O que é e como fazer Remarketing para ecommerce

03/05/2019 Kalina Teixeira
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como fazer remarketing

Se você acessa a internet, com certeza já se deparou com algum anúncio de remarketing. Muitas pessoas podem até não saber exatamente o significado desta palavra, mas, convivem com ela diariamente ao utilizar a internet.

O remarketing no e-commerce não é muito diferente do normal. Ele é um recurso utilizado para alcançar e fisgar pessoas que visitaram seu ecommerce anteriormente em algum momento porém não efetuaram nenhuma compra.

É uma forma eficaz de se conectar com os clientes que deixaram o e-commerce sem fazer uma compra e exibir uma mensagem ou oferta personalizada para esses potenciais clientes, incentivando o retorno ao site e a conclusão da compra.

O que é Remarketing

Sabemos que a maioria dos consumidores não compram na primeira visita em uma loja virtual. O seu consumidor possui uma jornada de compra, e geralmente o primeiro contato com sua loja acontece apenas como forma pesquisa.

Com o remarketing você conseguirá alcançar este consumidor que já pesquisou e deu uma conferida na sua loja virtual, podendo assim capturar esse usuário em um segundo momento, fazendo-o comprar seu produto e tornar-se seu cliente.

O remarketing é exatamente isso, fazer marketing para alguém que já viu sua loja, com o intuito de trazê-la de volta para que assim a compra seja efetuada.

Como funciona o Remarketing no E-commerce

o que é remarketing

O processo é basicamente este representado na imagem acima.

Citando como exemplo o Google Ads que é a ferramenta mais famosa para fazer Remarketing, o recurso funciona como um código ou cookie (tag de remarketing) que será adicionada em todas as páginas da sua loja.

Todas as pessoas que acessarem sua loja virtual serão adicionadas em listas de remarketing e quando elas acessarem outros sites que tenham anúncios da rede de pesquisa ou display do Google, por exemplo, sua loja aparecerá de novo para elas, em formato de anúncios.

Remarketing através do Google Ads

A função de remarketing do Google Ads é a mais utilizada para essa finalidade, já que essa é a principal ferramenta de busca utilizada no Brasil e permite que sejam feitos alguns tipos de campanhas através de 2 tipos de Redes:

1. Remarketing na Rede de Display

remarketing rede de display google ads

A rede display exibe anúncios em formato de banner, aos visitantes do e-commerce, enquanto eles navegam em outros sites na Web, que são parceiros do Google.

Esse sites parceiros disponibilizam um espaço dentro de suas páginas para a divulgação desses anúncios pagos.

Nestes espaços que seus banners irão aparecer para os usuários que estejam em uma lista de remarketing (feita por você no Google Ads).

Para se aprofundar sobre campanhas na Rede de display do Google Ads, leia:

Como utilizar as campanhas de rede display para promover sua loja online

2. Remarketing na Rede de Pesquisa

remarketing na rede de pesquisa

No remarketing na rede de pesquisa do Google, os anúncios são exibidos na própria página de resultados.

Você poderá fazer anúncios de remarketing através da própria página de busca do Google, Google Maps, Google Shopping, Google Imagens, grupos do Google e sites parceiros de pesquisa.

O que muda nos anúncios de Display para o de pesquisa são os formatos dos anúncios, que através da rede de display você poderá utilizar banners e fotos em diversos tamanhos, e já na rede de pesquisa o formato é do anúncio de Adwords padrão, com texto limitado.

*OBS IMPORTANTE*

Existe uma grande diferença na qualidade de leads que estes dois estilos de redes podem te trazer, através da rede de display, você alcançará usuários que já estiveram em sua loja, mas que não estão no site do parceiro exatamente procurando pelo seu produto.

Já na rede de pesquisa, você alcançará usuários que estão pesquisando NOVAMENTE pelo que você vende, ou seja, este usuário é completamente qualificado, já que está em um real momento de interesse pelo que você vende, trazendo grandes chances de conversão na sua loja.

Ainda não sabe fazer anúncios através do Google ads? Leia este conteúdo:

Passo a passo: Como criar as primeiras campanhas no Google Ads

Leia também:

Como criar sua primeira campanha de remarketing no Google Ads

Remarketing através do Facebook Ads

O remarketing no Facebook Ads acontece da seguinte forma:

O usuário entra na sua loja, sai dela e quando ele entrar no Facebook, ele verá um anúncio de remarketing, mostrando talvez os produtos que ele olhou, ou só relembrando-o de voltar na loja.

É uma ótima estratégia para aumentar conversões, imagine, por exemplo, que seu potencial cliente acessou sua loja virtual para ver um determinado produto. A partir de uma ação de remarketing, você poderá exibir um anúncio exclusivo sobre o mesmo produto para chamar a atenção dentro do Facebook.

Como fazer uma campanha de remarketing no Facebook Ads

1. Crie um público personalizado

Para que você consiga fazer uma campanha ou um anúncio de remarketing no Facebook você precisará criar um público personalizado, para que assim o Facebook entenda e rode seu anúncio para uma lista correta de pessoas, que são aquelas que visitaram sua loja virtual e sairam sem fazer nenhuma conversão.

Então vamos lá…

Abra seu gerenciador de negócios e clique em “Gerenciador de anúncios” logo ao lado do símbolo do Facebook, mova o mouse até lá em baixo onde tem “Todas as ferramentas” e aparecerá uma tela ao lado com várias opções, aviste o menu de “Ativos” e clique em “Público”.

remarketing facebook ads

Abrirá uma página e em seguida você clicará em “Criar público”

anuncio de remarketing facebook

Aparecerá a opção “público personalizado” e você clicará nele. Uma aba se abrirá com algumas opções de estilos de públicos:

publico personalizado facebook

A opção de Tráfego do site, se você não tiver nenhum objetivo em alguma página específica, é a melhor opção para você iniciar seu remarketing.

Logo após você colocará algumas regras para o seu público personalizado

anuncio facebook remarketing

Você poderá escolher o número de dias que você deseja que as pessoas permaneçam no seu público e também poderá selecionar as opções:

  • Todos os visitantes do site
  • Pessoas que visitaram páginas da web específicas
  • Visitantes por tempo gasto

E depois defina o nome desse público personalizado, de uma forma que você ao acessar a página do seu gerenciador, não confunda com outras listas.

Pronto! Até aqui seu público personalizado foi criado, porém agora vem a segunda etapa: instalar esse público na sua loja, para que o Facebook consiga coletar essas informações e assim gerar a lista de pessoas.

E agora vamos para o passo 2, que é o item a seguir.

2. Instale o pixel do Facebook na sua loja

Para instalar o pixel de remarketing no seu site, você continuará ainda na mesma página. Quando você criar seu público, ele aparecerá na tela e você irá selecioná-lo e clicar nos 3 pontinhos que aparecem logo ao lado de “Excluir” e selecionará a opção “Pixel de visualização”.

criar pixel facebook ads

Ao clicar, aparecerá uma aba com várias informações, logo abaixo você encontra o código que será instalado na sua loja virtual.

 

instalar pixel facebook ads

Você irá copiar esse código e instalar diretamente na sua loja virtual. Esse código, geralmente dependendo da plataforma que opera seu ecommerce, já vem com um local específico para ser colado. Fale com os desenvolvedores da sua loja para que eles instalem esse código e assim o Facebook consiga captar a lista.

*DICA*
Se você quiser saber se o seu pixel foi instalado corretamente, baixe a extensão do Google “Pixel Helper”. Com essa extensão você conseguirá visualizar tantos os sites que possuem pixel do Facebook instalado, quanto também se seu pixel está configurado de forma correta.

Baixe aqui e extensão

3. Crie um anúncio ou uma campanha de remarketing

Agora é a parte mais fácil. Você irá criar uma campanha, que nem você cria qualquer outra.

Não sabe criar campanhas no Facebook Ads? Acessa esse passo a passo completo.

Te aconselho a criar uma campanha ou anúncio de remarketing, quando sua lista já tiver com alguma boa base de pessoas, para que o pixel de seguimento possa recolher dados suficientes.

Quando perceber que a lista já está com uma boa base, faça seu anúncio. A única coisa que irá mudar de um anúncio normal para o de Remarketing é que você ao selecionar o público daquela campanha, você irá selecionar A LISTA DE REMARKETING que você criou, que é exatamente a lista de pessoas que estão vindo do Pixel instalado na sua loja.

O restante dos passos seguem iguais, você terá que selecionar objetivo, o formato do anúncio, quantos dias ficará no ar, orçamento e etc.

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