Consultor de e-commerce: Saiba se você precisa de um

15/03/2016
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consultor de e-commerce

 

O crescimento do e-commerce estimulou muitos novos empreendedores a abrirem suas lojas virtuais nos últimos anos, mesmo sem experiência na área. Muitas dessas lojas não tiveram sucesso e acabaram fechando por diversos motivos, principalmente a falta de planejamento e de conhecimento dos donos sobre como tocar o projeto.

Mesmo com alguma experiência no comércio eletrônico, o auxílio de um profissional especializado nesse mercado é muito relevante para uma empresa. Ele poderá trabalhar todas as particularidades de uma loja virtual, seguindo tendências e realizando melhorias para que a empresa alcance bons resultados.

O que faz um consultor de e-commerce?

Um consultor tem a função de profissionalizar todas as etapas de uma operação de e-commerce, identificando e analisando problemas gerenciais, encontrando soluções que diminuam as chances de falhas e ajudando a executá-las para que a loja virtual alcance resultados melhores.

Aspectos como escolha da plataforma de e-commerce, ações de marketing e comunicação para gerar vendas, acompanhamento de métricas e indicadores de desempenho, entre outras funções fazem parte do trabalho de um consultor de e-commerce. Para fazer tudo isso da melhor forma possível, ele deve estar sempre atualizado em relação às novidades do mercado e às tendências, além de trabalhar junto com o empreendedor para conhecer todas as particularidades do produto e do segmento de mercado do qual a empresa faz parte.

Devo contratar um consultor de e-commerce?

Para empresas muito pequenas ou que querem iniciar no e-commerce com um investimento muito limitado, pode não ser possível a contratação de um consultor de e-commerce. Porém, pequenas e médias empresas que tenham recursos disponíveis para uma consultoria têm muito a ganhar com o auxílio de um consultor. Algumas das vantagens são:

• Ter um profissional experiente para evitar os erros que os gestores iniciantes no e-commerce podem cometer;
• Ele conhece o mercado e vai estudar seus concorrentes para ajudar a sua empresa a enfrentar a concorrência;
• É um profissional capacitado para lançar a sua loja virtual e direcionar os investimentos de marketing para obter retorno o mais rápido possível.

Portanto, vale a pena investir em um serviço profissional que fará a sua loja virtual lucrar mais e mais rápido. Tudo vai depender do seu poder de investimento e do tempo de experiência e qualificação do consultor que você deseja contratar.