Como usar o YouTube a favor do e-commerce

03/06/2014
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YouTube para o e-commerce

O YouTube deixou de ser apenas uma plataforma de vídeos na Web. O site faz parte do nosso entretenimento diário e da nossa busca por informações, sendo atualmente a segunda maior ferramenta de busca do mundo, atrás apenas do Google. Para termos uma noção do potencial do YouTube, se ele fosse uma emissora de televisão, estaria atrás apenas da Rede Globo e teria mais audiência que todos os canais de TV a cabo juntos.

Pensando apenas nos mais de 1 bilhão de acessos mensais e na audiência de 50% das pessoas que usam Internet, o potencial do YouTube para trazer acessos para o e-commerce já é enorme. Imagine com ações voltadas para gerar valor para o público de uma loja virtual, com conteúdo relevante e links para os produtos. Imaginou? Então vou comentar três boas razões para utilizar o YouTube em sua estratégia de marketing para o comércio eletrônico.

Razão 1: Destaque nas buscas do Google

Como muita gente já sabe, o YouTube foi comprado pelo Google em 2006 e algum tempo depois da aquisição, os vídeos passaram a aparecer nos resultados da busca do Google e com bastante destaque. Tudo que é publicado nesse site, que também é uma rede social, com títulos, descrições e tags otimizados para oferecer o melhor conteúdo para o seu público pode conseguir um melhor pangerank e um melhor posicionamento nos resultados das buscas tanto no YouTube quanto no Google.

Para o e-commerce, aparecer nos primeiros resultados da busca do Google e com o destaque que os vídeos do YouTube recebem são uma excelente oportunidade de ter acesso qualificado.

Razão 2: Conteúdo qualificado para o seu público

Já falei aqui no blog o quanto os vídeos podem melhorar a conversão em vendas de uma loja virtual. O YouTube permite que vídeos com conteúdo sobre os produtos e serviços e outros assuntos relevantes para o público da marca sejam publicados e compartilhados gratuitamente através de sua plataforma. Essa ferramenta deu mais voz às empresas e a possibilidade de se comunicar com seus públicos, gerar valor e construir relacionamento.

Razão 3: Facilitação do processo de venda

O YouTube possui ferramentas que podem facilitar o processo de compra na loja virtual. A forma mais básica de utilizar essa plataforma de vídeos com a finalidade de vendas é criar vídeos que demonstrem o produto, seus benefícios, diferenciais e formas de uso e colocar um link dentro do vídeo e na sua descrição para a página de produto na loja virtual. O usuário estará vendo o produto e já pode ir direto para a compra, sem precisar fazer nenhuma outra busca.

A ferramenta Hangouts, que funciona na plataforma do YouTube, também pode ser usada com a finalidade de facilitar o processo de venda. Seus clientes estão com dúvidas sobre algum produto ou serviço? Realize um bate-papo ao vivo sobre o assunto, tire todas as dúvidas deles e eles se sentirão mais confiantes para finalizar a compra. Além disso, a sua loja virtual ganhará credibilidade e poderá construir uma reputação através desses vídeos informativos.

Essas são as três principais razões para as empresas de e-commerce utilizar uma estratégia de marketing com vídeos para o YouTube. Para começar, o investimento não precisa ser tão alto, mas alguns cuidados como fazer um roteiro para não esquecer de mostrar todos os detalhes dos produtos e demonstrar seu funcionamento farão com que os resultados sejam ainda melhores.

Planeje-se e boas vendas!