Como ter uma venda transparente no e-commerce

28/05/2013
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Venda transparente no e-commerceA transparência nas relações comerciais é uma exigência do consumidor atual. As empresas precisam atender às expectativas dos clientes em todas as etapas da venda. No e-commerce, onde o cliente não consegue ver o vendedor ou o produto até que este chegue à sua casa, essa transparência por parte da loja virtual é ainda mais importante.

Para além da resolução de problemas que possam acontecer no pós-venda, o cliente deseja receber atenção da loja também antes de receber a compra. Os feedbacks esperados pelo cliente são: confirmação do pedido, confirmação do pagamento e confirmação do envio do produto.

O envio de e-mail com confirmação do pedido é comum a quase todas as lojas virtuais, já que a maioria das plataformas de e-commerce possui esse recurso nativamente. Esse e-mail enviado ao cliente logo após a finalização do pedido deve conter todos os detalhes da compra e também todas as formas disponíveis para entrar em contato com a loja. É importante lembrar que essas informações também devem estar disponíveis de forma clara e em local visível no site de e-commerce, como regulamentado pelo Decreto Federal Nº 7962/13.

A confirmação de pagamento é a etapa mais importante para a transparência na venda em um e-commerce. O consumidor já deu o seu voto de confiança, disponibilizou seus números de documentos e cartão de crédito, e o e-mail de confirmação é visto como uma prova de que a loja não é fraudulenta. Com o pagamento no cartão de crédito, muitas plataformas de e-commerce enviam automaticamente essa confirmação, mas nos pagamentos no boleto ou depósito, é preciso atenção redobrada, já que essa resposta não é automática e precisa que alguém mude o status para “pagamento confirmado” para que a mensagem de confirmação seja enviada. Se esse recurso de envio de confirmação de pagamento não estiver disponível em um e-commerce, é preciso providenciar essa mudança.

A espera pela chegada do produto gera ansiedade no consumidor, por isso enviar uma confirmação de envio ou disponibilizar o status da entrega do pedido na tela de usuário da loja virtual agrada bastante ao cliente. No caso de lojas que usam o serviço de entrega dos Correios, o ideal é disponibilizar o código de rastreamento para que ele acompanhe o progresso da entrega.

Esses feedbacks tornam a venda mais transparente, agradando e fidelizando o consumidor. Manter um relacionamento positivo é um dos segredos do sucesso de um e-commerce. Boas vendas!