Como convencer clientes com uma boa descrição de produtos no e-commerce

31/10/2017 Lahisla Vilar
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Se você quiser saber como fazer isso na prática e com detalhes, neste post nós te damos um exemplo de descrição de produto

Descrição de produto no e-commerce

A descrição de produtos em uma loja virtual é um dos itens essenciais para que o consumidor se sinta seguro para finalizar a compra ou não precise devolver o item adquirido. Já que não se pode manusear o produto, o e-commerce precisa passar todas as informações detalhadas sobre tamanho, cor, funções e demais características importantes através de imagens e textos.

Para evitar esses obstáculos às vendas no comércio eletrônico, aumentar o interesse do cliente no produto e ainda potencializar a encontrabilidade do site nos buscadores da Internet, as descrições de produtos devem ser esclarecedoras, chamativas e interessantes. Algumas dicas podem ajudar nessa tarefa, que parece simples, mas pode demandar bastante tempo e esforço do profissional que cadastra os produtos na loja virtual. São elas:

Fornecer detalhes na descrição dos produtos

Essa é a parte mais óbvia da descrição. Qualquer que seja o produto, é preciso descrever todas as características relevantes sobre ele, como tamanho (sempre em centímetros de altura, largura, comprimento e profundidade), peso (em gramas ou quilos),  textura, cores, durabilidade, resistência e qualquer outra característica que possa ser importante para o consumidor saber se está comprando exatamente o que ele precisa.

Caso o produto tenha muitas informações técnicas, a descrição pode ficar enfadonha e muito longa. Para evitar esse problema, mas ainda assim informar aos consumidores que desejem um maior detalhamento sobre o produto, a descrição pode ter um link que leve para o site do fabricante, onde haverá informações completas sobre o item.

Criatividade e Originalidade

No e-commerce não existe vendedor, por isso a sua descrição vai fazer esse papel dentro da loja virtual. Procure pensar em qual é o perfil e a personalidade da maioria do seu público, o que ele gostaria de ver na descrição e como você gostaria que a sua empresa fosse vista. Tente não só informar ao consumidor sobre o produto, mas também demonstrar por que comprar nesta loja e não na concorrente vai fazer diferença para ele.

Dar atenção especial aos eletrônicos

Os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos merecem atenção especial em suas descrições. Características como voltagem, tipo de tomada e compatibilidade, quando não conhecidas pelo consumidor, podem acabar por danificar o aparelho durante o uso. Nesses casos, não há devolução do produto, pois o problema foi causado por mau uso do aparelho. Esse tipo de situação pode gerar um mal estar entre o cliente e a loja virtual, prejudicando a imagem da empresa por não ter fornecido informações detalhadas antes da aquisição do produto.

Avisar sobre semelhanças com outros produtos

Esta dica é para aqueles produtos que são semelhantes a outros, mas com preços mais baixos, como réplicas. Muitas vezes o consumidor não presta atenção aos nomes de marcas e acabam comprando uma réplica achando que se trata do produto original. Deixe isso bem claro nas descrições dos produtos, uma vez que apenas pelas fotos e vídeo não é possível perceber essas diferenças com facilidade.

Seja sempre claro, informativo e transparente com o consumidor nas descrições, pois elas serão seus melhores vendedores.