Como convencer clientes com uma boa descrição de produtos no e-commerce
Se você quiser saber como fazer isso na prática e com detalhes, neste post nós te damos um exemplo de descrição de produto
—
A descrição de produtos em uma loja virtual é um dos itens essenciais para que o consumidor se sinta seguro para finalizar a compra ou não precise devolver o item adquirido.
Já que não se pode manusear o produto, o e-commerce precisa passar todas as informações detalhadas sobre tamanho, cor, funções e demais características importantes através de imagens e textos.
Para evitar esses obstáculos às vendas no comércio eletrônico, aumentar o interesse do cliente no produto e ainda potencializar a encontrabilidade do site nos buscadores da Internet, as descrições de produtos devem ser esclarecedoras, chamativas e interessantes.
Algumas dicas podem ajudar nessa tarefa, que parece simples, mas pode demandar bastante tempo e esforço do profissional que cadastra os produtos na loja virtual. São elas:
Fornecer detalhes na descrição de produtos
Essa é a parte mais óbvia da descrição. Qualquer que seja o produto, é preciso descrever todas as características relevantes sobre ele, como:
- Tamanho (sempre em centímetros de altura, largura, comprimento e profundidade);
- Peso (em gramas ou quilos);
- Textura e cores;
- Durabilidade e resistência;
- E qualquer outra característica que possa ser importante para o consumidor saber se está comprando exatamente o que ele precisa.
Caso o produto tenha muitas informações técnicas, a descrição pode ficar enfadonha e muito longa.
Para evitar esse problema, mas ainda assim informar aos consumidores que desejem um maior detalhamento sobre o produto, a descrição pode ter um link que leve para o site do fabricante, onde haverá informações completas sobre o item.
Criatividade e Originalidade
No e-commerce não existe vendedor, por isso a sua descrição vai fazer esse papel dentro da loja virtual.
Procure pensar em qual é o perfil e a personalidade da maioria do seu público, o que ele gostaria de ver na descrição e como você gostaria que a sua empresa fosse vista.
Tente não só informar ao consumidor sobre o produto, mas também demonstrar por que comprar nesta loja e não na concorrente vai fazer diferença para ele.
Dar atenção especial aos eletrônicos
Os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos merecem atenção especial em suas descrições.
Características como voltagem, tipo de tomada e compatibilidade, quando não conhecidas pelo consumidor, podem acabar por danificar o aparelho durante o uso.
Nesses casos, não há devolução do produto, pois o problema foi causado por mau uso do aparelho.
Esse tipo de situação pode gerar um mal estar entre o cliente e a loja virtual, prejudicando a imagem da empresa por não ter fornecido informações detalhadas antes da aquisição do produto.
Avisar sobre semelhanças com outros produtos
Esta dica é para aqueles produtos que são semelhantes a outros, mas com preços mais baixos, como réplicas.
Muitas vezes o consumidor não presta atenção aos nomes de marcas e acabam comprando uma réplica achando que se trata do produto original.
Deixe isso bem claro nas descrições dos produtos, uma vez que apenas pelas fotos e vídeo não é possível perceber essas diferenças com facilidade.
Seja sempre claro, informativo e transparente com o consumidor nas descrições, pois elas serão seus melhores vendedores.