Como ter um atendimento pós-venda sem estresse

18/01/2016
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atendimento ao cliente

Os seus clientes estão satisfeitos? Essa é uma pergunta que você deve se fazer constantemente para nunca esquecer que é mais importante (e mais barato também) vender novamente para os clientes atuais do que conquistar novos. Por isso o atendimento pós-venda é tão importante e deve acontecer sem estresse para o cliente e para o lojista.

Conheça e obedeça à legislação
O primeiro passo e o mais importante em um atendimento pós-venda é conhecer e seguir à risca a legislação brasileira. O Código de Defesa do Consumidor, complementado pelo Decreto Federal Nº7962/13, específico sobre o e-commerce, garantem ao consumidor direitos como o de arrependimento da compra, assegurando a troca ou devolução do produto adquirido. Portanto, é preciso estar preparado para que o cliente tenha seus direitos garantidos e evitar estresses nesse sentido.

Entre em contato com o cliente
É importante também saber quando entrar em contato com o cliente. Caso tenha ocorrido qualquer problema com o pedido, como atraso na entrega devido a greve de Correios, por exemplo, vale a pena ligar ou entrar em contato por outros meios para saber se o pedido chegou como deveria. O mais importante é mostrar interesse pela satisfação do cliente. E caso não tenha acontecido qualquer problema, você pode enviar um e-mail marketing perguntando o que o cliente achou do produto, desde que você esteja certo de que o pedido já foi entregue.

Faça pesquisa de satisfação
Apenas as métricas de acessos e vendas não mostram motivações e opiniões dos clientes em relação à sua loja virtual, dados importantes para descobrir onde estão os maiores problemas do processo de compra. Por isso é importante fazer uma pesquisa de satisfação com os clientes, perguntando os momentos mais difíceis até a finalização da compra, se o produto chegou bem embalado, entre outras informações relevantes.

Gostou das dicas? Planeje-se, foque na satisfação do cliente, obedeça à legislação e boas vendas!