Personas: Tudo que você precisa saber para fazer a sua

21/02/2018 Kalina Teixeira
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definição de personas Bleez

Muitas empresas ainda vêem o Marketing digital como aquele marketing tradicional onde mensagens totalmente intrusivas são passadas para os clientes que ao invés de vender, fazem é afastar e aborrecê-los.

Isso é causado na maioria das vezes pela falta de conhecimento do seu público alvo.

Nesse mercado tão concorrido do universo digital, quanto mais você conhece dos seus clientes, mais chances você tem de ser diferencial, e é exatamente sobre esse conhecimento que se trata as personas.

Um bom Marketing digital é movido, pensado e calculado restritamente para atingir sua persona, por isso defini-la é uma fase completamente indispensável.

Sem dúvidas, a definição de personas é a base de tudo dentro do seu negócio. É uma das primeiras coisas a serem definidas dentro do seu negócio e, sinceramente, sem essa definição(bem feita), a sua empresa nunca irá pra frente.

Por isso, continua aqui comigo e aprende tudo sobre o principal passo para o sucesso da sua empresa.

O que é Persona e qual sua importância

A persona é um cliente fictício, cheio de características específicas que formam o seu cliente ideal.

Ela é definida através de dados reais, focando principalmente no comportamento e nas características que você conhece do seus clientes.

*Se você ainda não tem clientes, você precisará fazer uma boa pesquisa de mercado, onde você consiga enxergar quem são os clientes que costumam comprar o que você oferta e a partir daí entender todas as suas características.

>> Análise de mercado e concorrência: Como fazer para o meu Negócio <<

É a partir desse conhecimento, quando você conseguir criar um padrão de características que formam seu cliente ideal/potencial, que você conseguirá definir quais estratégias e conteúdos entregar para realmente atingi-los.

A maior importância da definição de personas é que você saberá exatamente como, onde e com quem se comunicar, diminuindo completamente as chances de você gastar dinheiro investindo em um público que não é específico e que provavelmente metade dele nem se importa com o que você cria.

Público Alvo x Persona

Muitos confundem Persona com Público alvo e vice versa, sendo que a diferença é bem significativa.

Enquanto o público alvo abrange um grande número de pessoas, com informações mais básicas como: “Mulheres, entre 20 e 40 anos, donas de casa, classe B”.

A persona irá bem mais além, com informações profundas, onde todos os detalhes devem ser definidos, como: O que gosta de fazer nas horas vagas, que redes acessa, o que gosta de ver, o que sente, o que ouve, o que deseja, entre outras diversas especificações que darão um suporte bem mais assertivo na hora de atingi-las.

Benefícios da Definição de Personas

A persona será o seu norte. Ela que irá guiar tudo o que for criado dentro de suas estratégias de Marketing e vendas, afinal é com ela que você irá se comunicar e se relacionar.

Pra te ajudar a entender ainda mais o quanto sua persona é fundamental na hora de definir suas estratégias, vou listar alguns dos principais pontos que ela te ajudará:

Relacionamento com seu cliente

Através da definição de personas o seu relacionamento com seu público será bem mais fácil. Partindo do ponto de que você já terá consciência de tudo que ela gosta de ver, ler, ouvir e fazer.

Ficará bem mais fácil, por exemplo, na hora de escrever um post no seu blog, ou alguma publicação nas redes sociais, onde você terá a certeza que atingirá a pessoa correta, que se interessa realmente pelo que você está entregando.

Quais conteúdos devem ser produzidos

A partir, por exemplo, das dores e desejos da sua persona, você poderá definir seus conteúdos.

Ou seja, resolva com seus conteúdos os problemas dessa persona, assim ela se tornará sua fã e com isso seus lucros só aumentarão.

Quais os principais canais para esses conteúdos

Com sua persona definida, uma das coisas que você terá em mãos é ONDE ela se encontra.

Ela é do tipo que interage mais no Facebook ou no Instagram? Ela gosta de assistir vídeos? Ela tem um perfil mais empresarial e adora navegar pelo LinkedIn? …

A partir daí você já saberá exatamente que redes sociais deve investir.

Mídia pagas

Sua persona é do tipo que pesquisa tudo no Google ou ela nem acessa? Sua persona olha o Facebook diariamente?

Através dessas respostas você conseguirá definir quais os melhores canais para fazer links patrocinados, te prevenindo de investir dinheiro em algo que não terá retorno.

Sem contar que nesses canais, quando você for criar seus anúncios é de extrema importância segmentar para as pessoas certas que realmente vão interagir com seu anúncio e você só poderá fazer uma boa segmentação se conhecer bastante sua persona.

Como criar uma Persona

Agora é a hora de você pôr a mão na massa.

Quando for começar a definir sua persona, separe um tempo para fazer isso, não faça nas pressas e nem de qualquer jeito.

Uma persona mal definida ou até mesmo o engano de uma persona errada, pode tornar suas estratégias de vendas totalmente irrelevantes.

Por isso, se dedique nesse momento, pense e repense o tanto de vezes que precisar, até ter a certeza de que essa é realmente sua persona, e de que esse cliente é realmente o maior potencial de compra do seu produto/serviço.

O ideal, é que você já tenha alguma base de clientes, entrevistar alguns e depois fazer o padrão. Se você ainda não tem clientes, essa fase será um pouco mais complicada, pois você terá que realmente refletir sobre qual seria a resposta de suas personas.

As principais perguntas que você deverá fazer para formar sua persona são:

Histórico

Nome, Idade, Escolaridade, Profissão, Estado civil.

Profissão

  • Cargo
  • Empresa (qual segmento dela e qual seu tamanho)
  • Atividades que faz
  • Como é a rotina no trabalho
  • Quais habilidades necessárias
  • Quais ferramentas usa no trabalho

Comportamento

  • Quais são seus hábitos?
  • Como é seu dia-a-dia?
  • Quais redes sociais acessa, com que frequência e em quais horários?
  • O que gosta de fazer?

Informações pessoais

  • Quais são suas metas e desejos?
  • O que ela sente vê e sente diante da vida (profissional e pessoal)
  • Quais são seus maiores desafios?
  • Quais são seus maiores medos?
  • O que lhe frustra?

Informação de conteúdo

  • O que gosta de aprender?
  • O que gostaria de aprender?
  • Qual assunto mais o interessa?
  • Que estilo de conteúdo mais gosta de consumir (artigo, post em redes sociais, vídeos, podcast, etc)
  • Quem é sua maior referência (alguém que você se espelhe)? (pessoas, sites, blogs…)

Informações de compra

  • Onde costuma comprar? (online ou físico)
  • Com que frequência compra online?
  • O que mais atrai na hora de efetuar uma compra?
  • O que não pode faltar na hora de efetuar uma compra?
  • Pesquisa muito antes de se decidir?

Criar o padrão

Depois que você conseguir obter todas essas informações sobre sua persona, é hora de analisar cada detalhe e juntar todas as características em comum entre seus clientes e assim formar o padrão.

Qual foi o problema mais citado? Qual foi o medo mais citado? Qual foi o desafio mais citado? e por ai vai, até chegar em 1 persona final.

Vale ressaltar que não existe um padrão único, você pode ter 1 persona ou mais, o que deve ser entendido é que, quanto mais personas você tiver, mais conteúdos e estratégias você terá que produzir para CADA uma delas.

Exemplo Persona

Definição de personas BleezDefinição de personas Bleez

Erros comuns na criação da Persona

Criar personas demais

Se você ainda tá no comecinho, criar muitas personas pode ser bastante complicado, principalmente na hora de alinhar suas estratégias. Sem contar que os custos também serão maiores, pois se você tiver muitas personas, você terá que investir para que cada uma delas venha até você.

É bem melhor você criar menos personas e trabalhar nelas de uma forma totalmente focada e completa, do que ter várias e possivelmente se perder.

Mesmo que o seu negócio possua muitos nichos, tente ter 1 persona foco, aquela que mais tem potencial para comprar de você.

Perder muito tempo com perguntas desnecessárias

Claro que quantos mais detalhes você souber sobre sua persona melhor. Porém saiba entender quais detalhes serão realmente relevantes para sua empresa.

Não perca tempo com características desnecessárias, pois isso poderá tirar seu foco do que é principal.

A persona representa características comuns dos seus clientes ideais, não apenas por uma pessoa, são aspectos profundos porém que agreguem de forma geral os seus verdadeiros compradores.

Não fazer a Jornada de compra

Junto com a importância de definir sua persona, vem também a definição de sua jornada de compra, que deve ser definida logo após sua persona.

O nome já diz tudo, a jornada de compra da sua persona é nada mais, nada menos, do que todo o caminho que ela vai percorrer até tomar a decisão de comprar de você.

A grande importância de definir a jornada de compra da sua persona é que se você estiver acompanhando todo esse processo e de alguma forma resolvendo algum problema da sua persona dentro dele, provavelmente você será a marca escolhida na qual ela gastará seu dinheiro.

Jornada de compra para o e-commerce: O que é? Como montar para o seu negócio?