Com essas ações as chances de uma outra compra é muito grande, ainda tendo a oportunidade de ter clientes fiéis e felizes com sua empresa. Vamos lá saber o que fazer?

Como fazer Pós-venda

Ações de pós-venda que você pode fazer para fidelizar seus clientes:

1. Agradeça a Compra

Agradeça a preferência do seu cliente em comprar com você, em escolher sua empresa.

Você pode mandar essa mensagem através de qualquer canal, aquele que você mais entende que seu cliente gostaria de ver, e-mail, whatsapp, redes sociais e etc.

O mais importante é ser grato por essa compra, mostrar pro seus clientes que ele é especial, que ele é importante e que você “perde” tempo para dar atenção a ele.

Com isso você vai conseguir ganhar muito mais empatia do seu cliente com seu produto e com sua empresa.

Você também pode nesse agradecimento reforçar que seu cliente fez a melhor escolha ao comprar de você, que ele fez um excelente negócio, com frases positivas ou focadas na solução que você entregou pra ele com essa compra.

2. Mantenha Contato

Nunca esqueça do seu cliente, sempre esteja em contato com ele. Faça uma ligação de cortesia para ver se está tudo bem, e-mails e newsletters com notícias relevantes, mande suas novidades, as promoções que estão rolando, etc.

Não deixe que seu cliente esqueça de você, mas também tenha muito cuidado para não ficar sendo chato, seja respeitoso e entenda o que seu cliente gosta de ter e receber.

Se você oferece um serviço, por exemplo, tenha a preocupação de se certificar que tudo ocorreu corretamente como combinado. Assim você poderá evitar possíveis ações negativas dos seus clientes, como reclamações para outras pessoas ou em suas redes sociais.

Caso aconteça algum problema, seja ágil, não passe esse problema para ninguém, resolva-o imediatamente, mostre pro seu cliente que se você errou você é rápido para consertar esse erro, seja sempre muito proativo e desenrolado e busque sempre dar o melhor pro seu cliente.

Essa etapa pode ser uma das principais para a fidelização do seu cliente, se ele perceber que você dá atenção e que principalmente você fez questão de resolver o mais rápido possível seu problema.

3. Cumpra com o que prometeu

Nunca seja desonesto com seus clientes, se você prometer algo, cumpra, pois se assim for diferente, seu cliente nunca mais comprará de você e ainda pior espalhará essa notícia para todas as pessoas que ela puder.

E isso é tudo que você não quer, sua empresa sendo falada por aí negativamente. Por isso, seja sincero e comprometido, se você não tem como entregar o produto do seu cliente em 1 dia, não prometa que irá só pra fazer ele comprar, se você não tem o melhor tecido do mercado não diga que tem, pois se ele comprovar que não, você também ficará com uma imagem ruim e por aí vai.

Mantenha sua palavra e honre seus compromissos, isso trará confiança do seu cliente com você, agregando muito valor pra sua empresa.

4. Ofereça Benefícios

Ofereça benefícios pro seu cliente! E eu não estou falando de promoções, ou aquela velha estratégia de “o gerente endoidou” e os produtos estarem todos com um preço menor.

Estou falando de entregar vantagens que ele se sinta único e que principalmente tenha a capacidade de persuadi-lo para efetuar uma compra.

Esse é o momento de você pensar em campanhas atrativas e criativas, como cupons de desconto que só aquela cliente que recebeu aquele e-mail terá, poderá mandar também novidades, dicas que agreguem valor, catálogos, conteúdos ricos, convites para eventos e etc.

Com isso, você conseguirá ganhar tanto a empatia do seu cliente, quanto sua confiança, pois ele perceberá que você não só pensa em vender algo para ele e sim agregar valor na vida dele de alguma forma.

5. Feedbacks

Sempre busque pelo feedback do seu cliente. Com esse feedback, você poderá tomar decisões para ações futuras, que serão bem mais assertivas, pois elas virão diretamente do seu cliente.

Esse feedback poderá ser feito com uma pesquisa de satisfação para coletar sua opinião, por exemplo, que será essencial tanto para você saber o que o seu cliente gostou no seu produto/serviço, tanto para receber reclamações e assim já garantir que essa insatisfação não venha a se repetir em outro momento.

Com isso, você poderá criar metas de vendas mais assertivas, conforme o feedback recebido.

|Faça do seu pós-venda uma pré-venda|