Medo da sua loja virtual não trazer retorno? A consultoria de resultados pode te ajudar!

17/09/2018 Sarah Patrício
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A consultoria de resultados acompanha você em todas as fases da sua loja virtual e te guia pelo os melhores caminhos para a busca do sucesso online.

Realizada em cima de pesquisas que visam entender a fundo o seu negócio, a consultoria busca entender quais estratégias do marketing digital são mais lucrativas e farão sua loja virtual vender.

Como a consultoria de resultados pode te ajudar

Você não estará sozinho

Se você já quis começar algo novo no mundo online e teve medo de não ter retorno, a consultoria é perfeita pra você.

Além de te guiar pelo os melhores caminhos, o consultor de resultados estará do seu lado em todas as etapas da sua loja virtual.

Você terá as estratégias certas

A consultoria de resultados vai entender a fundo todo o seu negócio para te indicar as estratégias que mais se encaixam com o seu público.

Você terá uma visão ampla da sua loja virtual

Em cima de uma meta de faturamento, criamos projeções de vendas que vão te ajudar a garantir uma visão completa dos seus negócios antes e depois da loja virtual ser desenvolvida.

Você terá alguém para entender a saúde do seu negócio

Sabe aqueles relatórios complexos repletos de dados e gráficos que você não entende nada? A consultoria vai te ajudar a compreender todos eles da forma mais simples possível.

Planejamento

O primeiro passo da consultoria de resultados se inicia com um planejamento. A partir dele teremos uma visão ampla de tudo que será realizado antes de iniciar qualquer ação.

Esse planejamento é composto por:

  • Análise de mercado
  • Análise de concorrentes
  • Definição do cliente ideal
  • Projeções do negócio

Análise de mercado

Na análise de mercado é realizada uma pesquisa detalhada da situação do seu produto/serviço no mercado atual. Identificamos quais as principais oportunidades e gargalos do seu nicho.

Análise de concorrência

Esse é o momento que a consultoria busca os principais concorrentes do seu e-commerce.

Entendendo suas fraquezas, posicionamentos e principais diferenciais deles dentro do mercado online.

Aprenda aqui: Como fazer Análise de Mercado e Concorrência para sua loja virtual

Definição do cliente ideal

Assim como uma loja física, a sua loja virtual também precisa de pessoas com interesse real no seu produto/serviço dentro da sua loja.

Esse é o momento que identificamos seu público-alvo de forma mais profunda, conhecendo o que ele busca, como ele age, o que ele gosta e o que ele espera ao entrar em uma loja virtual, para então atraí-lo.

Aprenda aqui: Definir suas Personas (cliente ideal)

Projeções do negócio

As projeções são baseadas em números básicos do e-commerce como a meta de faturamento, ticket médio, taxa de conversão e entre outros

Através desses números são realizadas projeções de 3 a 6 meses (dependendo do negócio) para sabermos onde e como devemos chegar.

A partir dessas projeções, apontamos 2 dados primordiais que qualquer loja virtual precisa para ter sucesso: visitas e vendas.

Com esses dados, conseguimos planejar campanhas mais específicas com direcionamentos mais assertivos.

Estratégias

Finalizado o planejamento é hora de partirmos para as estratégias, fase em que definimos os meios de divulgação que mais se encaixam com o seu negócio.

As estratégias são baseadas nas informações levantadas do planejamento e passarão por fases que acreditamos que um e-commerce precisa passar, são elas:

PRÉ LANÇAMENTO  LANÇAMENTO  VENDA RECORRENTE  PÓS-VENDA

Pré-lançamento

As estratégias de pré-lançamento tem como único objetivo gerar expectativa em futuros clientes antes do lançamento da loja

Usamos o pré-lançamento tanto para conquistar relevância no mercado online, como pra atrair clientes em potencial

Case de uma estratégia de pré-lançamento: TLD Brazil

Na imagem 1, aplicamos um hotsite na loja virtual enquanto a mesma estava sendo desenvolvida.

O objetivo era captar o máximo de e-mails, e em troca oferecer 10% de desconto na primeira compra assim que a loja fosse lançada.

E para levar pessoas realmente interessadas, criamos uma campanha no facebook com um investimento mínimo e direcionamentos focados.

E o resultado? Mais de 70 cadastros em duas semanas de clientes potenciais!

Lançamento

As estratégias de lançamento são focadas em gerar tráfego qualificado a fim de convertê-lo nas primeiras vendas da loja

É nessa fase que você vai entender quem são seus compradores ideais e ter mais certeza se o caminho que você está seguindo é o certo.

Case de uma estratégia de lançamento: Deu Na Telha

Na imagem 2 temos a Deu Na Telha, uma loja de camisetas com uma temática super criativa.

Assim que a loja foi lançada, a consultoria de resultados entrou em ação e junto com o cliente criamos  “A promoção de 40% de desconto em qualquer camiseta”, válida só para o primeiro dia da loja.

O resultado não poderia ter sido outro, a taxa de conversão foi de 0,81%

*A taxa padrão dos e-commerces que estão começando é de 0,5%

Venda recorrente

Como o nome já diz, são estratégias focadas em tornarem as vendas recorrentes para uma base de crescimento mês a mês.

Nessa fase, já entendemos como o público da loja se comporta e o que ele espera, então fica mais fácil atingi-lo da forma correta.

Case de uma estratégia de Venda recorrente: KN Plus

A KN é uma loja voltada para o segmento de moda plus size.

A consultoria de resultados junto com o setor de marketing da loja, decidiu elaborar um plano para os 5 anos de KN.

Com o objetivo de criar pontos de relacionamento através do Instagram, montamos um planejamento inicial com algumas ideias que buscavam gerar mais proximidade com suas clientes.

Pensamos então em:

  • Presentear as clientes mais estrelas da KN, oferecendo-as um desconto mara na próxima compra
  • Postagens com maior força de direcionamento a loja virtual
  • Stories das clientes usando KN
  • Grid personalizada
  • Postagens de auto-estima, auto-confiança, determinação e tudo que suas personas mais procuram e respeitam

entre outras maaais….

Apenas com essas ações, aumentamos 30% a receita da loja!

Veja: Case completa dos resultados da KN Plus size

Pós-venda

Nas pós-venda é hora de criar um relacionamento duradouro e lucrativo com todos aqueles que já são seus clientes.

De fato, vender para quem já é seu cliente é mil vezes mais barato do que vender para quem ainda não é. Por isso a fase de pós-venda é tão importante.

Case de uma estratégia de Pós-venda: Mundo Maior

A Mundo maior é uma loja voltada para produtos do universo espírita

O setor de marketing da empresa entrou em contato com um dos nossos consultores para criar estratégias que fizessem seus clientes comprarem novamente através de e-mail marketing

Após analisar alguns dados do Analytics, conseguimos entender que os e-mails disparados com apelativos de vendas não geravam desejo em seus clientes.

Começamos então a disparar mini conteúdos, com sinopses mais elaboradas dos livros que estavam em promoção; descontos de frete grátis para aqueles que tinham mais procura na loja e conteúdos que não remetessem a venda diretamente.

Com isso, a taxa de conversão do e-mail foi de 1,24% para 2,90%.

Veja: Case completa com os resultados da Mundo Maior

Relatórios mensais

Os relatórios mensais são feitos em todo começo do mês. Nele temos os números mais importantes da loja documentados de forma mais simples, para avaliarmos juntos mês a mês como a sua loja está.

O acompanhamento de resultados é considerada a fase mais importante de toda consultoria, pois não adianta de nada se esforçar ao máximo para conseguir aumentar as vendas da loja se você não acompanhar os resultados dela.

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