Descubra a melhor forma de influenciar os clientes conhecendo o comportamento do Consumidor

02/07/2021
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Como conquistar seu consumidor?

Essa é a pergunta de outro que muitas estratégias de marketing tentam responder, mas a qual poucas conseguem chegar. Isso porque, conquistar o cliente é um ato que envolve muitas esferas e que precisa ser pensado com muito cuidado.

Entretanto, existe uma cartada certa que é essencial para qualquer empresa que deseja se desenvolver no mercado e que, ainda, tem o poder de influenciar todos os setores de uma marca.

Estamos falando sobre o estudo do comportamento do consumidor.

Entender sua importância é fácil, afinal se você sabe como seu cliente age saberá também como interagir com ele a fim de influenciá-lo.

Dessa maneira, queremos te mostrar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto e preparamos este texto.

Se quiser descobrir como influenciar o comportamento dos seus consumidores e conquistar cada vez mais deles, basta continuar a leitura!

Como o comportamento do Consumidor se liga ao ZMOT

Há alguns anos, em pesquisa realizada pelo Google e pela Shopper Sciences, descobriu-se um sigra um tanto esquisita que nomeia um momento importante na jornada de compra dos clientes. Ela é o ZMOT!

Zero Moment of Truth ou simplesmente Momento Zero da Verdade, é então o período que antecede uma decisão de compra. Se encarregando de estudar e compreender como os compradores fazem suas escolhas de consumo.

Trouxemos o assunto do ZMOT para cá porque ele é um momento de grande influência no comportamento do consumidor, sendo capaz de fazer com que um cliente siga em sua jornada de compra, como também atrair novos compradores.

De forma resumida, esse Momento Zero se divide em 4 diferentes pilares que o sustentam, os quais, todos, têm poder sobre a forma como o público age em relação a sua empresa. Eles são:

  • Ranqueamento em mecanismos de busca
  • Avaliações online
  • Oferecimento de listas para comparação de produtos
  • Cupons e descontos

Por mais que todos os pilares sejam importantes para a forma como o consumidor vai interagir, vamos focar em entender os dois primeiros, uma vez que eles são os que mais impactam essa jornada.

Mas antes de seguirmos, deixamos como dica o texto do zmotinstitute.com caso queira entender mais profundamente o que é o ZMOT.

Ranqueamento em mecanismos de busca

Para entender como esse primeiro pilar do momento zero influencia o seu cliente é simples, basta se colocar no lugar dele. Afinal, você também é o consumidor de alguma empresa.

Imagine que você acabou de perceber que precisa de um celular novo e por conta disso começa, como primeira ação, a pesquisar por marcas, modelos, vantagens e desvantagens dos celulares disponíveis no mercado na internet. É isso que a grande maioria dos consumidores também faz!

Se já não bastasse esse comportamento comum identificado, o qual sugere que você deve ter um site, blog ou página para ser uma opção de escolha para o público já nesse momento, foram feitas pesquisas para saber ainda como os clientes fazem essa pesquisa.

Comprovou-se então que é um comportamento geral de que os compradores, nesse momento de busca, cliquem e explorem apenas os primeiros ranqueados de forma orgânica em plataformas como o Google Search.

Dessa maneira, descobrimos que a porcentagem de cliques nesses links são:

  • 1º colocado: 34% dos cliques
  • 2º colocado: 17% dos cliques
  • 3º colocado: 11% dos cliques

A taxa de interação cai ainda mais daí para frente, sendo inexistente a partir do link de número 15.

Dessa maneira, sugerimos que você invista em técnicas de SEO para que possa acompanhar esse comportamento dos seus consumidores.

Avaliações e reviews online

Outro ponto crucial para entender a relação entre o ZMOT e o Comportamento do Consumidor são as avaliações e reviews online.

Chamadas por por alguns de marketing boca a boca 4.0, as avaliações são a nova forma que os compradores encontraram para atestar e confiar nas marcas. O que antes era papel de amigos e família, passa a ser de completos desconhecidos.

Quem nunca deu uma olhada em alguns comentários antes de comprar algo? Ou deu uma busca em sites como reclame aqui apenas para ter certeza que estava fazendo um bom negócio?

Isso é mais comum do que pensamos, já que cerca de 95% dos consumidores afirmam que fazem pesquisas constantes em busca de avaliações e reviews antes de comprarem.

Se já não bastasse isso, 57% deles ainda dizem que só efetuam uma compra se os tais reviews duram entre 4 e 5 estrelas.

Dessa maneira, cultivar uma boa reputação online é essencial para atrair mais consumidores.

O Comportamento do Consumidor é então muito mais do que uma simples ferramenta, porque ele vai manter sua empresa com informações inestimáveis que farão dela a melhor versão de si mesma.

Conteúdo escrito por Rodrigo Wiethorn, administrador de Empresas pela UFSC.