Como fazer um Blog e qual a sua importância no E-commerce

21/03/2018 Sarah Patrício
6 min de leitura
0
Amou?

Blog corporativo

Introdução

O blog é o formato mais popular de publicação de conteúdo na Internet.

Os artigos, também chamados de posts, geralmente são focados em um determinado assunto e disponibilizados em ordem cronológica do mais recente para o mais antigo.

Esse formato permite divulgar de forma simples e rápida as ideias de uma pessoa ou empresa.

Por que o seu e-commerce deveria ter um blog

As pessoas estão o tempo todo navegando em busca de conteúdos que divirtam, informem e ajudem a resolver problemas relacionados aos mais diversos assuntos;

E o seu e-commerce tem muito a ganhar sendo fonte de conteúdo útil relacionado ao seu segmento.

Uma vez que eu encontrei uma fonte de conteúdo que me divertiu, me informou ou ajudou a resolver o meu problema, a tendência é de que eu volte em busca de novos artigos.

Isso gera um contato periódico, um relacionamento que vai permitir à sua empresa apresentar também seus produtos e serviços às pessoas como uma solução para a vida delas.

Um blog também permitirá que você conheça melhor o seu público.

É possível monitorar os posts mais lidos, descobrir o que as pessoas mais gostam de ler e quais soluções foram mais buscadas, otimizando a comunicação da sua empresa com elas e gerando dados sobre quais produtos ou serviços geraram mais interesse.

Além de todas as vantagens no relacionamento com o público da empresa, o blog ajuda a sua empresa a ser mais encontrada em uma busca do Google.

Buscar no Google, é quase uma reação imediata quando temos uma dúvida ou precisamos de um produto ou serviço.

Ser encontrado exatamente no momento que o alguém está buscando pelo que você vende aumenta as suas chances de transformar essa pessoa em um cliente seu.

Blogs que são atualizados constantemente, disponibilizando conteúdo de qualidade e focado são premiados pelo Google (e outros sites) com as melhores posições nos resultados de sua busca.

Por fim, se o blog da sua empresa é encontrado por muitas pessoas e elas se tornam fiéis leitores do seu conteúdo, o seu negócio se torna autoridade na Internet para o assunto abordado.

Ser autoridade em alguma coisa é ser lembrado e considerado, o que pode gerar vendas para a sua loja virtual.

Convencido de que o seu e-commerce deve ter um blog?

Então agora começam os próximos passos: como criar um blog e que conteúdos publicar nele.

Como fazer um blog para a sua loja virtual

Criar um blog e publicar conteúdo de qualidade nele requer um planejamento para que a sua loja virtual tenha sucesso nessa missão.

Para ficar mais fácil de entender, vou explicar em um passo a passo o que você precisa fazer para ter um blog de sucesso.

Definir as Personas

Os blogs atraem pessoas muito interessadas no assunto relacionado ao seu negócio, ou seja, um público mais inclinado a adquirir o seu produto.

Se eu estou buscando na Internet conteúdo que me ajude a escolher a fralda mais adequada para o meu bebê recém-nascido, e encontro o blog de um e-commerce de produtos infantis, existem grandes chances de eu acessar a loja virtual e comprar da empresa que ajudou a resolver o meu problema.

Se tornar útil disponibilizando conteúdo gratuito e no qual você é especializado, gera um relacionamento duradouro com o público da empresa.

Para atrair exatamente as pessoas que terão interesse em lê seu conteúdo até o final, é necessário que você defina em seu planejamento, uma persona ideal.

Se você não sabe por onde começar, acessa o link abaixo que a gente te ajuda

Personas, tudo o que você precisa saber para criar a sua

Pesquisa de Palavras-chave de cauda longa

Você deve saber que as palavras-chave são muito importantes para a sua loja, pois são através delas que você pode adquirir posicionamentos relevantes no tráfego orgânico do Google.

Porém adquirir esse posicionamento exige que você esteja atento a alguns elementos, sendo o mais relevante deles, o bom uso das palavras-chave de cauda longa.

As palavras-chave de cauda longa se referem a uma estratégia para acionar pessoas com termos que não são tão demandados, porém que possuem um bom volume de buscas.

Assim, como precisa ser feito uma pesquisa detalhada de palavras-chave para o seu e-commerce, também é preciso fazer uma levantamento para iniciar os conteúdos do seu blog.

A palavra-chave que você escolher precisa está relacionada diretamente ao assunto abordado no conteúdo.

Para fazer agora mesmo, a pesquisa de palavras-chaves de cauda longa só acessar o link abaixo:

>> O que é e como fazer a pesquisa de palavras-chave de cauda longa

Técnicas de SEO

As técnicas de SEO são qualificadas por um conjunto de estratégias a fim de melhorar o posicionamento de um site no Google.

E essas técnicas também são muito usadas em conteúdos, seja ebooks ou posts de Blog.

É bem mais que importante que o seu conteúdo, esteja atendendo as todas as especificações do SEO, pois são pontos essenciais para o seu conteúdo começar a ser visto pelo o Google.

As técnicas de SEO são divididas entre: Otimização On Page e Off Page

Para conhecer mais sobre todas essa técnicas é só acessar aqui

Plataforma

Existem muitas plataformas de blog gratuitas e pagas na Internet, existindo sempre uma possibilidade que cabe no orçamento da sua empresa.

Numa busca rápida no Google você encontra pelo menos 10 opções gratuitas, mas as duas mais utilizadas são o WordPress e o Blogger.

O primeiro também oferece a opção que permite a você (ou a sua equipe ou agência) desenvolver novas funcionalidades dentro dela, deixando-a ainda mais adequada ao que você deseja e a sua empresa precisa.

Conteúdo

O conteúdo deve ser o mais focado possível em assuntos relacionados ao seu negócio.

Se a sua loja virtual vende artigos de decoração, procure fazer posts com dicas para combinar as cores do quarto, as tendências de decoração de escritório, como utilizar a decoração para deixar a sala mais ampla.

Entre outros tantos assuntos que possam interessar ao consumidor de uma loja de decoração.

Ajude o cliente e ele se sentirá grato e lembrará de você quando for às compras.

Periodicidade

A periodicidade também é importante na produção de conteúdo.

Se você quer que o seu leitor volte sempre, deixe que ele saiba quando vai encontrar novos posts para ler.

Além disso, é mais importante a qualidade dos posts do que a quantidade.

Em blogs corporativos, é melhor ter dois bons conteúdos semanais do que ter dez conteúdos ruins.

Um bom post para blog tem que ter uma quantidade razoável de texto de até 1.000 palavras, pois é a partir do texto que o Google irá te indexar nas primeiras.

Imagens que ilustrem o assunto e que ajudem o leitor a compreender melhor o texto, também é uma boa, e se possível, adicione links para conteúdos complementares (de preferência para outros posts dentro do próprio blog), vídeos e outros materiais.

Divulgação

Uma vez que o blog está criado e já tem posts publicados, é essencial que seja feita a divulgação desse conteúdo.

Não basta o conteúdo ser bom, é preciso conquistar os primeiros acessos para que o blog ganhe leitores, seja melhor posicionado nas buscas e todo o processo de transformar leitores em clientes comece a funcionar.

A divulgação pode ser feita de tantas maneiras quanto a sua imaginação permitir, mas as mais comuns e que trazem resultados são as mídias sociais, os links patrocinados, os social ads e o e-mail marketing.

Sempre que tiver um post novo no blog, compartilhe ele nos perfis da sua loja virtual nas mídias sociais, envie email para a base de contatos da sua loja.

Tudo que você precisa saber antes de começar a fazer Email Marketing

Anuncie também o seu blog em links patrocinados como o Facebook AdS ou Google AdWords para que eles atraiam quem está buscando assuntos relacionados ao seu negócio em sites de busca como o Google.

Planeje-se e boas vendas!