Receba conteúdo exclusivo sobre comércio eletrônico

Receba o nosso orçamento

Digite seus dados abaixo para que nossos consultores de vendas possam entrar em contato com você:

Por que não criar uma loja virtual por conta própria

criar loja virtual - bleez ecommerce

Um dos maiores e principais erros dos empreendedores que sonham em ter um e-commerce de sucesso está na escolha de sua plataforma. Como assim? Vou te explicar melhor.

Se você é um empreendedor que está conhecendo agora o mundo do comércio eletrônico te aconselho (de coração) a ler esse artigo inteiro para não cometer o mesmo erro dos que já tentaram gerenciar uma plataforma sozinhos e só tiveram prejuízos e muitos, muitos estresses.

Nesse artigo eu não vou te vender nenhuma plataforma e também não vou te ensinar como gerenciar ou configurar uma.

Esse artigo é uma alerta para te ajudar a entender o que você realmente vai precisar ter conhecimento ao escolher a plataforma que irá operar seu e-commerce, para que você perca menos tempo e principalmente menos dinheiro com uma escolha errada.

Este artigo é principalmente para você que NÃO TEM grandes conhecimentos em HTML, design, usabilidade, marketing, web analytics entre outras diversas funcionalidades e conhecimentos e quer muito criar uma loja virtual.

Por que tantos escolhem plataformas erradas

O que vejo com frequência por aí são empreendedores desesperados em contratar o mais rápido possível uma plataforma barata e que geralmente se deslumbra com a promessa de ter uma plataforma simples, com uma fácil usabilidade e gerenciamento.

Porém, na prática não é bem assim que funciona, pois na maioria das vezes o barato é o que sai mais caro, pois o empreendedor percebe que não consegue sequer sair do lugar por não ter conhecimentos específicos e necessários para operar uma loja virtual, e quando digo sozinhos é justamente porque a maioria dessas plataformas não prestam suporte algum pros seus clientes, deixando-os aprender sozinhos ou oferecendo a contratação de diversos serviços premium.

Infelizmente isso acontece porque não é nada fácil gerenciar um e-commerce sozinho, sem algum técnico especializado em CSS, HTML entre outras coisinhas “chatas” para botar uma loja virtual pra frente.

E é dessa forma que diversas plataformas lucram, pois se apropriam dessa dificuldade do cliente em não ter conhecimento.

Como saber qual a melhor plataforma de ecommerce

Infelizmente, não tenho como dizer qual plataforma é melhor pro seu e-commerce, pois cada negócio é diferente do outro, tendo suas particularidades e necessidades.

Se sua empresa é grande você precisará de uma plataforma mais completa e com mais funcionalidades, já se sua empresa é menor, você poderá escolher uma plataforma com menos recursos.

De qualquer forma, com muitos recursos ou não, para gerenciar uma plataforma por conta própria você poderá passar por grandes dificuldades, gastando muito tempo para aprender como fazer e depois para aprender como corrigir os possíveis erros.

Dificuldades em gerenciar uma plataforma de ecommerce por conta própria

Você terá que ter conhecimento em HTML

Dependendo da plataforma que você escolher, tenha em mente que, Lojas virtuais gratuitas não são tão personalizáveis e não têm muitas ferramentas de gerenciamento e operação.

Na maioria das vezes são com as plataformas gratuitas onde acorrem os grandes estresses dos empreendedores, pois por não conter as ferramentas necessárias para operar certas funções, acabam que deixando com o cliente umas das partes mais difíceis ao criar uma loja virtual, dominar a linguagem em código do HTML.

Essa é realmente uma questão muito importante que você deverá analisar ao escolher sua plataforma, pois se você é um empreendedor que não faz nem idéia de como funciona o html, escolha por plataformas que te ofereçam treinamentos e suporte absoluto em tudo que você for gerenciar no seu ecommerce.

Conhecimento em design e usabilidade

O design com certeza é um dos principais fatores de venda dentro do seu ecommerce, ele precisa ser desenvolvido totalmente planejado para seu público.

Geralmente as plataformas gratuitas e algumas pagas não possuem um design único para cada loja virtual, possuem diversos temas prontos, onde o cliente escolherá qual se adequa mais ao seu negócio.

Isso pode ser infelizmente um ponto negativo para sua loja virtual, pois ela irá possuir um design que outras dezenas de empresas já possuem.

Por isso a dica na hora de escolher uma plataforma, escolha a que tiver uma variedade maior de temas ou ainda melhor, uma que te entregue um design único, organizando assim todo o desenvolvimento do seu ecommerce com elementos que vão de fato despertar o desejo do teu público, fazendo seu ecommerce ser diferencial no mercado online.

Conhecimento em web analytics

Tudo que acontece dentro da sua loja virtual é de suma importância ser mensurado, para que assim você possa ter noção se seus esforços estão tendo bons resultados ou não.

Então primeiramente procure por uma plataforma que te forneça integração com alguma plataforma de web analytics para que assim você possa ter o acompanhamento de quantos acessos sua loja recebeu, de onde esses acessos vieram, quantas conversões, taxa de rejeição e outras informações importantíssimas para o sucesso do seu ecommerce.

O ideal é você encontrar uma plataforma que acompanhe junto com você o crescimento do seu e-commerce, todos os acertos e erros, pois assim, fica mais fácil tanto pra você aprender como mexer nessas ferramentas, quanto para te ajudar a transformar esses resultados em resultados ainda melhores.

Conhecimento em marketing digital

O marketing do seu e-commerce nada mais é do que, onde e como você irá divulgar seus produtos ou serviços.

É através do marketing digital que você vai conseguir entender quem é seu público, como fazer, onde fazer e o que é ideal para atingi-los.

Ou seja, é através do marketing digital que você conseguirá atrair clientes para seu ecommerce e assim com toda certeza ter boas vendas e bons lucros.

Por isso também seria essencial você procurar por uma plataforma que te forneça Consultoria em Marketing Digital, para te auxiliar e te da todo o norte necessário para que sua loja virtual venda muito.

O barato que sai caro

Para concluir, o melhor conselho que posso te dar é, pense muito bem e analise cada funcionalidade que a plataforma que você vai contratar está te oferecendo, pense exatamente nessas dicas que te passei e escolha por uma plataforma que te ofereça um real relacionamento, onde você possa ter contato, suporte, auxílio e treinamento.

Dessa forma você não vai criar uma loja virtual sozinho e sim com ajuda de técnicos e consultores que com certeza terão mais experiência que você e que vão estar a sua disposição, te fazendo perder menos tempo com erros desnecessários e agilizando qualquer processo para sua loja virtual vender o mais rápido possível.

Por isso, quando for escolher a plataforma para sua loja virtual, coloque em mente que na maioria das vezes o barato realmente sai muito mais caro do que você imaginava.