6 dicas para o controle financeiro de lojas

25/08/2017 Gestão Click
3 min de leitura
0
Amou?

Post de convidado 

Para um bom funcionamento da sua loja é necessário ter um controle total das informações, precisa ter relatórios diários de vendas, contas a pagar e pagas, quantidade de itens no estoque, controle do banco e sem uma boa organização isso se torna muito complicado.

Nesse artigo vamos mostrar como proceder com controles financeiros básicos e como uma ferramenta online pode te auxiliar nesse processo.

Essas dicas não servem somente para lojas físicas, mas também para as lojas virtuais. Para uma loja virtual ser mantida um empreendedor precisa de uma gestão financeira rigorosa.

Quer ter resultados incríveis na sua empresa? Então tome cuidado com o controle financeiro da sua loja!  

gif-agencia-bleez

1. Controle diário do caixa

É muito importante que o fluxo de caixa seja feito diariamente, ele é realizado na finalidade de verificar se não existe erros de registro ou até mesmo desvios de recursos. Com o controle sendo feito você consegue gerenciar os valores depositados no banco, controlar as despesas a ser pagas e elaborar completos relatórios referentes ao seu negócio. Assim, você acompanha a saúde da sua empresa e pode aproveitar para verificar o seu plano de negócio de tempos em tempos garantindo que tudo fique dentro dos eixos.

2. Controle bancário

Como o controle de caixa, o controle bancário também deve ser realizado todos os dias, registrando assim todas as movimentações bancarias e o saldo disponível. Esse registro serve para que você analise se o seu saldo é suficiente para pagar as obrigações do dia.

3. Controle diário de vendas

Fazendo o controle de vendas você consegue acompanhar a quantidade de vendas diárias e mensais, realizar esse controle todos os dias, possibilita que você tome providencias para que as metas sejam alcançadas.

4. Controles de contas a receber

Tendo como finalidade controlar os valores a receber de vendas a prazo, o controle de contas a receber é indispensável. Você deve organizar para que saiba o total dos valores a receber, o montante de contas atrasadas para poder cobrar os clientes e receber o valor, e tendo todas essas informações em mãos você consegue traçar um perfil do o seu cliente, para saber se no futuro você pode vender a prazo, ou não.

5. Controles de contas a pagar

É indispensável que as contas sejam pagas em dia, pois contas atrasadas geram transtornos. E ao realizar o controle de contas a pagar em um momento de dificuldades, você consegue estabelecer prioridades nas contas a pagar.  Com o controle em mãos, fica simples realizar uma previsão de qual será o comportamento do caixa para os períodos futuros.

6. Planilhas eletrônicas

As lojas virtuais também necessitam de um controle financeiro que muitas vezes são feitos por planilhas eletrônicas. O controle de gestão financeira deve lhe fornecer relatórios diários de vendas para que possa estabelecer suas estratégias de marketing online.

Você executando esses controles financeiros básicos, sua empresa fica organizada e dificilmente você terá surpresas com o financeiro. Mas organizar isso tudo pode ser muito complicado, não é mesmo?! Uma forma simples e rápida de solucionar esse problema é utilizando um sistema empresarial de gestão.

O que é sistema empresarial de gestão e como ele pode me ajudar?

Como a tecnologia está cada vez mais presente, se tornou fácil controlar as finanças de uma empresa. Os sistemas de gestão online são baseados na tecnologia ERP (nterpriseResource Planning), exerce essa função. Ele integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.

Tendo um sistema de gestão financeira de monitoramento em sua loja física você desfruta de inúmeras vantagens, tais como, ele consegue fazer todos esses controles financeiros básicos de forma rápida e eficaz, com o sistema ERP você consegue delimitar o que cada funcionário tem acesso de acordo com a sua função, além do sistema estar disponível 24 horas em uma plataforma totalmente segura.

A implantação de um sistema ERP online geraria lucro, já que gasta menos tempo dos seus funcionários e tem total controle sobre as informações da sua empresa e economizaria tempo para sua loja.

Se você gostou da ideia, de uma olhada no GestãoClick e nos conte o que achou.