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Como uma Consultoria de Sucesso pode te ajudar a dominar o Marketing digital

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Artigos, ebooks e webinars na internet te disponibilizam todos os dias milhares de estratégias inovadoras que podem “mudar a vida da sua empresa para sempre”, acontece que colocar em prática todas essas estratégias, já deve ter ficado claro para você que não é tão simples assim.

Muitas empresas decidem investir em Marketing Digital por conta própria e na maioria das vezes o resultado é tempo e dinheiro jogado fora.

Se você não sabe por onde começar a estabelecer sua presença digital, continua ai a leitura e entenda porque ter uma Consultoria em Marketing Digital pode ser a grande solução.

*Só para deixar bem claro, esse não é um artigo de venda e meu único objetivo é te fazer entender que existem soluções para seus problemas. Cabe apenas a você decidir se é viável para seu negócio ou não.

Será mesmo que eu preciso de um Consultor de Marketing Digital?

Te respondo essa pergunta com outras perguntas:

1. Você precisa urgentemente alavancar suas vendas?

2. Já tentou usar técnicas que se diziam infalíveis da internet sozinho e, ficou frustrado?

3. Está querendo uma presença digital forte com o intuito de ter sucesso?

4. Não tem tempo para aprender e nem para por em prática as inúmeras estratégias de Marketing Digital?

5. Já leu milhares de conteúdos falando sobre estratégias de Marketing e não conseguiu colocar em prática por conta própria, por simplesmente não saber por onde começar?

Pois então a resposta é SIM! Você precisa urgentemente de um Consultor de Marketing Digital!

Como um Consultor pode te ajudar

É simples, você não vai precisar colocar em prática as estratégias do Marketing Digital sozinho.

Um Consultor em Marketing Digital vai te guiar a seguir o melhor caminho, definindo qual estratégia se encaixa melhor com seu negócio e te ajudando a entender de forma mais clara o que realmente se adéqua na sua loja virtual.

É importante deixar claro que para que um consultor consiga entender o que se encaixa em seu negócio, ele vai precisar conhecer totalmente sua marca.

Pois não tem como ele entender e colocar em prática as estratégias que se enquadram pro seu negócio sem ter pelo menos algumas definições básicas traçadas.

O crescimento do seu e-commerce e o sucesso das estratégias de Marketing Digital é como ir subindo degraus, cada degrau é uma estratégia nova, diferente, mais complexa. Conforme o seu amadurecimento online, as estratégias vão ficando cada vez mais focadas fazendo sua empresa subir e crescer ainda mais.

Pesquisa

O Consultor de Marketing Digital fará pesquisas junto com você apontando as principais oportunidades do mercado e analisando o comportamento do seu público-alvo dentro e fora da sua loja virtual, da forma mais estratégica e prática possível.

Através de uma consultoria, fica mais fácil você descobrir por exemplo, em qual rede social você deve ou não estar(baseado no seu público alvo), como interagir corretamente nelas, além de ter sempre ao seu lado uma pessoa que entende e tem experiência no mercado digital, para te auxiliar e te prevenir de erros bestas que provavelmente tomam muito do teu tempo e do teu dinheiro.

Planejamento

A maioria das Consultorias de Marketing Digital dão os seus primeiros passos realizando um planejamento estratégico, levando em consideração estes principais pontos:

Levantamento interno

1. Qual seu investimento inicial:
Quanto você está disposto a investir em divulgação/marketing digital no seu negócio inicialmente?

2. Identificação dos pontos positivos e negativos:
Esse é um momento importantíssimo onde o consultor consegue descobrir os principais erros da sua empresa, visando como corrigi-los, como também buscando os diferenciais que mais destacam sua empresa.

3. Criação de metas e objetivos iniciais:
Será através das metas e objetivos que o planejamento será montado. Qual o seu objetivo principal, onde você quer chegar daqui a 5 anos, o que você pretende alcançar com a consultoria e etc.

Levantamento Externo

1. Análise do mercado:
Onde o consultor fará junto com você uma pesquisa detalhada da situação do nicho de mercado atualmente e fará a identificação de oportunidades para o seu negócio com as ferramentas corretas.

2. Análise dos principais concorrentes:
Momento onde o consultor entende as fraquezas dos seus principais concorrentes, onde eles estão e quais são suas principais vantagens (podendo até mesmo servir como uma grande referência para você).

Aprenda aqui como fazer Análise de Mercado e Concorrência para seu negócio!

3. Definição de Personas:
Onde ele vai identificar seu público-alvo da forma mais profunda possível, sabendo o que seu público busca, como ele age, o que ele gosta, o que não gosta e o que ele espera ao entrar na sua loja.

Aprenda aqui tudo que você saber para Definir suas Personas!

4. Processo da Jornada de compra:
Nesse momento ele irá analisar junto com você o processo que o seu cliente faz até o momento exato de finalizar uma compra na sua loja virtual, para que todo esse caminho seja percorrido corretamente e seja finalizado da melhor maneira possível: com uma venda.

Estratégias

Chegou a hora de agir, e dá vida ao Plano de Ação.

O plano de ação é iniciado logo após o planejamento ser concluído, e é a hora exata para iniciar as estratégias de divulgação que mais se encaixam com o seu negócio.

Primeiro Valor

O Primeiro valor está atrelado a sua meta principal, aquela que o seu consultor estabelecerá durante a criação do planejamento, baseado em todos os fatores estudados e analisados.

Cada negócio tem o seu primeiro valor, então não existe uma regra a ser seguida.

A importância desse primeiro valor é justamente para não te fazer pular para as outras fases sem que antes esse primeiro valor seja atingido.

Essa é uma das mais importantes fases dentro de uma boa consultoria, pois seu consultor irá te fazer ter o amadurecimento em primeiramente ter suas primeiras conquistas, aprender com elas para que assim então você possa seguir adiante, escalando o que deu certo e promovendo assim as próximas estratégias.

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Exemplo

Digamos que uma loja de bermudas que possui vários acessos durante o dia, só consiga vender para cerca de 10% desses visitantes, podemos concluir que tem alguma coisa errada neste processo, afinal a loja está tendo visitas, porém não consegue ter vendas. 

Poderiam existir muitos motivos para este fator, mas neste exemplo colocaremos o fator principal atrelado a Confiança que a loja está passando para o visitante. 

Nesse caso, a estratégia de primeiro valor seria ajustar tudo aquilo que não gera uma boa impressão para o visitante quando ele está navegando, e a estratégia traçada seria: SEO básico.

Ajustes como: Adicionar fotos mais marcantes, com uma boa resolução e visualização dos produtos; Uma boa descrição nos produtos, focado em boas palavras chave, e também claro, passando todas as informações necessárias para o visitante entender o que realmente está comprando… Enfim, infinitas mudanças para melhorar a navegação e satisfação do visitante com a loja virtual.

Análise do Exemplo 

Analisando esse exemplo, imagine que esse cliente da loja de bermudas, tenta fazer, por exemplo algum tipo de campanha paga. Será que ele teria retorno se a sua loja não tivesse passado pelos ajustes de SEO? Provavelmente não! Ele iria apenas investir tempo e dinheiro e provavelmente não teria retorno nenhum, já que 1º problema de sua loja virtual ainda não teria sido resolvido.

E é ai que te provo como o Primeiro Valor é tão importante. Como diz aquele ditado “A pressa é inimiga da perfeição”.

Estratégias Avançadas

Usando do exemplo acima da loja de bermudas, uma boa estratégia avançada que o seu consultor poderia te sugerir  seria uma divulgação feita através de Campanhas do Facebook, com anúncios focados em seus produtos ganhadores (os que mais vendem).

Isso claro, depois de todos os ajustes do Primeiro Valor já estarem feitos.

Mensuração de resultados

A mensuração de resultados é considerada a fase mais importante de toda consultoria, pois de nada adiantará se esforçar ao máximo para conseguir aumentar as vendas da sua loja, se você não se importar com a mensuração dos seus resultados, afinal, sem essa mensuração, você sequer terá noção se esses resultados foram bons ou ruins.

E esse é um processo tão essencial quanto o planejamento, a análise de concorrência ou a escolha do público-alvo, por isso também deve ser bem feito.

A internet é cheia de conteúdos falando sobre as métricas que devem ser mensuradas e quais as ferramentas certas para usar, mas mesmo assim é um desafio muito grande conseguir desvendar por conta própria o que está dando certo ou não diante de tantos números e cálculos.

Mais um ponto para Consultoria, pois você além de ter relatórios completos, com todas as informações e números necessários, você ainda terá o consultor para te fazer enxergar onde estão os devidos erros, repara-los e assim conseguir sempre estar ativo e atualizado com suas estratégias de Marketing Digital.