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Criação de loja virtual: Como fazer a melhor arquitetura de informação

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Na hora de fazer a criação de loja virtual é inevitável e de extrema importância que você pense em toda a estrutura de informação que ela terá. Vai ser através da arquitetura de informação que você conseguirá deixar sua loja virtual, apresentável, legível e de fácil acesso pro seu cliente.

A experiência do cliente com sua loja virtual é algo que você deve sempre estar em pensando, tentando proporcionar que essa experiência seja sempre a melhor possível.

Por isso nós preparamos esse post para que você já faça a criação de loja virtual entendendo tudo sobre esse quesito tão importante que é a arquitetura de informação.

Como criar suas categorias

As categorias e subcategorias do seu e-commerce devem ser feitas com muito cuidado e com toda atenção possível na hora da criação de loja virtual, pois para muitos parece ser algo sem importância, porém mal sabem que é um grande fator para decisão de compra de um cliente.

Uma das dicas que aprendi é: Deixe seus produtos acessíveis com no máximo 3 cliques.

Veja bem, suponhamos que você tem uma loja virtual que vende roupas, tanto para homens quanto para mulheres. Uma cliente ao encontrar sua loja virtual está a procura de saia curta jeans, seria essencial que se na sua loja contém esse produto, você mostre para essa cliente em 3 cliques o que ela procura:

1º clique: Home
2º clique: Categoria de roupas femininas
3º clique: Subcategoria de saias

O mais importante na hora de fazer essa separação de categorias, é conhecer sua persona e entender o que e como ela procurará algo na sua loja virtual.

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Aplicando a arquitetura de informação

Para te ajudar ainda mais nesse trabalho listei 3 tarefas essenciais para você fazer uma boa arquitetura de informação:

  1. Planejamento
  2. Listar e hierarquizar todos os produtos
  3. Nomear cada seção

1. Planejamento

Sem um planejamento você jamais conseguirá fazer uma boa arquitetura de informação, pois todas as informações que você colocará na sua loja virtual precisam ter um fundamento para que assim tenha uma maior probabilidade de funcionar.

E o que seriam essas informações com fundamento? Quando você for fazer a criação de loja virtual, você precisará de 3 análises ESSENCIAIS que farão com que você entenda qual a melhor forma de se comunicar com seus clientes:

Análise de mercado

Faça uma análise de como que funciona o mercado para o que você oferta. Seu produto se encaixa em quais tipos de mercado? Em quais períodos esse nicho de mercado vende mais? De que forma as pessoas pesquisam pelo que você oferta? Quais as principais palavras chaves? Etc.

Pra te ajudar nessa pesquisa, te indico uma ferramenta gratuita do Google, o Google Trends que consegue te informar os períodos de maior volume de busca por determinada palavra chave.

Por exemplo:

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Você coloca a palavra chave que quer buscar, indica a localização, o período que você quer que a ferramenta calcule, e então ela te mostrará, todo o volume de busca dessa palavra chave no Google.

Logo abaixo, também mostrará a Região de maior busca e ainda os tópicos relacionados.

A partir daí já dá pra você ter uma boa noção de quais melhores períodos seu nicho se encaixa.

Análise de concorrência

Juntamente com o análise de mercado, você também já colherá os seus concorrentes. Busque por lojas virtuais que tenham o mesmo nicho que o seu e colha todas as informações precisas sobre ela. Veja os principais diferenciais do seu site, o que ele está fazendo, como ele se comunica, quais redes sociais ele está, como ele se comporta dentro delas, quais suas desvantagens e daí já formule o que você poderá usar de referência e o que não usar.

Para essa análise, te indico uma ferramenta que não é gratuita porém possui uma contagem de uso grátis que dá pra você pesquisar bastante: SemRush, nessa ferramenta através da URL do site você poderá fazer análises como: quais palavras chave ele utiliza, quanto de tráfego orgânico e pago ele tem, quantos back-links(links apontando para ele) ele possui, a ferramente te dá até quais são seus principais concorrentes orgânicos.

Se você quiser entender mais como fazer uma boa análise de concorrência, assiste:

Definição de personas

Sem sombra de dúvidas essa é a principal tarefa dentro do seu planejamento. As personas são o seu público alvo, porém sendo analisado de uma forma bem mais íntima e assertiva.

Primeiramente o que você tem que entender é que a persona vai ser um perfil de cliente criado por você de acordo com o que conhece do seu público, vai ser a representação do seu cliente ideal.

Então você que vai definir tudo, pense nos seus produtos, pense no que ele pode trazer de bom para vida do seu cliente e que tipo de pessoa se beneficiaria comprando ele, e assim vá disseminando quem é sua persona: Qual seu nome, idade, profissão, estado civil, quais são seus hábitos, o que ela faz no dia-a-dia e nas horas vagas, que redes sociais acessa, quais seus sonhos e objetivos, quais seus medos e dificuldades e por aí vai.

Você vai definir o seu cliente como se você estivesse entrevistando-o e ele estará te respondendo todas essas perguntas. E dessa forma, sabendo de todas essas informações do seu cliente, ficará bem mais fácil de se comunicar com ele e de principalmente tocar em suas dores e resolvê-las.

*Dicas*
*Você pode ter quantas personas você achar que cabem no seu negócio.
*Na hora de definir pense como se fossem elas.
*Pesquise nas suas redes sociais para te ajudar a definir suas personas, veja qual o perfil interage com você e gosta do que você faz.
*Abra sua mente!

2. Listar e hierarquizar todos os produtos

A primeira parte da definição de estrutura da sua loja virtual é definir quais serão suas seções.

Tudo vai depender do que será seu site, certo? Se você só terá um blog, as categorias precisam ser feitas pensadas nos conteúdos que seu blog terá, como nós estamos falando de lojas virtuais, o que você terá que colocar em seções serão seus produtos e informações da sua empresa.

Comece listando todos os seus produtos e vá fazendo a hierarquia, para ter noção de qual será a categoria(pai) e quais serão as subcategorias(filho).

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Depois de listar todos os seus produtos, você vai pensar na hierarquia de importância deles, quais DEVEM estar na categoria pai e quais podem ser incluídos como subcategoria.

5. Nomear cada seção

Agora que você já sabe quais as categorias e subcategorias da sua loja virtual, chegou a hora de nomeá-las, e até parece uma besteira, porém é muito importante que você nomeie suas categorias e subcategorias da maneira correta. Essa descrição correta, também te dará pontos positivos para uma boa otimização de SEO.

Como escolher os melhores nomes:

  • Entenda suas personas e como elas buscam
  • Faça pesquisa de palavras chave: uma boa dica na hora de fazer pesquisa de palavras chave é além de buscar no Google, você utilizar a ferramenta de planejador de palavras chave, do Google Adwords, é uma ferramenta gratuita e bem completa que irá te ajudar bastante nessa pesquisa.